quarta-feira, 29 de novembro de 2023
A Tela: curta de animação que é provocação filosófica sobre os telefones celulares no cotidiano
O vídeo acima, The Screen [A tela], descobri no YouTube e é um interessante curta de animação para refletir sobre o impacto das telas dos telefones celulares em nosso cotidiano e serve para um bom debate no ambiente escolar.
A mensagem final do curta é avassaladora: "Fones celulares foram feitos para humanos, mas humanos não foram feitas apenas para os celulares".
Uma realidade cada mais angustiante para aqueles que caminhando no centro das cidades e em toda parte se depara com pessoas de todas as idades, agindo como zumbis, hipnotizados pelas telas dos telefones móveis, sem observar o que acontece no entorno. Seja nos shows, jogos de futebol, qualquer parte, as telas invadem, ocupam, prendem a atenção mais do que o evento propriamente dito. É uma narcicismo que beira à patologia. Tudo precisa ser registrado, feito selfies. Vivemos de fato numa Sociedade do espetáculo, bem mais complexa do que a descrita por Guy Debord, nos anos 1960.
Para complementar esta postagem segue vídeo justamente sobre esse conceito da filosofia moderna:
E para ampliar o debate, sugiro esse outro vídeo que une filosofia e e cinema, com resenha crítica sobre filme "Não! Não Olhe!", amparado no conceito filosófico, nos dias atuais:
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário