domingo, 13 de outubro de 2019
Metodologias e tecnologias que encantam os alunos: conheçam 8 educadores criativos e talentos
A imagem acima, foi produzida no Paint Brush para valorizar algumas áreas do conhecimento que são destacadas em reportagem de revista, sobre "Oito professores que encantam seus alunos por conta das metodologias utilizadas em sala de aula", vide matéria completa no link abaixo:
Oito professores que encantam alunos com metodologias e talentos próprios
Cada um desses oito professores possui um talento natural e um gosto específico que incorporou ao seu fazer pedagógico: do teatro à robótica; da música à natureza etc. Cada um incorporando sua bagagem sentimental ao seu cotidiano escolar, tornando literalmente sua experiência imersiva e autêntico ao que foram quando alunos e agora como professores. Ser criativo e talentoso não requer grandes recursos tecnológicos e financeiros, quando se usa da memória, das vivências, daquilo que se gosta e domina para obter bons resultados junto ao alunado.
Sempre digo que se consegue domínio de classe quando se tem o domínio do conteúdo a ser ministrado, quando mostra ao aluno o significado e a importância para a vida daquilo que é aprendido e ensinado. Tudo precisa ter um contexto, tudo necessita de uma significação, seja na sala de aula ou na de casa. Todo educador, seja professor ou pai, requer que demonstra ao aluno e ao filho seus critérios, sua filosofia, sua avaliação e, mais que tudo seu conhecimento de mundo.
Mas não basta uma boa metodologia sem uma grande didática, o que comparo ao enunciado (o que se diz) e a enunciação (o como se diz). Não basta promover o uso de bons recursos metodológicos se a didática não promova a reflexão para as informações que gerem conhecimento, autoconhecimento, avaliação e autoavaliação de todos os que estão envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Todos são atores sociais: de alunos a professores, de equipe diretiva a funcionários e toda a comunidade escolar que precisa se integrar e conhecer uns aos outros.
E mais ainda, que os projetos de estudo e de trabalho sejam prolongamentos do projeto maior de vida. Que a nossa "homepage" simbólica possua "links" para as relações que se estabelecem entre escola, família e sociedade.
Já dizia o grande Paulo Freire, em a Pedagogia da Autonomia: "Educar é ter a consciência do inacabamento". Nem professores nem pais devem ter a pretensão de dar um acabamento a filhos e alunos, que estarão sempre em processo de construção... do conhecimento por conta da interação com outros professores, colegas de turma e no convívio social. Todos acabam sendo mediadores uns com os outros nesse diálogo entre gerações...
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