sexta-feira, 31 de maio de 2019
"Não mudei o meu sonho, mudei o mundo": #ABonecaQueNuncaPedi (Esporte, Educação, Publicidade e Sociedade)
O vídeo acima Foram muitas bonecas até que viesse uma bola e inúmeros motivos pra desistir, trata-se de incrível publicidade de marca de material esportivo, a partir de depoimento da jogadora de futebol Andressa Alves, da seleção feminina brasileira e é um ótimo material para refletir sobre esporte, educação e sociedade.
"Boneca das grandes, redonda e resistente e careca", assim descreve Andressa de seu sonho de criança de jogar futebol.
Sonhos que todos têm e devem ser respeitados. Entretanto, vivemos num tempo que meninas usavam rosa e menino azul, que meninas brincavam com bonecas e meninos com bola de futebol. Mas o mundo mudou apesar de certas figuras estranhas pregarem certas normas, como se fossem dogmas a serem executadas em rituais e serem cumpridas de forma visceral.
O mundo mudou e nós precisamos mudar, disse Barack Obama, quando tomou posse pela primeira vez. Porém, alguns querem que os demais vivam à imagem e semelhança de suas convicções.
O vídeo da empresa de material esportivo mostra de forma didática como é importante que cada um siga seus sonhos, que eles podem ser possíveis com dedicação esforço e uma dose de talento natural, pois assim é a vida real, quando desassociada de rígidos padrões morais que não se sustentam no mundo real.
O mundo se transformou e essa mentalidade de impor ao outro suas verdades não vigora mais. Cada um é tripulante de seu destino e não mero passageiro de vontades de terceiros e quartos zagueiros.
Andressa nunca pediu uma boneca, mas queria uma bola e o seu mundo se tornou literalmente uma bola. "Nada contra as bonecas mas é que eu preferia as bolas" e assim encerra o vídeo magistral de apenas 30 segundos, mas que serve para profundas reflexões e debates sobre a condição humana, sobre o respeito a diversidade, sobre a superação da adversidade pelo esporte e pela educação, etc.
Quantas pessoas mundo afora têm tolhidos seus sonhos por conta de desejos de terceiros! Mas quantos conseguem driblar essas adversidades e impor sua diversidade como fez Andressa: uma vencedora!
Vencer no jogo da vida é a maior façanha! E por incrível que pareça e a metáfora que se estabeleça entre a cabeça de uma boneca e uma bola, essa publicidade permite trabalhar de forma poética algo tão complexo como o dar vida aos seus sonhos! br /> Parabéns à Andressa e a quem "bolou" essa propaganda, unindo memória, publicidade e sociedade.
Que interessante e pertinente . Excelente material para trabalhar com crianças e adolescentes. Que vença o esporte, liberdade e a felicidade.
ResponderExcluirSim, também gostei demais da abordagem, usando dados biográficos, promovem a identidade! Uma bela publicidade. Uma linda mensagem.
Excluir