sexta-feira, 8 de outubro de 2021
Salve o Ralph: curta de animação em formato de documentário que traz dura crítica aos experimentos com animais em benefício da estética
O vídeo acima Save Ralph [Salve o Ralph] é um impactante curta de animação que discute os experimentos feitos em animais, um video que "apresenta um coelho sendo entrevistado para um documentário em sua rotina diária como 'cobaia' em um laboratório" com procedimentos para o "avanço" de pesquisa no campo da estética e da beleza. Um audioviual que me foi indicado por meu aluno Guilherme Esperança, após indicar o tema de "Bioética e os limites para a pesquisa científica e médica com humanos e animais", numa proposta de escrita de Redação para o Enem.
Conforme sinopse do referido vídeo no YouTube: "A campanha #SaveRalph da HSI aborda a crueldade dos testes em animais de forma original e inesperada – usando a história de um coelho para trazer à tona a situação de incontáveis coelhos e outros animais nos laboratórios em todo o mundo. Apesar de Ralph ser uma animação, percebe-se no curta-metragem que o sofrimento causado pelos testes está longe de ser inventado".
Um tema atualíssimo e necessário, diante da ética discutível, durante a Covid-19, inclusive no Brasil, em práticas antiéticas, descobertas durante a CPI da Covid, no Senado Federal, referente a plano de saúde que estrapolou todos os limites éticos, morais e científicos, fazendo pessoas de cobaias humanas para experimentos sem o devido controle e fiscalização.
A bioética é uma área da filosofia que discute justamente as implicações de uma ética remetida á vida de seres humanos e demais animais.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário