quinta-feira, 15 de julho de 2021
Princesa Máquina, as futuras engenheiras e o pequeno programador: vídeos para tratar de lógica de programação entre as crianças
O vídeo acima, Princess Machina [Princesa Máquina] é uma propaganda de empresa de brinquedos, direcionada às meninas, futuras engenheiras, destacando a liberdade de escolha, além daquela imposta pela sociedade, como um modelo padrão. Programação é também coisa de menina, de mulher... além dos estereótipos das Princesas da Disney e do bricnar somente com bonecas.
A sequência de imagens é muito didática das relações entre o lúdico e o prático, entre o conhecimento autodidata e aquilo que pode ser aprendido e ensinado uns aos outros.
Conectando ao mesmo tema, a programação, segue vídeo Primo, uma indicação antiga do meu colega e amigo Robson Garcia Freire. Um vídeo incrível, logo a seguir que, conforme apresentação do mesmo no portal Vimeo, trata-se de: "Uma interface de programação tangível lúdico que apresenta lógica de programação para crianças em nível pré-alfabetizadas. O objetivo do jogo é guiar um robô sorridente chamado CUBETTO ao seu destino, criando sequências de instruções usando blocos de instrução coloridos e intuitivos. Ao criar esses algoritmos simples as crianças aprendem os fundamentos lógicos de programação, necessários para codificação mais avançada, mais tarde, na vida":
Aprende linguagem de programação será no futuro tão importante como estar alfabetizado, e neste brinquedo que simula uma máquina, um kit com blocos de madeira em que a criança encaixa um circuito, cada bloco tendo uma função, a criança já está aprendendo as primeiras noções de lógica de programação.
O processo de ensino-aprendizagem requer muito disso, de ter uma lógica que desperte na criança, no jovem e até no adulto o interesse para os mecanismos que tornam informação em conhecimento. O educador, seja pai ou professor, de certa forma, precisa conduzir seu filho por esse "efeito dominó", em que uma peça derruba outra que movimenta outra e assim por diante, durante toda a vida. Entre o algoritmo dos programas e o algoritmo das pessoas, há uma pedagogia e uma tecnologia próprias.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
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