quinta-feira, 31 de dezembro de 2020
O Retorno das Ondas: curta-metragem de animação reflexivo sobre memória, história e sociedade numa pequena viagem no tempo
O vídeo acima LE RETOUR DES VAGUES (O retorno das ondas) é mais uma bela animação de curta-metragem, produzida em 2020 pela GOBELINS, l'école de l'image, de Paris, França e indicação preciosa de minha aluna do ensino médio Ursula Marques, de Rio Grande (RS), Brasil. Ursula, por sinal, uma ótima artista e desenhista e seus trabalhos podem ser visitados no Instagram.
Sinopse da animação:
"Voltando para sua cidade natal na esperança de se reconectar com seu passado, um jovem encontra o lugar completamente parado no tempo. Movendo-se pelas ruas familiares, as memórias o desorientam enquanto ele enfrenta o que ele deixou para trás e os reais motivos de sua partida".
A animação possui legendas automáticas em inglês, no YouTube, podendo ser ativada a tradução para o português ou outro idioma, clicando no ícone da engrenagem, no canto inferior direito da janela de exibição.
Escolhi esta postagem para finalizar 2020, pelo duplo sentido do título "O Retorno das Ondas", seja no sentido memorialístico, seja no de saúde públic, em plena pandemia do Covid-19, e muitas pessoas se aglomerando nas praias, como Ipanema, no Rio de Janeiro (vide imagem abaixo, de 30/12/2020), e outras, pelo Brasil. Pessoas que não se importam com a comentada e provável Segunda Onda do coronavírus:
O país, parece que, como na animação, parou no tempo, reproduzindo discursos e teorias conspiracionistas que não cabem mais no século XXI, diante dos avanços da Ciência e da Tecnologia. Por sinal, tais teorias negacionistas e paradoxais, parecem "evoluir", incoprorando elementos de sci-fi em delírios sobre base realista, lógica e científica. São viagens no tempo que muitos julgavam perdido e ultrapassado, mas que outros desejam retornar: um tempo em que vigorava ao final do século XIX e início do século XX, ideias deterministas, conceitos como eugenia, higienismo, negacionismo, além de muito preconceito, discriminação e desconhecimento científico.
Em plena pandemia, parece que estamos em uma distopia, por conta de incidentes desprovidos de razão, pelo "Retorno das Ondas" do fanatismo religioso (messianismo, como no clássico Os Sertões, de Euclides da Cunha, publicado em 1902); a questão da imigração e xenofobismo (como em Canaã, de Graça Aranha, publicado em 1902); do ufanismo e de patriotismo exagerado (como em O Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, publicado em 1911); a questão do racismo e da discriminação (em O Cortiço, de Aluizio Azevedo, publicado em 1890). Marx já dizia que "A História se repete, primeiro como tragédia, depois farsa".
Enfim, uma bela animação que permite diversas interpretações, dentre elas que as memórias estão vivas dentro de nós, e como tal, podem ser nossa pequena máquina do tempo, através das lembranças e recordações que guardamos no baú sem fundo do peito.
Abaixo, endereços dessa maravilhosa escola de arte Gobelins, nas redes sociais:
Facebook : facebook.com/gobelins.ecole
Instagram : instagram.com/gobelins_ecole/
Twitter : twitter.com/gobelins_paris
Fotografias são imagens congeladas do tempo, que num futuro nos revelam memórias que nem mais nos recordávamos. O cinema é a fotografia em movimento. O educador do século XXI precisa incorporar imagens, vídeos, fotografias, clipes, curtas, cenas de filmes etc em seu fazer pedagógico, nessa pequena viagem no tempo entre o professor e o aluno. Nesse diálogo atemporal e intertextual entre a Arte e a Vida, entre o artefato real e o artifício cultural.
Como bem lembrou Eduardo Galeano, em O Livro dos Abraços:
Amei o curta-metragem, O Retorno das Ondas.
ResponderExcluirExcelente reflexão.
Obrigada por compartilhar inúmeras sugestões de atividades.
Fraterno abraço.
Oi, Nilzete. Este curta foi uma preciosa indicação de minha aula, e é sempre bom poder contar com essa corrente do bem que se faz em torno da arte, cultura e educação. Um Feliz Ano Novo pra nós!
ExcluirGratidão!
ExcluirEstou sempre por aqui, tenho enorme apreço pelas sugestões compartilhadas nesse blog. Sucesso sempre.
Um Ano de Paz e Saúde para todos nós.
Abraço.