sábado, 6 de fevereiro de 2021
Retrato da Mona Lisa com dezenas de Cubos Rubik e a geometria da Arte e a lógica da Matemática em toda parte
O vídeo acima de Alex Ivanchak, recebi de minha prima Rejane Klaes, via WhatsApp, e é um interessante vídeo em que arte e matemática dialogando, através da lógica e da geometria, fazendo uma releitura da obra-prima de Leonardo Da Vinci, sua Gioconda ou Mona Lisa, reconstituída por dezenas de cubos Rubik.
Um vídeo que serve para aulas, tanto de Matemática, pela questão da lógica e geometria envolvidas, como de Artes, de Produção Textual, sim, pela organização espacial, a estrutura da imagem, o texto visual e o contexto artístico, matemático e tecnológico envolvido.
Enfim, múltiplas possibilidades, de unir o útil ao agradável, o poético ao filosófico, o artístico ao cultural.
A Matemática, assim como a Arte, estão em toda parte, basta educar o olhar.
Ivan consegue não apenas montar um quebra-cabeças com cubos Rubik, como antes disso, montar um mosaico em que cada encaixe dos cubos se encaixem na obra maior. Visão espacial, criatividade e organização incríveis.
Nçao basta apenas brincar, é preciso inventar o próprio brinquedo, em diálogo com a arte universal e atemporal do genial Leonardo Da Vinci. Um renascimento digital.
Afinal, para se falar e escrever sobre o micro é preciso enxergar o macro, para produzir um texto é necessário avaliar o contexto. Para ser particular é preciso ser universal. Entender o todo para poder falar com propriedade do caso específico e individual.
Para conhecerem mais obras do jovem Ivan, indico a seguir o link para seu canal no YouTube:
IVAN IVANCHAK E OS CUBOS RUBIK
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coljuna à direta desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário