domingo, 2 de junho de 2024
"Wide Awake": videoclipe que é impressionante experiência sensorial, filosófica, estética, ética e especular no espaço-temporal
O videoclipe acima Wide Awake [Bem desperto, tradução livre], da cantora norte-ameriana Katy Perry é um ótimo material para se tratar de linguagem verbal, não verbal, mista, figuras de linguagem e de estilo, como metáforas, simbologia etc.
"Bem desperto", o videoclipe, mescla diversas imagens numa linha do tempo dupla, entre a protagonista e a sua versão infantil, vivendo entre o acordar e o despertar. Nem todos que acordam, de fato despertam. Nem tudo que se entende se compreende. Nem tudo que se vê se enxerga, nuam clara alusão aos conceitos de produção textual, coesão [sequência lógica] e coerência [unidade de sentido]. Um exemplo disso é a questão do enunciado [o que se diz] e a enunciação [o como se diz].
No referido audiovisual, que é uma impressionante experiência sensorial, a sucessão de imagens mostram alguém diante de um espelho no camarim, numa referência ao País das Maravilhas de Alice, que se transforma num labirinto [arquétipo, modelo da busca pelo conhecimento, fuga de uma prisão, uma espécie de Caverna de Platão] e nesses descaminhos há menção a figuras mitológicas como Minotauro, o morango, ao invés da maçã [o fruto proibido do conhecimento e o pecado original]. No meio de tudo, a mulher se vale da memória infantil para retirá-la daquele transe, sendo fiel ao que a criança desejava, e é essa memória infantojuvenil que a vem resgatar de si mesma. Sem autêntica aos sonhos e projetos de vida, talvez, seja a lição e moral que esse videoclipe tenta passar ao espectador.
Uma experiência especular que remete ao conto O ESPELHO, de Machado de Assis, em que um jovem militar só se reconhece diante de um espelho, quando vestido com seu uniforme de gala. Texto que remecondo link logo a seguir, para complementar essa postagem que envolve música, cinema, literatura e filosofia:
O ESPELHO: esboço de uma nova teoria da alma humana, conto de Machado de Assis
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário