segunda-feira, 27 de março de 2017
Comunicação mutante: Lévy repensando educação e meios de comunicação em um contexto social e cultural
O vídeo acima Entrevista com o filósofo e professor francês Pierre Lévy, encontrei no Twitter de Christiane Angelotti, editora de livros de Literatura Infantojuvenil, de Educação em São Paulo (SP) Brasil e Publisher no site educativo Para Educar.
Trata-se de entrevista para o Jornal Futura (Canal Futura) com aquele que "foi um dos primeiros teóricos a analisar as interações entre internet e sociedade e defende que a educação do século 21 deve formar cidadãos que saibam utilizar criticamente as informações disponíveis na rede e a utilizem pelo bem coletivo".
Lévy fala de como a educação pode utilizar as novas ferramentas da comunicação na formação do indivíduo do século XXI, de como as pessoas precisam aprender a classificar os dados e como compartilhá-los. Também comenta a capacidade de utilizar todas as ferramentas, de redes sociais à memória na nuvem além de compreender o contexto social e o cultural em que está inserido.
Outra fala interessante de Lévy é sobre a mutação da comunicação (vide abaixo) por conta das transformações tecnológicas como a informática, o computador e estes interligados entre si, pois esta conexão promoveu um novo meio de comunicação entre as pessoas mundo afora.
Para o filósofo e professor, a Internet contém atualmente a memória da Humanidade, e de fato, se pensarmos os buscadores de conteúdos (Google, Bing etc) e os canais de vídeo (You Tube, Vimeo, Facebook etc), contém não apenas vídeos, textos, imagens, canções, filmes etc de acervos particulares mas um acervo digital coletivo em constante expansão; seja acervo de material do passado (museu digital) como do produzido no tempo presente. Algo que podemos tratar, conceitualmente como uma grande máquina do tempo, pois é possível encontrar quase tudo no ciberespaço, dependendo da pesquisa...
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