quinta-feira, 3 de junho de 2021
F.R.I.E.N.D.S: Joey escreve uma carta de recomendação [cena de humor de seriado de TV que ilustra o poder da linguagem e o uso adequado das palavras]
O vídeo acima, F.R.I.E.N.D.S - Joey writes a letter of recomendation [Amigos - Joey escreve uma carta de recomendação], é uma compilação de cenas de famosos seriado de TV e foi indicação de uma aluna bem participativa [Clarice Bainy], durante uma aula de Língua Portuguesa, envolvendo os níveis sintático, morfológico e semântico, em que debatíamos sobre o poder da linguagem e o uso das palavras buscando o sentido para o texto.
Recomendo, primeiro, que os visitantes deste blog educacional ativem as legendas e posteriormente a tradução no YouTube, selecionando respectivamente os ícones [folha e engrenagem] no canto inferior direito da janela de reprodução do audiovisual. [Porém, antecipo que é tradução automática e por conta disso, certas expressões idiomáticas poderão não ter sua equivalência atingida. Entretanto, é possível compreender as situações envolvidas nessa escrita de uma carta de apresentação por uma das personagens]. Na imagem abaixo, indico onde localizar os ícones para ativar legendas e tradução:
É uma peça de humor de um seriado que teve 10 temporadas e que o tema girava em torno de "Seis amigos, três homens e três mulheres, enfrentam a vida e os amores em Nova York e adoram passar o tempo livre na cafeteria".
Uma obra de ficção e humor que se presta a uma boa, criativa e divertida aula sobre linguagem e escrita criativa, já que Joey precisa escrever uma carta de recomendação e tem sérias dificuldades em sua produção, auxiliado pelos amigos. Um audiovisual que promove diversas reflexões, pois não basta apenas tentar aumentar seu vocabulário, valendo-se de sinônimos de um dicionário, se a organização do texto e as palavras não forem adequadas à mensagem desejada. Aparentar intelectualidade pode tornar-se um exercício de verborragia: escrever muito e dizer pouco.
Um texto, recheado de palavras que demonstrem essa intelectualidade poderá se tornar pernóstico, pedante e pouco inteligível, se o objetivo for atingir um determinado público que não domine aquele tipo de expressão ou jargão. O princípio elementar da linguagem é promover a comunicação e não um diálogo enigmático; ou uma interação do leitor, mais com o dicionário do que com o texto.
Em uma redação, por exemplo, há que se buscar clareza, objetividade, concisão, e muitas vezes tudo isso poderá ser obtido com simplicidade, sem invencionices linguísticas. Contudo, valendo-se da praticidade da linguagem; utilizando-se do ferramental da exemplificação, enumeração; mostrando elementos que tornam um assunto acessível, ainda que o tema seja complexo; apresentando causas e consequências e, ainda, além da argumentação direta, propor uma solução para a problemática, aproveitando-se da bagagem cultural, do repertório vocabular, das associações entre a vida e o mundo.
Uma cena de filme, de seriado, uma letra de canção, um clipe ou curta podem ser materiais relevantes ao educador do século XXI, para promover esse diálogo entre gerações, e entre o professor e o aluno.
Para quem é fã do seriado, "Friends: The Reunion", é um episódio especial da sitcom americana Friends, produzido recentemente, para justamente reunir os seis amigos, depois de tanto tempo. Vide abaixo o trailer:
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário