sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

A criação do meu eu: o desafio do século 21 e os paradoxos do mundo moderno por Alain de Botton [Fronteiras do Pensamento]




O vídeo acima, A criação do meu eu: o desafio do século 21, trata-se de fragmento de fala do filósofo Alain de Botton - ao canal do Fronteiras do Pensamento, evento que traz diversas personalidade mundiais para tratar de temas atuais.
Sou fã de De Botton, autor de livros como "Arquitetura da felicidade" e "Como Proust para mudar sua vida", entre outros, pois o filósofo suíço é um dos grandes divulgadores e defensores da popularização da filosofia na atualidade.
No vídeo em questão, De Botton trata de temas intigantes como identidade, imitação, etc., e não há como não refletir sobre conceitos como personas e personagens; reality show e espetacularização da vida e da sociedade; heterônimos pessoanos criadas a partir de perfis de redes sociais, em que cada um aborda uma temática [tik tok, twitter, facebook, instagram, linkdein, whatsapp, etc] com suas identidades fragmentadas a cada perfil de de social; imitação dos ídolos com identidades frágeis; monetização dos afetos [viralização, engajamento que leva à monetização]; ecos de Freud e Bauman, Lacan e Jung no cotidiano etc.
De Botton possui um olhar muito peculiar sobre as relações humanas e é sempre bom ouvi-lo ou lê-lo, para exercitar a criticidade.
Para complementar essa postagem, recomendo outra belíssimo vídeo e reflexão de De Botton, intitulada "Como a literatura pode mudar sua vida".



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário