quinta-feira, 23 de dezembro de 2021
"Confusão no presépio": Ovelha sequestra Jesus e Maria parte pra cima! 😇 [humor natalino, mundo da criança, imaginação, pedagogia]
O vídeo acima, "Confusão no presépio", recebi de meu irmão Sérgio, via WhatsApp e é daqueles vídeos sobre o mundo infantil que, mais que um audiovisual de humor, se presta a uma abordagem crítica sobre a aprendizagem e seus diversos níveis.
Vejam só, crianças de variadas idades, pela altura de umas em relação às outras, mas provavelmente todas reunidas em uma apresentação de final de ano para os pais ou responsáveis, devem ter ensaido em sala de aula aquela cena, cada qual representando uma personagem nesse pequeno e encantador "Presépio Vivo". Tudo parecia estar transcorrendo tranquilamente, até que a criança que interpretava a "Ovelhinha" resolve pegar o boneco que respresentava simbolicamente o "Menino Jesus" e se por a brincar no meio da encenação, quando é advertida por uma criança maior que faz o papel de "Maria", quer que ela devolva aquele artefato ao cenário. E aí se desenrola uma divertida trama paralela e que não estava prevista no roteiro original, nem no adaptado ao público da comunidade escolar.
Brincadeira é coisa séria para quem está brincando e não apenas interpretando papéis...
Assim é a vida no ambiente escolar. Nem sempre o planejamento geral conseguirá acolher a todos os integrantes de uma turma, da mesma forma, pois existem níveis distintos de aprendizagem, mesmo que todos estejam na mesma faixa etária. Há os que aprendem com mais facilidade, outros levam mais tempo, alguns parecem já vir de casa sabendo quase tudo e outros demoram muito mais para compreender situações mais elaboradas. Assim também é o mundo do trabalho e as atividades em equipe. Por isso mesmo que o professor é às vezes chamado de "Mestre", ou maestro em espanhol, e como tal na música e numa orquesta sinfônica, precisa saber reger um grupo, como quem rege músicos numa sinfonia, em que cada um tem seu tempo de apresentação, conforme a partitura musical [o planejamento equivalente do professor, sua metodologia que favorecerá sua didática].
Aprender que cada público e cada indivíduo possui seu tempo diferenciado, já é a maior aprendizagem que o educador - seja pai ou professor - precisa saber antes de iniciar qualquer porjeto, atividade, ano letivo, tentando conciliar esses saberes coletivos em prol de um grupo, fazendo com que aqueles que já estão um pouco mais a frente, auxiliem os que ficaram para trás [ninguém solta a mão de ninguém principalmente numa fila de turminha de educação infantil] ;-)
Aprender a aprender para poder melhor ensinar com a Pedagogia do Afeto...
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário