quinta-feira, 28 de outubro de 2021
A Formiga e a Caneta: entre os limites reais e imaginários, e o labirinto da informação [levando ou não] ao conhecimento
O vídeo acima, Formiga presa em um limite imaginário da canetinha, descobri no Instagram e depois localizei outro, logo a seguir, em me fizeram refletir sobre algumas coisas do cotidiano, envolvendo ensino, aprendizagem, informação e conhecimento:
De certa forma, todos nós, em algum momento da vida, somos como a fomiguinha ou o inseto, preso num labirinto de informações, sendo informado, desinformado, manipulado, tentando chegar ao Conhecimento. Nunca a alegoria da Caverna de Platão foi tão atual, de muitas vezes estarmos presos no fundo de uma caverna do desconhecimento, vendo sombras e imaginando que sejam a realidade.
O Fenômeno das Fake News é essa caneta diante das formiguinhas que não checam informações, fontes, dados, que aceitam passivamente a imposição de um traço, de uma notícia falsa, de um boato tomado como realidade.
Por isso que a Filosofia [a arte do pensar] e tão importante e tão combatida pelos regimes autoritários, pelos governantes demagogos etc. É com isso que as Cigarras, como na fábula, contam, cantando enquanto as formigas operárias trabalham de sol a sol.
Dian te de tanta informação e desinformação no mundo digital, cada vez mais necessário é fazer as pessoas refletirem sobre a importância do pensar "fora da caixa", além de fronteiras ideológicas, de doutrinas conservadoras e tudo mais.
Eis um dos papéis sociais da educação: ser emancipadora, auxiliar ao aluno a pensar por si próprio, a exercitar o senso crítico, a checar dados, a exercer sua cidadania. Imaginar além dos círculos, dos traços, das verdades absolutas, dos dogmas...
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário