domingo, 23 de outubro de 2022
Inferências e intertextualidades para Redação do ENEM: "Footloose Dance-Off!", cena antológica do seriado "The Umbrella Academy" | Netflix
O vídeo acima, Footloose Dance-Off! | The Umbrella Academy | Netflix, descobri no stories do Instagram e achei genial, pois trata-se de estabelecer os conceitos de inferência e intertextualidade, visando a redação dissertativa-argumentativa para o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio, pois envolve ambos os conceitos.
Por INFERÊNCIA, entenda-se as referências que produzimos, percebemos, interpretamos dentro de uma produção etxtual, seja ela escrita, falada, visual, etc. Já intertextualidade é o diálogo entre textos de um tempo presente que remetem [inferem] a outros textos passados, sejam eles clássicos da Antiguidade ou da própria contemporaneidade.
A partir disso, cabe estabelecer uma linha argumentativa para que tais REPERTÓRIOS façam sentido, lógica, tenham significação sociocultural num texto redacional. Por sociocultural entenda-se: bagagem artística, cultural, referencial com caráter analítico, crítico e social que se insere numa produção textual, para denfender um ponto de vista, uma ideia, uma opinião a respeito de uma tema em comum.
Na cena em questão, logo acima, um seriado criativo e atual, The Academy Umbrella, faz uma ligação direta com a canção tema do filme Footloose [de Kenny Loggins], um clássico do cinema dos anos 1980, de forma irreverente e original, num estiloso duelo coreografado entre dois grupos rivais. Tais inferências só poderão ser plenamente compreendidas a partir de uma ligação do referido [o termo atual] ao referente [algo de um passado longíquo, mediano ou recente]. Sem o estabelecimento dessas rede de relações intertextuais, o exemplo em si se perde dentro de uma argumentação falha. Há que se afrimar algo, explicar essa referência no que ela tem em si e em que dialoga com o tema proposto, além de exemplificar com uma situação prática que seja inteligível ao leitor/espectador. Simplesmente citar Platão, Sócrates ou Aristóteles num texto redacional sem demonstra no que esses pensadores têm algo em comum com o tema do enunciado, em nada favorecerá a defesa de um ponto de vista, tampouco o convencimento ou persuasão deste leitor/espectador.
Neste processo, a ideia de retextualização, ou seja, de reescrever algo a partir de um texto anterior é fundamental.
Abaixo, cena também já clássica, emblemática e antológica do filme original, a dança final [1984] e a sua adaptação para 2011, ou seja, uma outra RETEXTUALIZAÇÃO:
Abaixo, o videoclipe original de Kenny Loggins:
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
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