domingo, 23 de setembro de 2018
O que ler para se tornar escritor, por Rodrigo Gurgel (leitura e produção textual)
O vídeo acima O que ler para se tornar escritor, descobri nos vídeos correlatos do YouTube e é um interessante material para refletir sobre leitura e escrita no ambiente escolar, pois as indicações que Rodrigo Gurgel disponibiliza são precisas e relevantes, como ler, antes de tudo, os bons escritores, ler os clássicos, para ficar no que ele denomina de "olho do furacão", pois a literatura clássica e os grandes escritores são mais que tudo bons provocadores de ideias. Gurgel diz ainda: "(...) leiam pra aprender e não apenas pra passar o tempo".
A parte em que explica "Para que servem as gramáticas e os tratados de versificação?", é extremamente didática e um pequeno manual para valorizar a leitura como ponte para a boa escrita.
Por fim, Gurgel fecha com chave de ouro esteve pequeno vídeo, mas de grande importância, ao citar o escritor Saul Bellow:"O grande romance é um espécie de abrigo temporário, é uma choupana onde o espírito busca proteção". De fato a grande narrativa - e não apenas a narrativa de longa extensão - é aquela que nos serve de abrigo de proteção, estimula a reflexão sobre o particular e o universal, o mundano e o atemporal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário