domingo, 24 de dezembro de 2017
Bloco de notas: notando e anotando as pessoas ao redor
O vídeo acima Post-it, descobri por acaso no YouTube e me encantei com o lirismo deste curta-metragem que fala de coisas tocantes. Uma moça solitária sentada em um banco de praça percebe a chegada de um rapaz e sua misteriosa caixa. Da conversa estimulada por ela, sabe-se um pouco do jovem e do conteúdo da tal caixa, com pertences do trabalho de sua mãe, dentre elas o post-it, que é o prosaico e eficiente bloco de notas com folhas adesivas que serve para autocolar lembretes em livros e outros locais.
Com a chegada de um terceiro personagem que se senta entre o casal o bloco de notas passa a ter papel fundamental, aproximando os três e fazendo que a moça e rapaz possam dialogar por meio de pequenos recados, em palavras-chave, que definem um ao outro. Daí em diante Claire e Elroy saem pelas ruas distribuindo as folhas amarelas adesivas colando nas pessoas, escrevendo antes uma pequena característica de cada um. Notando e anotando as pessoas, Claire fez Elroy mudar seu jeito de ver o mundo e encarar a vida, sendo por ele marcada ao final do vídeo com a palavra "Nosey" (intrometida). Muitas vezes pessoas se intrometem em nossa vida para mudar nossa forma de interagir com o entorno e conosco.
Uma brincadeira divertida e uma mensagem de solidariedade. De comunicação em pequenos textos quase telegráficos. Uma ideia que pode ser reproduzida em projetos em sala de aula, numa dinâmica de grupo, em alguma atividade que envolva o autoconhecimento, em um "chá de bebê", em um encontro de final de ano, tipo amigo secreto etc. Em que possamos com pequenas anotações ir qualificando alguém ou propondo um desafio de escrita coletiva, de poemas, contos, crônicas a partir da escolha de certas "palavras mágicas" que poderão ser coladas em quadros, paredes, cadernos etc.
Fica aqui registrada a ideia (e minha autoria) neste projeto literário que poderá ser feito em parceria com outros educadores e seus alunos.
Pra quem quiser conhecer um pouco da origem do post-it, recomendo clicar AQUI.
Observação: As legendas e sua tradução podem ser ativadas na barra inferior da janela do vídeo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário