quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018
Rima & Poesia: O Navio Negreiro, de Castro Alves, e a releitura do rapper Slim Rimografia junto ao grafite do Grupo Opni
O vídeo acima O Navio Negreiro é uma criativa releitura do poema de Castro Alves, feito pelo rapper Slim Rimografia e os grafites do Grupo Opni, unindo música, literatura, história e sociedade.
O RAP, ou Rhyme and Poetry (rima e poesia) busca justamente estas relações entre música e literatura, e transporto para o século XXI uma temática do século XIX, é uma ótima oportunidade para tratar de texto e contexto, história e memória, arte e cultura, cinema, educação e sociedade.
Abaixo, um pouco mais sobre este vídeo de Slim Rimografia:
Rap, conforme a Wikipedia: é um discursos rítmico, um "gênero de música popular, urbana, que consiste numa declamação rápida e ritmada de um texto, com alturas aproximadas".
Castro Alves foi um grande poeta brasileiro e um grande crítico da escravatura e um defensor da abolição da escravidão no Brasil, fazendo de sua arte um veículo de difusão de suas ideias. Diferente de Gonçalves Dias que, em sua poesia, escolheu o Índio como herói, Alves elegeu o negro, o escravo para discutir, criticar e refletir sobre a condição humana, os maus tratos, a injustiça social, em pleno Romantismo.
Abaixo, segue outro vídeo editado, a partir do mesmo poema O Navio Negreiro, com legendas dos versos e declamação do ator Paulo Autran; O vídeo em questão conta com imagens de filmes como Amistad, de Spielberg e outros vídeos como pano de fundo ilustrativo para a poesia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário