quarta-feira, 17 de junho de 2015
Natureza Brincante e o Território do Brincar: Um encontro com a criança brasileira
O vídeo acima Natureza brincante, integrante do projeto Território do Brincar, que é iniciativa de mapear brincadeiras de criança que ocorrem pelo país, e que encontrei no You Tube e que conta com apoio do Instituto Alana.
Como direção de David Reeks e Renata Meireles, trata-se de um curta-metragem mostrando diversas brincadeiras de meninos do Lajedo e Peroba, no Ceará, Brasil, atravéz do trabalho de pesquisa de Gandhy Piorski, que segundo apresentação do vídeo: "tinha feito com eles ao longo de meses, [e] já estavam bem acostumados de mostrar as maravilhas que sabiam fazer".
Conforme narração, ótimo material para discutir a "relação entre o corpo da criança e o corpo da natureza", e mais que isso, entre o próprio ato de brincar e de educar, que requer justamente esse olhar de pesquisa, de observação, de percepção de possibilidades de todos aprenderem uns com os outros.
Registrar brincadeiras que existiam antes do ingresso dos jogos eletrônicos, do computador e da internet na vida das crianças é algo que se consegue obter ainda em áreas rurais, nem tanto nas urbanas, ams mesmo assim, é possível reeducar o olhar das crianças para outras possibilidades de brincadeiras, sem a necessidade de estar conectado a fios ou sem fios, mas à natureza, ao meio ambiente, ao entorno de sua casa, escola e comunidade.
Mapear e divulgar essas brincadeiras é algo inestimável para a cultura, a arte, a educação e a própria sociedade e conta com apoio do Educa Tube Brasil.
A partir de vídeos e inciativas como estas, professores de artes, história, geografia etc podem trabalhar em oficinas inter e multidisciplinares, com temas transversais como tecnologia e meio ambiente, entre outros.
Algumas falas são emblemáticas como: "As crianças têm a capacidade de falar organicamente, do fundo da alma e do coração deles"; que o "a brincadeira é o modo de experimentação primeira nossa, de se apropriar e desmontar o mundo" e que "o peso da matéria precisa ser real, pois a imaginação reconhece o percurso, se a matéria é falsa, a imaginação desconfia do percurso e não cria elos"; que "os adultos sentem-se ameaçados diante das crianças, que são incomodas, as crianças atrapalham a nossa qualidade um pouco prosaica de querer ficar cômodo num lugar"; então, estabelecer essa conexão sem fio com a alma e coração dos alunos e filhos é essencial ao educador do século XXI, seja ele pai e/ou professor; pois com base nesse conhecimento de mundo e imaginário infanto-juvenil é possível estabecelecer também estratégias de interação e de educação. Afinal, viver e educar, pensa o Educa Tube Brasil, é desacomodar-se e desacomodar o outro...
De fato: a brincadeira da autonomia à criança para se inserir no mundo.
Abaixo, Vídeo de estreia do Projeto Território do Brincar: UM encontro com a criança brasileira:
A seguir, link para o canal de vídeos do Território do Brincar:
TERRITÓRIO DO BRINCAR - CANAL DE VÍDEO DO YOU TUBE
Maravilhoso!
ResponderExcluirÉ uma iniciativa fantástica mesmo!
Excluir