domingo, 29 de junho de 2025

Alain de Botton e a distinção necessária entre "Comunidades e Mídias/Redes Sociais"




O vídeo acima "Comunidades e Mídias Sociais", trata-se de breve e profunda reflexão de Alain De Botton, o escritor, palestrante e filósofo suíço que popularizou a filosofia com seus livros e palestras. De Botton, mais conhecido como "o filósofo da vida cotidiana", tem diversos livros interessantíssimos como "Arquitetura da felicidade", "Como proust pode mudar a sua vida" etc, e no vídeo em questão, demonstra de forma bem didática a distinção entre comunidade, que tem a ver com o sentido coletivo de estar junto ainda que com ideias diversas, do sentido de mídias e redes sociais em que seus usuários se aproximam por causa de gostos semelhantes e se afastam por divergências, inclusive cancelamdo, bloqueando quem discorda de sua opinião. Na vida em comunidade, vizinhos pensam e agem de formas diversas mas se toleram, já nas mídias e redes sociais, talvez por serem relações superficiais, mediadas por telas, a intimidade e convivência seja distante.
Sobre este pensador, indico outro vídeo, também relativo a entrevista ao Fronteiras do Pensamento, já publicado neste blog educacional, confirme link abaixo:

A criação do meu eu: o desafio do século 21 e os paradoxos do mundo moderno por Alain de Botton [Fronteiras do Pensamento]

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

sábado, 28 de junho de 2025

Como a geração atual conversa: peça de humor entre a grafia e a verbalização [sintaxe digital e a 5ª revolução tecnológica]




O vídeo acima, Como a geração atual conversa, no Instagram de Matheus Morimura Jordão que é produtor de conteúdo no canal MoriMura, no YouTube. O audiovisual em questão é uma peça de humor, mas serve para uma aula descontraída de língua portuguesa sobre grafia e verbalização, vocalização. Além disso, serve para tratar de choque de culturas e gerações.
Semore comento com meus alunos, sejam do ensino médio ou do EJA - Educação de Jovens e Adultos, que as palavras surgem a partir das transformações sociais e tecnológicas. A cada revolução industrial e estamos já na 4ª com um "pezinho" na 5ª [Da Inteligência Artificial], e a cada novo substantivo [nome, sujeito, coisa, equipamento] surgem novos verbos [ações], adjetivos, advérbios, semânticas alterando o sentido de palavras e verbos como lacrar, vazar, mitar, cancelar etc. Novos equipamentos e recursos tecnológicos criam palavras derivadas. Do ferro comum na natureza, surgiram com a evolução ferreiro, ferrugem, ferragem, ferrovia... Nem se fala, então, do rádio, do cinema que passou a rivakliar com o teatro, da televisão com o cinema, da internet com a TV, do streaming com os canais de TV a cabo e por aí vai. Com as inteligências artificiais, um "Admirável Mundo Novo" se descortina com os mesmos receios do passado [da extinção em massa de empregos e profissões], mas ao mesmo temmpo, do surgimento de profissões que nem ainda imaginamos. Ninguém imaginou que Instagram e Whatsapp, por exemplo, se tornariam plataformas de negócios; que o uber, um aplicativo aliado ao GPS, transformariam os transportes. Enfim, a "uberização" do trabalho, ou seja, Uber um nome próprio que se tornou denominação de aplicativo que derivou-se para adjetivo das transformações sociais, profissionais e tecnológicas, atpe que novos recursos sejam inventados e com eles, novas palavras surjam para designar ações, coisas, suas caraterísticas e tudo mais.
Fica aqui masi uma provocação filosófica, tecnológica e sociológica aos seguidores, visitantes e colaboradores informais deste blog educativo sem fins lucrativos.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

sexta-feira, 27 de junho de 2025

O Menino no Meio da Ponte: Qual é o seu sonho? [Vídeo mais do que motivacional e projeto de vida pessoal]




O vídeo acima "O Menino no Meio da Ponte", encontrei no YouTube ao pesquisar sobre vídeos motivacionais para Projeto de Vida, na dimensão pessoal para alunos do EJA - Educação de Jovens e Adultos, e é uma preciosidade pelo lirismo, filosofia de vida e ideias presentes neste belo audiovisual em curta-metragem de animação que recomendo para dinâmicas de grupos, não apenas entre alunos, mais professores e outros trabalhadores.
Indico a sinopse: "Você vai conhecer a história de Bento, um menino que mora em uma cidade pequena que tem uma ponte gigantesca. E essa ponte tem um mistério: quase ninguém consegue atravessá-la. As pessoas só vão até o meio, onde tem uma árvore, e voltam. Mas por quê?"
Um relevante material em comemoração aos 50 anos de atividades do SEBRAE [Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas], que é "uma entidade brasileira que oferece suporte e serviços para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas". Material que é um grande incentivo ao empreendedorismo pessoal, profissional e social.
Para saber mais sobre essa incrpivel animação, indico abaixo link:

O MENINO NO MEIO DA PONTE

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

domingo, 22 de junho de 2025

GeografiaNews: Como e onde as pessoas passam o tempo de 1930-2024 [material para análise sociológica e filosófica]




O vídeo acima, encontrei no perfil do Instagram GeografiaNews, mostrando por meio de um gráfico animado as transformações sociais, culturais e tecnológicas de 1930 até 2024. Um ótimo material para análises sociológicas e filosóficas de como as tecnologias promoveram processos de engenharia social, mudando hábitos radicalmente em pouco mais de um século.
Primeiro, o impacto de televisão, depois internet, redes sociais...
Um material relevante para aulas de geografia, sociologia, filosofia e história, entre outras.


Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

sexta-feira, 20 de junho de 2025

Vício do telefone: dança, criatividade e crítica social coreografada por alunas do College Angresse [França]




O vídeo acima, Vício do telefone é uma criativa coreografia e critica social feita por 8 alunas do College Angresse, de Bordeaux, França, ilustrando o fenômeno que afeta a todos e, em especial, às criaçnas e jovens. Segundo a apresentação no Instagram da escola, o objetivo foi demonstrar como "o telefone ocupa todo o espaço, e afasta as pessoas, isolando-as". Por meio da dança e do movimento, seria uma forma de reconexão com a vida real.
A indicação feita pela colega e amiga Marisa Barreto Pires, professora de Rio Grande, RS, Brasil e é um ótimo material para inspirar alunos a atividades desconectadas dos meios eletrônicos e conectadas à arte, cultura, esportes etc.

Observação:
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sábado, 7 de junho de 2025

Um sonho dentro de um sonho: E se os personagens de IA soubessem que estão em uma simulação? [vídeo gerado com Google VEO 3]




O vídeo acima, E se os personagens de IA soubessem que estão numa simulação?, encontrei no Instagram de Eduardo Mulkson e se presta a uma provocação filosófica e tecnológica sobre a cada vez maior dificuldade em seprarar o real do ficcional, das imagens produzidas por IAs [tipo a nova ferrameta de criação de vídeos do Google: VEO 3] e as demais, pois cada vez mais as simulações impressionam pela resolução da imagem e a capacidade de confundir o espectador. Algo como se estivéssemos dentro de uma Playstation gigante e não soubéssemos mais se somos pessoas ou personagens de uma avançada simulação. No plano tecnológico, há desdobramentos quanto as potencialidades desses recursos nas mais variadas áreas, reduzindo custos, diminuindo riscos, antecipando questoes que podem ser testadas; no plano filosófico, além do excesso de exposição às telas e óculos VR, promovendo também uma certa alienação quanto ao mundo real. Como disse alguém: entrávamos na internet para fugir da realidade, hoje vamos pro mundo real pra fugir das redes sociais.
Toda tecnologia tem um impacto, ora positivo, ora negativo. Cabe aos usuários saberem dosar e bem utilizar a ferramenta em si. Fake News poderão se tornar mais perigosas com tamanha inovação, comprometendo, tanto processos eleitorais, como a vida em sociedade, devendo as instituições buscarem formas de regulação, fiscalização e criminalização dos abusos.
Mesclando tecnologia com filosofia, há quem discuta possibilidade de chegarmos a ter uma simulação tão avanaçada em que as personagens do jogo não saibam que não são reais. Numa espécie de Playstation 10. E agora fica a provocação: e se já atingimos isso e somos essa simulação de alguma civilização avançada e não nos damos conta disso? Como poderíamos ter certeza que somos reais e não personagens de um jogo poderoso rodando em alguma plataforma sofisticadíssima? Brincadeiras à parte, tal questão é algo que um dia poderá ser colocada em xeque, caso se atinja um nível de simulação que não faça desconfiar da própria realidade.
Antes disso, temos que lidar com plataformas de mídias e redes sociais que simulam mundos que só existem na linha editorial da empresa, numa espécie de bolha ou caverna de Platão 5.0, só divulgando seus partidários e criticando sistematicamente seus desafetos. Temos algoritmos que manipulam eleições mundo afora, que mantém pessoas presas às telas num narcisismo, individualismo e consumismo, simulando uma realidade de luxo e riqueza que não existe e por aí vai.
Cada vez mais confiar, desconfiando; verificar, pesquisar, exercer o senso crítico diante de tantos estímulos visuais e sonoros, como se estivéssemos dentro de um jogo. Instagram e Tik Tok monetizam os usuários, como numa Cassino digital, em que cada situação é ointuada para a posterior monetização. Casas de Apostas fideliam infuencers que divulgam essas plataformas,c riando uma realidade paralela na mente dos usuários, em busca da riqueza ilusório. Enfim, cada vez mais o "Eu, robô que me habita saúda o Eu, robô que te habita", confiando e desconfiando de tudo que recebe por meios das telas, espelhos de Alice, num mundo das maravilhas digital, bem diferente do plano real.
Aproveito para complementar e justiciar a alusão no tpitulo dessa postagem a poema de Edgar Allan Poe, link abaixo:

“Um Sonho Dentro de um Sonho”, tradução do poema de Edgar Allan Poe

Em tempo: O vídeo acima foi indicação de meu ex-aluno André a quem agradeço a lembrança e os papos que tivemos em sala de aula, nas aulas de Literatura e Filosofia. ;-)

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.