sexta-feira, 20 de abril de 2018
“Criança e Natureza - Brincando com a Natureza na Cidade” (curta-metragem educativo)
O vídeo acima “Criança e Natureza - Brincando com a Natureza na Cidade”, descobri via Twitter de Christiane Angelotti, de São Paulo (SP), Brasil, que é editora do site educativo Para Educar e editora de livros de Literatura Infantojuvenil, Educação e Comunicação.
O curta-metragem é produzido pela Maria Farinha Filmes, que conta com a participação de Estela Renner, Luana Lobo e Marcos Nisti, contando com a direção de David Reeks e o roteiro de David Reeks, Maria Isabel A. Barros e Laís Fleury.
O vídeo retrata o dia de pais e filhos em contato com a natureza, em expedições aos Planetas Infância e Imaginação, em locais bem próximos da residência de cada um. Afinal, infância e imaginação são dois planetas que orbitam um em torno do outro... :-)
Como o editor do Educa Tube Brasil sempre destaca: é a simplicidade que permite a continuidade, seja de projeto escolar, de trabalho ou de vida. E pequenas expedições ao entorno da residência por pais com filhos ou no entorno da escola por professores com seus alunos permitem incríveis descobertas que estão por ali diariamente e poucos percebem, como detalhes de placas a arquitetura da região, as figuras humanas, a paisagem e muito mais... Levar crianças e jovens para passeios junto à natureza, dentro de uma proposta educacional, integrada ás disciplinas e conteúdos curriculares, de visitação a museus, bibliotecas, parques etc, são formas de transformar a Educação em 3D (três dimensões): teoria, prática e reflexão. Práticas pedagógicas que promovem aprendizagem, descobertas, conhecimento mútuo. E não esqueçam de documentar essas viagens, nada imaginárias, com fotos, vídeos, relatos escritos pelos alunos que podem, no futuro, se tornar um rico material para a edição de um curta-metragem como este, um documentário mais amplo, uma mostra de vídeos escolares etc.
Como destaca o vídeo: "Não é preciso viajar para longe", basta dar asas à imaginação. Mas para isso, a educação do século XXI não precisa ficar restrita as abstrações dentro de uma sala de aula. Deve levar a imaginação do aluno para outros espaços de aprendizagem e ensino: parques, bibliotecas públicas, museus, praças, livrarias, exposições etc.
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