terça-feira, 21 de abril de 2020
Inter e multidisciplinaridade utilizando arte em sua transversalidade: clipes que parecem curtas
O vídeo acima Birthplace (Local de Nascimento), da banda Novo Amor é bem semelhante a outro clipe, logo a seguir, de Naughty Boy, intitulado Runnin' (Lose It All) [Correndo (perdi tudo), tradução livre], com participação da cantora Beyoncê e de Arrow Benjamin:
O que ambos os clipes têm em comum, além de belíssimas imagens submersas e pessoas correndo e nadando no fundo do mar?
Ambos são videoclipes que possuem uma narrativa visual e podem ser "lidos" como clipes que parece curtas. Mais que isso, ambos são verdadeiras obras de artes, pela questão estética, mas também como produções filosóficas, pela questão ética que trazem em si e provocam no espectador.
Os dois vídeos podem ser utilizados de forma TRANSVERSAL, que transita e atravessa diversas áreas do conhecimento, por conta da questão ARTÍSTICA e AMBIENTAL. Os dois, podem e devem ser pensados como belas formas de introdução de projetos que envolvam arte e educação ambiental, e podem facilmente transitar nas áreas de linguagem, humanas, ciências da natureza, matemática etc.
O primeiro envolve a questão da poluição sobre mares e rios, e o segundo, por conta da relação espelhada entre o homem e a natureza, e a natureza humana consigo mesmo. os encontros e desencontros em quem está na superfície e quem está nas profundezas, desejando vir à tona.
Dois clipes que podem ser analisados pelos aspectos tecnológicos e inovadores que trazem, do ângulo de câmera, da movimentação dos atores embaixo d'água e muito mais.
Dois clipes que podem ser utilizados em produção textual, para leitura e interpretação de imagens e escrita criativa.
Abaixo, segue link para projeto que criei em 2011, que envolve o uso de clipes na produção textual:
Clipes que parecem Curtas - Projeto unindo mídias, literatura e língua portuguesa
E link para vídeo em que explico o referido projeto:
Clipes que parecem Curtas - Projeto unindo mídias, literatura, música e sociedade, no canal EducAção 3D+
Nenhum comentário:
Postar um comentário