quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023
"The Last Of Us": o jogo, a série, a pandemia e a educação [análise e proposta pedagógica]
O vídeo acima é "teaser" da série "The Last Of Us", que estreou recentemente no canal por streaming HBO Max, se tornando um sucesso, além dos fãs do jogo eletrônico de mesmo nome, campeão de vendas e acessos.
Mas o que tem a ver o jogo, a série, a pandemia e a educação conforme subtpitulo desta postagem em blog educacional?
Inicialmente, cabe salientar que o editor deste blog educacional, além de professor, escritor e poeta, foi por muito tempo fã de jogos eletrônicos, e ainda é, desde os jurássicos telejogo [em tela prata na TV] aos fliperamas, passando pelos consoles Atari, superNES, até chegar ao Playtation e agora no streaming.
Feita essa consideração inicial, cabe também destacar que como educador, sempre utilizei de jogos, cenas de filmes, clipes, curtas e variados audiovisuais em minhas formações, sejam como formador de professores da rede pública estadual do Rio Grande do Sul, quando foi multiplicador e coordenador de NTE - Núcleo de Tecnologia Educacional, seja como professor de escola particular no ensino médio. Inclusive, de 2007 a 2011, coocrdenei projeto de educação incousiva em informática, em parceria com professoras da educação especial da EEEF Barao de Cêrro Largo, Rio Grande, RS, Brasil, tendo turmas de alunos surdos, cegos, com déficit de inteligência e altas habilidades.
Dessa forma, penso que o uso de recursos tecnológicos, artísticos e culturais em formações pedagógicos seja algo essencial ao professor digital do século XXI, principalmente após a pandemia, que potencializou os multimeios, o ensino remoto, a educação a distância, as metodologias ativas, o ensino híbrido, etc.
Nunca mais a educação, os educadores e os educandos serão os mesmos de antes da pandemia; assim como a humanidade nunca mais foi a mesma depois de grandes eventos como a revolução francesa, a revolução industrial, as grandes guerras, o 11 de setembro de 2001 e outros eventos que são marcos históricos e sociais.
Com o Covid 19, a resistência de muitos aos comércio eletrônico, aos uso de recursos digitais em sala de aula, das videochamadas, Lives, dos comunicadores como WhatsApp, das redes sociais digitais de forma mais sistemática foi amenizando, por questões óbvias. A educação, os educadores e os educandos precisaram se adaptar às transformações da pandemia com ares de distopia, semelhante ao jogo e série "The Last Of Us". Um vírus que contaminou boa parte da população mundial, que fez mudar hábitos dos sobreviventes, que precisou que uns ajudassem aos outros a travessar esse complexo e perigoso trajeto rumo à busca por uma vacina. Joel, Ellie e outros são de certa forma a metáfora de muitos pais e professores jutos a seus filhos e alunos, em que um precisou contar com a ajuda do outro num momento extremo de saúde pública.
Sem querer dar spoilers quanto ao jogo e a série que está em sua primeira temporada, cabe frisar que tanto jogo, cinema, literatura, história possuem suas peculiaridades e narrativas; e que toda adaptação, como o próprio nome diz, é uma nova vesão sobre um tema em comum.
Por isso, o seriado THE LAST OF US, assim como o jogo, podem ser recursos pedagógicos para aulas diversificadas e até inter e multidisciplinares, envolvendo Química, Biologia, Geografia, História, Filosofia, Sociologia e outras mais, tratando de temas transversais como meio ambiente, saúde, higiene, tecnologia, bioética, fake news, intolerância etc.
Pode-se abordar também como há atualmente uma inversão: antigamente filmes e livros eram adaptados para o mundo dos jogos. Hoje, ocorre o oposto: jogos de sucesso são adaptados para filmes e séries, vide The Walking Dead, Resident Evil, Assassin's Creed etc. Um curioso "remake".
Professores conectados com o mundo jovem poderão fazer uma ligação, conexão com o universo de seus alunos, valendo-se de cenas do jogo, cenas do seriados, em diálogo com notícias do período da pandemia e muito mais. A criatividade, o bom senso, a empatia poderão prpporcionar bons momentos de reflexão, interação, debate de ideias e produção textual. Fica a dica para o início do ano letivo.
Indico aos professores que pretendam utilizar essa proposta em sala de aula, ver o vídeo a seguir [com spoilers], sobre A HISTÓRIA COMPLETA DE THE LAST OF US, que além da resenha literária há um belo storytelling em formato HQ que poderá ser um ótimo material de apoio:
Por fim, recomendo outro vídeo, do Canal Nerdologia, do biólogoa Átila Iamarino, que ficou conhecido justamente durante a pandemia e que trata de ciência e um pouco sobre o fungo que faz parte da ideia geral do jogo e do seriado:
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário