quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021
Navegar: quando as artes plásticas dialogam com a edição de imagens da letra da canção em um videoclipe
O vídeo acima, com a canção Sailing (Navegar), de Christopher Cross é uma belíssima edição de imagens a partir dos versos poéticos da canção e descobri por acaso no YouTube.
Na apresentação do clipe há citação do próprio Christopher Cross que indica uma intenção: "This song is meant to go beyond the metaphor, anda speak to the transformativa power of art" [Esta canção pretende ir além da metáfora e falar sobre o poder transformador da arte, tradução livre].
"Navegar é preciso, viver não é preciso", frase célebre do general romano Pompeu [70 a.C.] e imirotalizada em verso pelo grande poeta Fernando Pessoa, serve a múltiplas interpretações. Seja no sentido poético, filosófico, como também tecnológico. O termo preciso, decorre de "precisão" e nem tanto de necessidade. E lido com esse sentido, muda totalmente sua compreensão, pois de fato: para se navergar faz-se necessário de instrumentos como astrolábio, sextante, na antigidade, depois sonar, radar, GPS, na modernidade. Entretanto, para viver, requer mais que equipamentos tecnológicos...
O "Navegar", de Christopher Cross, em sua letra e canção, trabalha com essas metáforas, como atestada a tradução (vídeo ao final desta postagem).
Uma metáfora visual e sonora demonstra mesmo o poder transformador da arte, a partir de imagens poderosas, líricas, simbólicas e filosóficas, como as que dei print e compartilho logo abaixo, com alusões e reproduções de diversas telas famosas da história das artes plásticas, dentre elas:
Um exemplo de como professores de Artes, Literatura, Produção Textual, Língua Portuguesa e Língua Inglesa podem interagir numa proposta intertextual, navegando pelo ciberespaço ou não, envolvendo múltiplas linguagens: visuais, escritas, orais, digitais etc.
Abaixo, link para outro vídeo com edição a partir da letra traduzida da referida canção:
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Agradeço a oportunidade de conhecer esse belo trabalho bem como a sua linha de pensamento! Irreparável!
ResponderExcluirObrigado, Eliana. Sou um entusiasta da arte e da cultura na educação. Grato pela visita e comentário. Um abraço,
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá, José! Morei em Rio Grande, sou SUD e conheço a família Roig, João Pedro e Gessi. Com certeza vcs são parentes. Sou professora de Arte formada pela FURG e gostaria muito de trocar dicas e sugestões com você. Trabalho no estado de SC, com educação integral ensino médio. Parabéns pelo blog! Conteúdo de primeiríssima qualidade.
ResponderExcluirOi, Ana. Sim, João Pedro é meu primo. O pai dele era meu tio-avô. Que interessante tua estadia por aqui e agora estar em SC, que gosto demais. Atuo no ensino médio em escola particular, ministrando aulas de Literatura, Produção Textual, Língua Portuguesa e fico feliz com tua visita e comentário. O blog visa essas trocas de saberes entre educadores. Um abraço!
Excluir