segunda-feira, 31 de maio de 2021
"Daddy" [clipe da banda Coldplay] e "A terceira margem do rio" [conto de Guimarães Rosa]: a intertextualidade entre cinema, música e literatura
O vídeo acima, Daddy [Papai], encontrei no YouTube e trata-se de bela animação e videoclipe da banda Coldplay que me fez lembrar do conto "A Terceira Margem do Rio", de Guimarães Rosa, principalmente em relação a vídeo produzido por alunos, adaptando a literatura ao cinema, conforme audiovisual já divulgado neste blog educacional, tempo atrás, e que trago de volta pela questão intertextual:
Aproveito a oportunidade para relembrar o conteúdo da postagem sobre o conto, através da produção de um vídeo estudantil, que dialoga com o clipe da Coldplay:
"O vídeo que tem participação de Gabrielly Victorino, conta com a música A Terceira Margem do Rio, de Milton Nascimento e Caetano Veloso, cuja intérprete é Victória Bertoldo. O professor orientador deste trabalho audiovisual, conforme indicação de Gabrielly, chama-se Renato. Um vídeo escolar que une as linguagens cinematográfica e literária, o conto e o curta-metragem.
A terceira margem do rio é um dos contos mais belos da literatura brasileira, pois trata de uma viagem pela memória que é a terceira margem do rio da imaginação. Um ótimo material para trabalhar a questão audiovisual no ambiente escolar, não é apenas reproduzir material de terceiro, mas adentrar a essa "terceira margem do rio" da Educação que é a produção de sentidos, de novos olhares e de curtas, contos, vídeos diversos com alunos e orientação do professor. Adaptar um conto, uma música, um causo, uma lenda etc., poderá proporcionar momentos de trocas de saberes entre professores e alunos."
Segue abaixo a interpretação de "A terceira margem do rio", feita por José Miguel Wisnik, que é conhecido e reconhecido músico, compositor e ensaísta brasileiro, além de professor de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo [USP]:
Indico também a canção "A Terceira Margem do Rio", na voz de Milton Nascimento e Caetano Veloso, que compõe o curta-metragem estudantil, acima mencionado:
Trabalhar com múltiplas linguagens [cinematográfica, musical, literária etc], faz parte do fazer pedagógico do editor deste blog educacional, desde seu início na educação. Inclusive um de seus projetos chama-se justamente CLIPES QUE PARECEM CURTAS, link AQUI.
Múltiplas linguagens permitem um diálogo mais aberto e franco com os jovens, sejam filhos ou alunos, e propiciam, além de leituras de mundo, escritas criativas.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário