quarta-feira, 3 de setembro de 2025
Marqueteiro poético: Anúncio de venda de sítio escrito pelo poeta Olavo Bilac [enunciado e enunciação]
Encontrei, certa vez, esse vídeo na rede social que se trata de Anúncio de venda de sítio escrito pelo poeta Olavo Bilac, história contada por um professor [que não consegui identificar] e que narrada o fato curioso atribuído ao príncipe dos poetas parnasianos brasileiros e que mais que um vídeo motivacional, trata-se de uma breve aula sobre os conceitos de enunciado [o que se diz] e enunciação [a forma, o jeito, o estilo desse dizer].
Todos podem escrever um anúncio de venda de imóvel [enunciado], mas nem todos têm a mesma enunciação [estilo], ainda mais se for um poeta com seu olhar peculiar de ver e descrever as coisas e gentes.
No audiovisual em questao, que apelidei de "marqueteiro poético", é uma provocação filosófica, crítica e literária sobre as formas de dizer algo, ou seja, a enunicação, que é algo único, individual, autoral, enquanto o enunciado é algo mais de sentido geral, específico.
Em relação a uma Redação do ENEM, por exemplo, não convém uma enunciação assim, digamos lírica e artística, pois se trata de um tipo de texto que requer certa formalidade, clareza e objetividade, sem muito espaço para figuras de linguagem, termos dúbios, metáforas e simbologias.
Mas, dependendo da ocasião, o estilo de escrever e descrever algo pode se sobrepor a técnica, métrica e buscar outras formas de sentido e significação ao leitor ou ouvinte.
Observação: Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário