quinta-feira, 18 de julho de 2019
Entrelaços: "a ordem dos fatores não altera o produto" (breve reflexão sobre metodologia e didática no ambiente escolar)
O vídeo acima, descobri por acaso no Facebook, e inicialmente achei apenas interessante a forma de entrelaçamento de cadarços nos tênis, mas depois da sucessão de diversas possibilidades de entrelaços, passei a refletir como o educar é muito parecido com isso, quando a metodologia e a didática promovem a aprendizagem e o ensino.
Vejam só, como naquela máxima matemática e mágica, de que "a ordem dos fatores não altera o produto, pensei o quanto podemos fazer a mesma coisa - dar o mesmo conteúdo - de forma diferenciada, dependendo de fatores como série, ano, idade, localidade, cultura e muito mais.
O método é composto do tênis, dos cadarços e do usuário que o entrelaçará, como num enunciado. Já o entrelaçar é a enunciação, a própria didática. A forma como isso fará, que pode ser convencional ou inovadora, poderá ser burocrática ou criativa; poderá ser individual ou coletiva; cooperativa (todos no mesmo nível de conhecimento) ou colaborativa (necessitando de um mediador).
A ordem dos fatores metodológicos pode não alterar o produto: ensino, mas que a didática e o entrelaçar de conteúdos de forma criativa, inovadora divertida e inspiradora podem ser relevantes, significativas e surpreendentes para todos, isso é um fato a ser pensado e debatido em formações de professores.
Eis minha breve contribuição para uma ampla reflexão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário