domingo, 30 de abril de 2023
"Essa Mãe É Porreta: É Assim Que Se Educa Um Filho": pequena aula sobre valores e limites, além de grande lição de vida! [entre a psicologia e a pedagogia]
O ótimo vídeo acima, "Essa Mãe É Porreta É Assim Que Se Educa Um Filho", de Rosssandro Klinjey, escritor, palestrante e psicólogo clínico de Campina Grande, Paraíba, Brasil, faz tempo que tentava localizar no YouTube, mas o reencontrei primeiro no Tik Tok, para poder carregá-lo para meu blog educacional, como uma breve reflexão sobre o que chamo de "Pedagogia do Afeto" e "Metodologia do pragmatismo" e "Didática do choque de realidade". [Risos]
Digo isso, pois, como falo com meus alunos: educadores, sejam pais ou professores, quando chamam a atenção de filhos e alunos, não é pelo fato de que não gostem deles, muito pelo contrário. Justamente por ter carinho e desejar o melhor, precisam chamar a atenção e exercer os papéis sociais de pedagogo do afeto, mostrando sua experiência de vida em trânsito com o que se espera de um jovem sendo jovem; mas só isso não basta, é necessário que se exerça também o que chamo de "metodologia do pragmatismo", pois precisamos ser práticos, objetivos e diretos, valendo-nos de recursos de experiências de vida em diálogo com a teoria; além disso, faz-se necessário que usemos a didática do "choque de realidade", retirando o romantismo de que professor é sacerdócio, vocação, mas sim, uma profissão e profissionalismo se exige de quem segue esse cargo, seja público ou privado. Professor, em suas atribuições principais, deve instruir, mediar informações em prol do conhecimento, estimular a criatividade, a autonomia, a pesquisa, a criticidade, a alteridade, a solidariedade, a independência do aluno. Professor, não deve ser nem o "sargentão" que se impõe pelo medo, pela disciplina rigorosa, "sem mostrar os dentes"; tampouco o "amigão", que tudo aceita, tudo tolera. Nem oito nem oitenta. Buscar o equilíbrio, ser referência, dar lições de vida, mais do que lições de moral [e civismo].
Algumas palavrinhas mágicas como "com licença", "por favor," e "muito obrigado" se perderam nessa troca de bastão entre uma geração e outra, entre o meio analógico e o digital, e requer uma crítica e autocrítica, pois sempre digo que "entendo os filhos [alunos] quando conheço seus pais [responsáveis]".
O vídeo em questão, unindo a criticidade e o bom humor, é uma pequena aula sobre valores e limites éticos e morais, como uma grande lição de vida sobre as atribuições de um responsável. Uma aula de pedagogia integrada com psicologia também, pois o mundo mudou, e muitas coisas do passado se tornaram anacrônicas, ultrapassadas, obsoletas, peças de museu, mas outras continuam atuais, como conquistar o respeito, obter a liderança, ser uma referência, impor-se pelo exemplo.
Na educação, precisamos fazer essa transição entre metodologias do passado e as do presente, visando um futuro. Algumas metodologias e didáticas se tornaram, de fato ultrapassadas, calcadas tão-somente na memorização, entretanto, outras, mantém-se modernas, como o método socrático, o método peripatético [usado em saídas de estudos, de caminhar, visitar locais, conversando e estabelecendo diálogos entre o mestre e seus discípulos], como os recursos "pedagógicos" utilizados pelos jesuítas para ensinar uma língua estrangeira aos povos originários brasileiros, valendo-se de m[usica, canto, poesia, teatro. Algo que hoje é considerado inovador, mas que era utlizados com os nativos do Brasil, há cinco séculos atrás, com o incrimentos das plataformas digitais, que logicamente não existiam naquele tempo: clipes, curtas, animações, cenas de filmes etc.
Recomendo o interessantíssimo canal de vídeos de Rossandro Klinjey no YouTube, pois traz material de altíssima qualidade, para refletir sobre o mundo em que vivemos e interagimos:
ROSSANDRO KLINJEY - CANAL DE VÍDEOS NO YOU TUBE
Recomendo também o perfil do Rossandro no Instagram, pois já virei fã. ;-): https://www.instagram.com/rossandroklinjey/
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário