domingo, 8 de setembro de 2019
Quadrinhos nas Aulas de História: encaminhamentos didático-pedagógicos para abordagem do contexto histórico
O vídeo acima Quadrinhos nas aulas de História, descobri no Linkedin de Norton Frehse Nicolazzi Junior, que é Coordenador da Assessoria de História, Filosofia e Sociologia na Editora Positivo e traz no referido audiovisual o tema: A Segunda Guerra Mundial em quadrinhos.
O projeto "Quadrinhos nas aulas de História", segundo apresentação do mesmo no YouTube, traz "sugestões de encaminhamentos didático-pedagógicos para a abordagem do contexto histórico da Segunda Guerra Mundial, utilizando como fonte de trabalho quadrinhos diversos e destacando as potencialidades que o referido tipo de linguagem oferece para favorecer o processo de aprendizado histórico".
É inegável que os Quadrinhos ou HQs são uma forma de aprendizagem, antes mesmo das crianças adentrar à escola, se alfabetizando primeiro por imagens como dizia Paulo Freire, noutro contexto: "A leitura de mundo antecede a leitura da palavra" em A Pedagogia da Autonomia.
Desse jeito, trabalhar com múltiplas linguagens na sala de aula sejam Quadrinhos, álbuns de figurinhas, animes etc, são formas de trazer a realidade social e cultural do aluno para o ambiente escolar. Promover um diálogo entre a bagagem cultural que o professor possui frente ao que o aluno carrega, aliando outras formas de linguagem como jogos, vídeos, músicas etc.
De certa forma, o planejamento, a metodologia e a didática de um professor não deixa de ser uma História, em quadrinhos. Cada aula é planejada dentro de seu tempo e espaço, dos recursos que serão utilizados, da busca dos objetivos, trabalhando as competências e habilidades do alunado. Quadro a quadro, dia a dia, passam-se meses trimestres, anos. Quadro a quadro, giz a giz, datashow e computador, assim são os elementos que permitem aproximar o conteúdo de uma disciplina ao universo da criança e do jovem.
Múltiplas linguagens e abordagens pois além de mostrar quadrinhos sobre história, literatura e outras áreas, é possível pensar numa oficina de HQ para que alunos transformem sua aprendizagem também em recursos gráfico de reflexão e ensino para outros alunos, criando assim um banco de dados com diversas histórias em quadrinhos de cada turma, quue poderão ser feitas através de aplicativos como o Hagáquê (link a seguir), desenvolvido pela UNICAMP. O Hagáquê, conforme descreve o Colégio Dom Pedro II, do Rio de Janeiro (RJ), Brasil: "é um software educativo de apoio à alfabetização e ao domínio da linguagem escrita. Trata-se de um editor de histórias em banda desenhada (BD) com um banco de imagens com os diversos componentes para a construção de uma BD (cenário, personagens, etc) e vários recursos de edição destas imagens".
HAGÁQUÊ - NIED - UNICAMP (Download direto)
O Hagáquê, imagem acima, é uma versão infantil para a construção de histórias em quadrinhos, mas há na interface gráfica um recurso, identificado pelo ícone de um carrinho vermelho, que possibilita que se insira imagens diversas inclusive de telefones celulares, podendo o aluno fotografar o entorno da escola a si mesmo etc e tornar-se personagem das próprias HQs, junto com os demais colegas de aula e de escola. Uma saída de estudos poderá ser um riquíssimo momento para coletar imagens que sirvam de cenário (pano de fundo), por exemplo. Enfim, a criatividade que será o limite para o software.
Além de softwares específicos é possível também, de forma criativa e simples, utilizar ferramentas desenhos de uma apresentação de slides, como o Power Point. Abaixo, um breve exercício que fiz, utilizando imagens de uma passeio com meu filho, para ilustrar essa possibilidade, numa oficina de HQ:
Nenhum comentário:
Postar um comentário