quinta-feira, 25 de junho de 2015
Lego Poema ou Poesia em Blocos de Montar: Oficina de Criação Literária e o Multiletramento
O vídeo acima Lego Poesia: Oficina de Criação Literária e o Multiletramento trata-se de entrevista de 23/06/2015, dada ao programa FM Café, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), sobre o projeto LEGO POESIA: Oficina de Criação Literária e Multiletramento, desenvolvida por José Antonio Klaes Roig (editor do blog Educa Tube Brasil), em parceria com as professoras Marilene Nichele, da rede pública municipal, e Daniele Medeiros, da rede pública estadual da cidade do Rio Grande (RS), Brasil.
Como o nome indica, o referido projeto oficina de criação literária para alunos do ensino fundamental. Tal oficina consistia em utilizar peças coloridas de montar (tipo Lego) e livros de histórias infantis para despertar o interesse pela poesia nos alunos de 4º e 5º anos da.
Amparada na Aprendizagem Significativa e na Flexibilidade Cognitiva (conceitos do Construtivismo), a atividade foi dividida em três momentos:
1º) Sensibilização dos alunos, mostrando o ato de ler (e o de escrever) através do jogo de montar peças coloridas, em que cada letra junta a outra forma sílabas, que formam palavras, frases e versos, textos, contos e poemas.
2º) Cada aluno pegou, em uma caixa, três peças coloridas de tamanhos e cores diferentes para tentar montar algo (objeto, animal etc.). Muitos alunos formaram figuras semelhantes, mas, para o imaginário de cada um, era uma escada, um telefone, um trem. Foi comentado sobre a questão do imaginar coisas e inventar personagens e causos, que não deixam de ser formas de montar e contar histórias.
3º) Cada aluno escolheu um livro infantil, alguns com texto apenas, outros com imagens. Solicitei que fechassem os olhos e abrissem o livro em qualquer página e, ao abrir novamente, que os olhos escolhessem uma palavra ou imagem. A seguir, no quadro da sala de aula, munidos apenas de giz, os alunos escreveram todas as palavras escolhidas. Por fim, com um grupo maior de palavras, foi feita uma pequena história e um poema.
No ano seguinte, surgiu na escola o projeto derivado “Conhecendo, construindo e encantando com poemas e poesias", organizado pela professora parceira, que expôs o resultado a pais, alunos e professores da escola através de atividade denominada "Varal da Poesia". Houve apoio de uma panificadora da cidade para estampar no papel de embrulho de pães os trabalhos poéticos (poema e poesias) dos alunos.
Abaixo, link para vídeo sobre o projeto derivado do Lego Poema ou Poesia em Blocos, desenvolvido pela professora Marilene Silva com seus alunos:
Projeto "Conhecendo, construindo e encantando com poemas e poesias" (arte, cultura, educação e sociedade)
A segui, link para texto produzido por José Roig, a convite do portal Rioeduca.net: maior rede de educação municipal da América Latina, pertencente à SME - Secretaria Municipal de Educação, do Rio de Janeiro, RJ, Brasil, onde consta breve relato sobre o Lego Poesia, com algumas imanegs sobre o mesmo:
Lego Poesia: Oficina de Criação Literária e o Multiletramento
Muito legal!!! Parabéns!!!
ResponderExcluirObrigado!
Excluir