quarta-feira, 17 de agosto de 2016
Visão 360° do alto do Cristo Redentor, no Rio não tem preço, só apreço (e a visão panorâmica do educador)
O vídeo acima Visão 360º do alto do Cristo Redentor, no Rio, descobri nos vídeos correlatos do You Tube, quando ouvia uma canção, e trata-se de propaganda comercial, que destaca coisas que não tem preço, e que complemento: só têm apreço!
Uma câmera que capta em 360º imagens do alto da cabeça do monumento ao Cristo Redentor, na Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro (RJ), Brasil nos permite interagir (no canto superior esquerdo da tela), pra cima e pra baixo, e pros lados, vendo essas imagens captadas em time-lapse. Impressionante ver à direita da tela a sombra e silhueta do Corcovado ao entardecer, as luzes da cidade se acendendo, e toda a grandeza e beleza únicas da cidade, de um de seus pontos mais altos.
Uma visão panorâmica que o educador do século XXI, usando câmera que grave em 360º, em time-lapse, ou apenas munido de sua bagagem sentimental, sua experiência de vida e sua criatividade podem se valer com o alunado, sem generalizações nem reducionismos, abordando o todo e a parte, e jamais o todo pela parte (generalização) ou a parte pelo todo (reducionismo).
Em 2011, visitei pela primeira vez a Cidade Maravilhosa, e, entre todos os passeios em paisagens de cartões postais, um dos mais belos foi o que fiz com a família, a bordo de um helicóptero, quando circunavegamos o monumento do Cristo Redentor, e que, para minha sorte, olhei para a imagem e não apenas para a tela da câmera digital, enquanto pensava estar gravando um vídeo, o que nãos e confirmou. As imagens ficaram gravadas apenas na minha memória, mas são deslumbrantes e inesquecíveis.
E dias depois saltei de asa delta da Pedra Bonita, em São Conrado, RJ e outra experiência fabulosa, de me sentir literalmente voando (vídeo abaixo), e da visão panorâmica e toda a geografia de um dos lugares mais mágicos do mundo, quando realizei o sonho de voar de meu pai (AQUI melhor descrito).
Evidentemente que o educador criativo não precisa voar de helicóptero nem saltar de asa delta pata ter a VISÃO PANORÂMICA. Basta ser autêntico a seu fazer pedagógico, dominar seu conteúdo e estabelecer um diálogo com seu alunado, em atividade que os desacomodem, saiam também da zona de conforto, seja levando-os para a sala de informática, para a biblioteca escolar ou uma saída de campo pelo entorno da escola. Mas para isso é preciso que a atividade e/ou projeto tenha duplo significado, para o educador e seu alunado e que leve em conta a realidade local daquela comunidade, que permita a autenticidade. Que esteja inserido dentro da proposta pedagógica da escola e do professor, que leve em conta metodologias e tecnologias necessárias à ocasião. E que documente tudo desta expedição, seja com câmera fotográfica, filmadora, fone celular ou apenas bloco de notas de papel, e que depois promova a reunião de tudo isso e uma reflexão com a turma sobre tais situações. E por fim, divulguem á comunidade escolar, seja em blog, perfil de rede social, ou em alguma reunião com os pais.
Educação 360º não é somente aquela que sai da sala de aula e dá uma volta completa em torno da escola, mas a que reavalia suas práticas, que as divulga, reflete e debate sobre isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário