domingo, 3 de janeiro de 2016
Um drone, uma GoPro e muita criatividade na edição de efeitos visuais
O vídeo acima Superman With a GoPro (Super-Homem com uma GoPro), descobri em vídeos correlatos do You Tube, enquanto assistia a um outro vídeo e é um exemplo de como a criatividade e o imaginário são e serão cada vez mais utilizados através do uso da tecnologia (câmera GoPro, drone, efeitos digitais de edição de vídeo, roteiro etc), e que a educação e os educadores precisam se apropriar e estabelecer parceria com seu alunado. Afinal, se formos ver os autores desse tipo de criação audiovisual é em sua esmagadora maioria composta de jovens que dominam como ninguém os recursos tecnológicos.
Imaginem então professores de geografia, história, artes, educação física, física etc estabelecendo essas trocas entre o conteúdo programático de sua formação acadêmica e a possibilidade de adaptação do mesmo a pequenos curtas-metragens, animações, clipes e vídeos diversos, tendo como seu parceiro o aluno ou aquele que é criativo e estabelece com sua educador essa saudável parceria criativa.
Tudo é linguagem e notório que a linguagem audiovisual é a que mais é vista, ouvida e utilizada pelas crianças e jovens.
No vídeo em questão foram captadas imagens com um drone, poderia ser com uma Câmera digital, um fone celular ou um smartphone numa bicicleta, numa moto, num carro, num barco, num skate, patinete, não importa qual veículos usado. Pode ser até caminhando, correndo etc. Depois estas imagens do drone recebem a edição de alguém colocando seus braços com a fantasia do Superman, em sincronia e sintonia com as imagens anteriores. Une-se a isso mais alguns efeitos de computação gráfica como um prédio supostamente em chamas e a criatividade é o limite. Um bom roteiro unindo teoria à prática - conteúdo de uma disciplina com efeitos visuais e pronto! Um processo que acaba envolvendo toda a turma, da pré-produção, à captação de imagens, sua posterior edição, publicação e divulgação.
Existem diversos aplicativos para edição de vídeos, disponíveis de forma gratuita. E neste caso, o céu não é mais o limite, mas a criatividade, sim.
Mais importante que a tecnologia em si, é a metodologia de sua utilização. Se for apenas uma forma de substituir o antigo pelo novo, não é inovação.
Mais importante que a tecnologia em si, será sempre a metodologia, e graças a ela é que creio que os bons professores jamais serão substituídos por máquinas. Mas justamente poderão ressignificá-las, como já foi feito anteriormente pelos blogs, que de diários virtuais de adolescentes, passaram a ser vistos como canais de comunicação entre educadores, educadores e seus alunos, educadores e a comunidade escolar, como uma verdadeira rede social digital, e apropriados por jornalistas, celebridades etc.
Neste mesmo clima de tecnologia e criatividade, indico a seguir outro vídeo interessante, chamado Jedi GoPro 2, obviamente continuação de outro vídeo já divulgado neste blog, que simula um ambiente de videogame e cinema, com ótimos efeitos visuais do universo Star Wars:
E mais abaixo, outra personagem do universo das Histórias em Quadrinho e do cinema, Spiderman GoPro HERO (Parkour), em que o famoso personagem Homem-Aranha faz Le Parkour, escalando prédios da vizinhança de seu editor:
Prezado José Antonio, parabéns pela ideia do Blog. Eu me chamo Luiz Andrade e venho, há algum tempo, produzindo e socializando filmes educativos. Vendo o seu Blog, eu pensei que poderíamos partilhar experiências educativas e até mesmo as minhas modestas produções cinematográficas, de cunho educativo. Um abraço fraterno, Luiz Andrade. Segue os links dos filmes da série educativa "Quem foi que disse? 1- https://vimeo.com/28168576 - Quem foi que disse: sobre a vida e o viver; problematiza o conceito biológico de vida.
ResponderExcluir2- https://vimeo.com/28032795 - Quem foi que disse: sobre a origem da vida; Aborda a origem da vida 3- https://vimeo.com/104961599 - Quem foi que disse: sobre Mendel e a produção do conhecimento; aborda a vida e a obra de Gregor Mendel.
4 - https://vimeo.com/146372135 - Quem foi que disse: sobre a causa sagrada de Darwin. Aborda a passagem de Darwin pelo Brasil e o encontro do grande naturalista com o que veio a ser a causa sagrada: a escravidão.
Caro Luiz, verei em breve o material para futura postagem. Grato pela visita, comentário e sugestões de material educacional. Um abraço, Zé Roig
ExcluirCaro Luiz, verei em breve o material para futura postagem. Grato pela visita, comentário e sugestões de material educacional. Um abraço, Zé Roig
ResponderExcluir