sábado, 24 de outubro de 2020
Aula interdisciplinar: Pesquisadores japoneses criam animação via supercomputador que mostra o efeito da umidade e como o coronavírus se espalha na mesa de jantar
O vídeo acima Supercomputer shows humidity effect on COVID-19, foi indicação da colega e amiga Josane Batalha Sobreira da Silva, professora de Campinas (SP), Brasil.
Como a tradução livre indica, trata-se de surpreendente animação feita por supercomputador demonstrando o efeito da umidade nas pessoas, durante a pandemia de Covid-19.
Animação japonesa, divulgada pela rede NBC, dos EUA (link AQUI), que "mostra como o coronavírus se espalha na mesa de jantar". Segundo a notícia, " Pesquisadores japoneses [das universidades de Riken e Kobe] usaram um supercomputador para examinar como as partículas [do vírus] se espalham quando sentadas à mesa".
Durante o inverno, por causa da umidade do ar, a pouca ventilação, as aberturas fechadas, o vírus se concentra nos ambientes e prolifera de forma ampla, aumentando os casos de infecções respiratórias e contaminação exponencial. Conhecer o microcosmos é uma necessidade para estabelecer políticas públicas eficientes em marcoescala.
Imaginem, então, em uma sala de aula, mesmo respeitado o distanciamento social, em plena pandemia do Covid-19, sem ainda a vacina! Existem cidades em que a umidade do ar é intensa, tanto no inverno como no verão.
Mais didático impossível e um ótimo material para os professores de Ciências, mostrando toda a física, química e bilogia envolvida nisso. Audiovisual que permite uma aula inter e multidisciplinar nas Ciências da Natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário