domingo, 12 de março de 2023
Física na prática com experimento sobre o teorema de Pitágoras: "O quadrado da hipotenusa é igual a soma dos quadros dos catetos"
O vídeo acima, A demonstração do Teorema de Pitágoras com água, encontrei no Tik Tok e depois busquei no YouTube para carregar para esta postagem de meu blog educacional, pois é um experimento incrível, criativo, orginalíssimo e divertido, trazendo toda a teoria do filósofo e matemático Pitágoras para o cotidiano e a prática, usando água. Mais didático e prático é impossível, pois se consegue entender conceitos abstratos como hipotenusa e catetos, associando ao movimento da água dentro de formas geométricas que representam as ideias do sábio grego.
Muitas vezes, educar, ensinar é justamente facilitar o entendimento de conceitos e ideias abstratas para situações corriqueiras do dia a dia. Ensinar é trazer o mundo das ideias para o plano da realidade. Uma pedagogia, didática e metodologia criativa e inovadora.
Tal material, que se encontra no canal do Colégio Lavosier, de Teresina, Piauí, Brasil, [AQUI link para página da escola no Facebook] traz como apresentação o texto logo a seguir:
"O teorema de Pitágoras é uma relação matemática entre os comprimentos dos lados de qualquer triângulo retângulo. a² = b² + c² Na geometria euclidiana, o teorema afirma que: " Em qualquer triângulo retângulo, o quadrado do comprimento da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos comprimentos dos catetos. " Por definição, a hipotenusa é o lado oposto ao ângulo reto, e os catetos são os dois lados que o formam. O enunciado anterior relaciona comprimentos, mas o teorema também pode ser enunciado como uma relação entre áreas: " Em qualquer triângulo retângulo, a área do quadrado cujo lado é a hipotenusa é igual à soma das áreas dos quadrados cujos lados são os catetos. "
Indico esse belíssimo material, pois serve, não apenas para tratar de Física na sala de aula, mas também de filosofia, arte, cultura, tecnologia e, inclusive, uma aula de Produção Textual sobre redação dissertativa-argumentativa, para demonstrar ao aluno que não basta dizer, produzir cocneitos e contextos, conectivos e repertórios, se as ideas expostas não fazem sentido ao leitor. É preciso simplificar ideias complexas, através de explicações e exemplos acessíveis, como no vídeo em questão.
Para a produção textual, sempre reforço aos meus alunos da necessidade de AFIRMAR algo [O Brasil é o país do futuro!], mas não basta dizer, tem que em seguida, após essa oração coordenada, que tem sentido por ela mesma, EXPLICAR o que se quis dizer com "país do futuro", pois é algo amplo que de prático nada diz. Então, a segunda oração, subordinada à ideia principal, ao tópico-frasal, pode ser: "A maior democracia do hemisfério sul, e uma das nações de maior extensão territorial, população e recursos naturais, ainda carece de avanços nas áreas de educação, saúde etc". Por fim, a frase final, deste parágrafo-padrão, onde cabe EXEMPLIFICAR: "Assim sendo, é imprescindível que toda a riqueza produzida e descoberta, como minérios (ouro, nióbio, lítio, grafeno, petróleo etc), tenham uma parte de seus "royalties" direcionados para as áreas em questão, permitindo assim que a antiga Terra do Pau-Brasil chega ao sonhado e decantado tempo moderno. Afinal, já cantava Renato Russo, em 1986, na canção "Índios": 'o futuro não é mais como era antigamente'". Pronto. Um parágrafo-padrão com afirmação, exeplicação e exemplificação.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
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