quinta-feira, 30 de julho de 2015
Como um Jedi usaria uma GoPro? E como um educador deve usar seu smartphone?
O vídeo acima Jedi With a GoPro (Jedi com uma GoPro), alusão ao mestre Jedi, da franquia Star Wars (Guerra nas Estrelas), de como usaria uma câmera GoPro para enfrentar os "stormtroopers" de Darth Vader, no deserto, além de veículos como TIE fighter e AT-AT.
GoPro é câmera especialmente projetada desportistas e atletas praticarem esportes radicais (paraquedismo, ciclismo, asa delta, surf, skate, rapel etc) e conseguirem cenas espetaculares.
Um criativo, divertido e original curta-metragem que parece até com um videogame e pela locação que simula as do filme de George Lucas,além de ótimos efeitos visuais e tudo mais, que nada deixam a desejar ao original.
Conforme o portal B9: o "vlogger americano Bill Parker, (...) criou um vídeo da perspectiva de um mestre do lado bom da força" e demonstra como as "câmeras seriam úteis no universo de Star Wars".
As cãmeras, sejam GoPro, de telefones celulares ou smartphones, tablets, notebooks ou câmeras digitais podem ser úteis no universo da educação também, se o mestre (Jedi ou não) da sala de aula quiser utilizá-las em um contexto de interação com o aluno, e de documentação de sua prátioa escolar, seja fotografando, filmando, ou criando pequenos vídeos, evidentemente, sem tanta sofisticação. Embora, delegada ao aluno a descoberta de aplicativos de edição de áudio e vídeo, o professor poderá se surpreender com o resultado que obterá de seus discípulos. ;-)
Pensando o cinema, a educação, a tecnologia e a sociedade, todo professor, de certa forma é um mestre, no sentido de ensinar, mesmo que nem todos sejam Jedis, no sentido cinematográfico, nem tenham um sabre de luz. Entretanto, o cinema, os jogos, a literatura e outras expressões de arte podem ser grandes aliadas no fazer pedagógico do professor, independente da matéria e conteúdo que deseje dar. Seja assistindo, adaptando, simulando estes universos dos games, cinema, literatura etc.
O mestre, na educação, pode pensar certas locações no entorno da escola para tratar de algum conteúdo relativo a sua disciplina (matemática, portuguêsm inglês, biologia, física, educação física, geografia, história etc), fazeendo até pequenos vídeos, com seus alunos, e quem sabe até pensar num curta-metragem para o acervo digital de sua matéria e da própria escola, disponilizando depois em um blog ou nas redes sociais.
O smartphone, como o tablet, a internet, o datashow, o livro didático ou qualquer recurso, podem ser o sabre de luz deste professor (Jedi), iluminando aspectos de um tema, transformando a informação em conhecimento.
Abaixo, vídeo do making off do referido curta-metragem:
Por fim, mais dois curtas interessantes que encontrei nos vídeos correlatos no You Tube. Primeiro, uma paródia do filme Interestellar, na versão impagável Dinnerestellar, para ver as possibilidades de criatividade em curta-metragem:
E a seguir o curioso e criativo Mineswept, curta que simula aquele jogo antigo para computadores, chamado Campo Minado, e que demonstra que podemos adaptar essa realidade do videogame, da literatura, do cinema etc para um contexto também escolar, pois com o jogo campo minado, por exemplo, pode-se falar de probabilidades, proporção e outros conteúdos educacionais:
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