quinta-feira, 21 de dezembro de 2023
Como a animação Wall-E, em 2008, previu o futuro [razão e emoção, individualismo e coletividade, experiência e juventude, criatividade e inovação]
O vídeo acima, trata-se de fragmento e análise crítica do ótimo canal no YouTube, chamado ANIMAVERSO, que se detém sobre aspectos da famosa animação da Pixar, denominada Wall-E, que segundo a resenha, previu o futuro, lá em 2008.
Uma bela animação que trata de temas diversos como ciência, tecnologia, educação, meio ambiente, mudanças climáticas, além de temas paralelos como razão e emoção, individualismo e coletividade, experiência e juventude.
Enquanto entretenimento, a referida animação é incrível, enquanto provocação e reflexão filosófica, é genial. Ainda mais se transposta para o ambiente escolar, em proposta de leitura de imagens e produção textual.
Para complementar essa postagem, indico outra ótima resenha crítica, de outro canal interessante no YouTube, chamado ELEGANTE, trazendo um outro olhar sobre a mesma animação da Pixar, com uma profunda indagação: "É possível salvar o planeta Terra?"
Por fim, saindo do plano da ficção e adentrando ao mundo do trabalho, indico essa apresentação de Juliano Viana, ao TEDxCampinas, sobre A Inteligência Artificial vai automatizar o meu trabalho:
A Inteligência Artifical, ao meu ver, é uma poderosa ferramenta, e como tal, depende muito, no momento atual, da criatividade e inovação de seu usuário. Quanto mais criativo o usuário, melhor será o resultado proporcionado pelos sistemas de IA. Exemplo disso, gosto muito de lembrar, do piloto de F1 Ayrton Senna, que era, além de um grande piloto, um ótimo mecânico, ou seja, ele não apenas sabia pilotar seu veículo potente, mas sabia onde corrigir erros. Tanto que, antes mesmo de tornar-se tricampeão de automobilismo, Senna fez sucesso em carros modestos de equipes como Toleman, rivalizando com as grandes equipes como McLaren e outras, compensando isso com ousadia, conhecimento, criatividade, principalmente em pistas em dias de chuva, o que possibilitou demonstrar sua genialidade. Assim ocorre com a IA, se for um suporte para ampliar a inteligência humana e a inteligência emocional.
Programador, estaístico e contador de histórias, eis o perfil do cientista de dados, que Julio comenta, e que considero que seja também o perfil de todo o trabalhador desse novo futuro [que não é mais como era antigamente, como "previu" Renato Russo, na letra da canção ìndios, em 1986, como vocalista da banda Legião Urbana].
Criar uma nova linguagem de programação acessível a quem não tenha um conhecimento de programação, é o desafio de Julio, e talvez seja de todo educador: formular uma nova linguagem entre educador e educando, valendo-se de ferramentas digitais ou não.
Enfim, vídeos diversos que dialogam entre si e podem ser uma ótima provocação no mundo escolar e/ou do trabalho.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário