segunda-feira, 7 de maio de 2018
Curso de reciclagem para jornalistas (Humor digital do Sensacionalista)
O vídeo acima Reciclagem para jornalistas, descobri na rede social e é uma produção de humor do portal Sensacionalista que ultimamente tem sido plagiado e até superado pela triste realidade...
Um vídeo que embora seja peça humorística, serve para refletir sobre questões sérias como ética, cidadania, criticidade, crítica autocrítica etc.
O termo sensacionalismo refere-se ao "efeito de assuntos sensacionais, capazes de causar impacto, de chocar a opinião pública, sem que haja qualquer preocupação com a veracidade". Remete àqueles jornais e revistas que exageram na polêmica, produzindo notícias que visam a publicação de temas controversos, muitas vezes sem a devida checagem de fatos, fontes, com base da boataria...
O sensacionalismo promove a desinformação e a manipulação da chamada opinião pública.
Um bom material para discutir inclusive a produção textual diante de cada vez mais títulos de manchetes que não condizem com o corpo do texto, justamente por este título ás vezes abusar do sensacionalismo, do exagero.
O humor, o deboche, a ironia, a paródia ainda são formas criativas de incentivar a criticidade, que bem o faz o portal Sensacionalista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário