A imagem acima, de meu novo blog, chamado #e_conto (contos eletrônicos), criado a partir de interações via Twitter, utilizando justamente os 140 caracteres possíveis do microblog, e experimentando possibilidades literárias do que batizei de #e_conto , uma tag (palavra-chave) para organizar um conto em curta-metragem mesmo. É uma experiência intimista, sem maiores elaborações, fruto às vezes de conversas no próprio Twitter ou MSN, ora fruto de insight's, ora da da própria inspiração. O primeiro conto eletrônico, batizado de O passageiro das quatro estações trará ao final de cada tweet publicado no meu Twitter @zeroig, a #tag (palavra-chave) #e_conto. O próximo será #e_conto2 e assim sucessivamente, cada vez mais diminuindo a quantidade disponível para criação, em 140 caracteres, menos a #tag. Um exercício de produção textual, de criatividade em espaço diminuto, que provoca clareza, concisão e inspiração na escrita, e que professores de português e literatura poderiam experimentar também com seus alunos.
Visitem o projeto literário #e_conto , no link abaixo:
Incrível o poder da tecnologia na educação, quando educadores sabem compartilhar dúvidas e certezas online. O post abaixo, de autoria do grande amigo e colega Michel Goulart, professor de História, de Criciúma - SC - Brasil, é o resultado de um bate papo informal, via Twitter, que gerou essa incrível pesquisa do Michel, de quem sou fã, por saber unir diversas mídias em seu fazer pedagógico, como games, música, vídeoconferência, etc. Visitem também o blog do prof. Michel, clicando no título da postagem, logo abaixo:
Buenas, este artigo começou despretensiosamente. Meu grande amigo, José Roig, demonstrando admiração pela loiríssima Shakira, resolveu postar no Twitter algumas músicas da cantora. Acabou fazendo menção ao Waka Waka, o hit do momento na Copa do Mundo 2010.
Curioso, resolvi buscar a tradução dos termos africanos que aparecem na música. E o que encontrei vou postar aqui. Espero que seja útil para vocês que não conseguem tirar o Waka Waka da cabeça :)
Bom, para quem não ouviu a música ou viu o clipe, vamos unir o útil ao agradável.
A letra foi criada com base na língua Fang, falada na África Central. Vejam só!
Letra original
Tsa mina mina eh eh Waka waka eh eh Tsa mina mina zangalewa Ana wam ah ah Zambo eh eh Zambo eh eh Tsa mina mina zangalewa Wana wa ah ah
Tradução
Venha, venha, eh eh Faça isto, faça isto eh eh De onde você vem? Isto me pertence ah ah Espere eh eh Espere eh eh De onde você vem? Isto me pertence ah ah
Guerra nos campos
A música da Shakira compara o futebol a um campo de batalha. A letra pegajosa é mais séria do que pode imaginar. Confiram!
Waka Waka
You're a good soldier Choosing your battles Pick yourself up And dust yourself off Get back in the saddle You're on the front line Everyone's watching You know it's serious We're getting closer This isn't over
The pressure's on; you feel it But you got it all; believe it
When you fall, get up, oh oh And if you fall, get up, eh eh Tsamina mina zangalewa Cause this is Africa
Tsamina mina eh, eh Waka waka eh, eh Tsamina mina zangalewa This time for Africa
Listen to your god This is our motto Your time to shine Don't wait in line Y vamos por todo People are raising Their expectations Go on and feel it This is your moment No hesitation
Today's your day; I feel it You paved the way, believe it
If you get down, get up oh, oh When you get down, get up eh, eh Tsamina mina zangalewa This time for Africa
Tsamina mina eh, eh Waka waka eh, eh Tsamina mina zangalewa Anawa ah, ah
Tsamina mina eh, eh Waka waka eh, eh Tsamina mina zangalewa This time for Africa
Waka Waka (tradução)
Você é um bom soldado Escolhendo suas batalhas Levante-se Sacuda a poeira E volte ao caminho Você está na linha de frente Todos estão assistindo Você sabe que é sério Estamos nos aproximando Ainda não é o fim
A pressão aumenta;você a sente Mas você tem o que precisa;acredite
Quando você sair, levante, oh oh E se você sair, levante, eh eh De onde você vem? Porque isto é África
Venha, venha; eh eh Faça isto, faça isto, eh eh De onde você vem? Desta vez para a África
Ouvir o seu Deus; este é o nosso lema Sua hora de brilhar Não espere em linha E todos nós As pessoas estão aumentando suas expectativas Prossiga e cumpra-as Este é o seu momento Sem hesitação
Hoje é seu dia, Eu sinto isso Você abriu o caminho, Acredite
Se você descer, Levante oh, oh Quando você começa para baixo, Levante eh, eh De onde você vem? Desta vez para a África
Venha, venha, eh eh Faça isto, faça isto, eh eh De onde você vem? Isto me pertence, ah ah
Venha, venha, eh eh Faça isto, faça isto, eh eh Venha, venha, quem lhe chamou? Desta vez para a África
Mas o sentido não passa de metáfora. A letra transformou um fato triste e trágico - morte dos soldados africanos - em um significado alegre - no caso, a África sediando a Copa do Mundo. A ironia é que a seleção de Camarões, de onde foi inspirada a letra, foi eliminada já na primeira fase.
Por outro lado, a seleção de Gana, tendo vencido os Estados Unidos nas Oitavas de Final, agora é a única oficialmente representada na música.
E, para finalizar, um pouquinho de Teoria da Conspiração: Na língua Fang, "Waka" significa "faça isto/obedeça". Algo equivalente como o "Just do it", da Nike, patrocinadora da Copa. Ohhhhhh!
O belíssimo videoclipe acima, Wake Me Up When September Ends, da banda GreenDay é um desses momentos mágicos, unindo som e imagem, que considero quase um curta-metragem, pela força da letra (sua poética) e das imagens (igualmente fortes e com garnde conteúdo histórico e literário. Revendo esse clip, tive a ideia de sugerir, via Educa Tube, aos professores de português, inglês e literatura, bem como aos de história e geografia, trabalharem seus conteúdos e competências com o alunado, pois o vídeo permite isso, tratar da tradução do clip original em inglês, bem como trabalhar com uma produção textual em sala de aula com jovens, a partir do que eles interpretaram da história. Pode-se lidar com geografia, história, política etc por conta da história política, pano de fundo para a história de amor que é contada. Enfim, uma atividade curta, tanto em tempo, como em formato, mas que pode ampliar horizontes de ambos, e aproximar professores e alunos, em apenas em 7 minutos e 11 segundos, que poderão durar muito mais que isso... Essa geração é muito vinculada à imagem, ao som, à dança, e isso os educadores precisam ter consciência, para elaborar estratégias de interação. Uma atividade que poderá unir música, literatura, cinema, arte, cultura, história (por que o jovem personagem do clip precisa abrir mão de seu grande amor, por conta doutro amor, à pátria?) etc. Para os professores de inglês, segue o link abaixo, com a versão original do videoclipe:
O educador que quiser inovar, poderá inclusive pedir aos alunos que se reúnam em grupos e que editem um vídeo, usando o Movie Maker, por exemplo, em que estes usem fotos e imagens diversas (da web, da câmera digital, do celular...), aliadas a uma canção que gostem, colocando legendas, traduzindo a canção, etc. Se quiser, podem adicionar esse vídeo ao You Tube, e de lá carregar o endereço para um blog da turma. Estarão todos trabalhando com produção textual, interpretação de texto, edição de vídeo e produção de conteúdo próprio, divulgando a outros, via mundo virtual (internet e blog).
Segue abaixo, vídeo aulas sobre como usar o Movie Maker (editor de vídeos do Windows) e o Kdenlive (editor de vídeos do Linux).
Indicação indireta, via twitter, de Sabrina de Oliva Kehl, graduada em Tecnologia em Processamento de dados, Especialização em Informática na Educação e Licenciatura em Informática, e editora do blog Tecnologia transformando a educação. Trata-se de video com o grupo vocal The Voca People que não usa nenhum tipo de instrumento musical para fazer uma verdadeira sinfonia. A tecnologia aqui, só a gravação desse vídeo. Comento com os professores/cursistas sobre o uso das TICs no ambiente escolar: Muitas vezes podemos utilizar a câmera digital, o celular, depois o editor de vídeos, You Tube, blog e tudo mais, apenas pra registrar e divulgar a sua prática escolar, que nem sempre precisa ter as TIcs como protagonista. Apenas como ferramenta coadjuvante do verdadeiro espetáculo que é o ato de ensinar e aprender em rede, seja a rede pública ou privado de ensino, seja na rede lógica da informática, seja através da rede social, conectada ou não ao mundo virtual. Cabe ao educador - o mestre, ou Maestro, em espanhol - reger essa orquestra sinfônica que é o alunado, cada qual com uma aptidão para um instrumento, seja musical, teatral, esportivo, artístico ou cultural e transpor esse talento para um trabalho multidisciplinar, interdisciplinar, intertextual, colaborativo, educativo e social. É o que chamo de convergência total...
O vídeo acima, produzido pela Microsoft, que mostra uma pequena visão do futuro que nos aguarda, assisti durante a apresentação de Emílio Munaro, Diretor de Educação da Microsoft Brasil, no Painel 1 - O Impacto da Tecnologia na Educação do Século XXI, no Seminário de TI na Educação: Aprendizagem, Empregabilidade e Cidadania, ocorrido em 16/06/2010, em Porto Alegre - RS - Brasil. Emílio Munaro mostrou aos presentes como o rádio levou 38 anos para atingir 50 milhões de lares; que a TV precisou de apenas 13 anos; a web, 5 anos, e o mp3, somente 3 anos. Falou dos 3 modelos de uso dos computadores na educação: - O conservador, com poucos computadores e atividades estáticas; - O reformador, com baixa qunatidade de computadores, acesso mlehor a internet, 1 professor especializado responsável por tudo, atuando como multiplicador (o mais vigente); - o transformador, com 1 microcumpoutador por aluno, PCs disctribuidos pela escola, acesso rápido, professores preparados e motivados, em que o multiplicador atua como Orientador Pedagógico. Que o terceiro modelo, além de ideal, requer a integração da tecnologia no currículo escolar, com o fim do laboratório de informática, como utilizado atualmente, tornando-o um portal como mídia social, promovendo a integração aluno-professor-escola-comunidade. Munaro ainda falou da questão da ligação entre o profissional com o pessoal (o que concordo, pois educador não é um "burocrata do saber", com dia, hora e local marcados para sua intervenção, já que a sua "pedagogia do exemplo" é constante, assim como sua qualificação deveria ser continuada); disse ainda que o currículo deve ser transformador; que a formação inicial do educador deve ser contínua, em serviço, promovendo a efetiva mudança de paradigma. O vídeo acima serve como reflexão sobre o futuro que nos aguarda e a nessidade de lembrarmos aquela citação de Charles Darwin:
"Não é a espécie mais forte que sobrevive, tampouco é a mais inteligente. É a mais adaptável às mudanças."
Na questão das TICs no ambiente escolar e na própria sociedade, os que sobreviverão são justamente aqueles que souberem adaptar o currículo escolar e a sua vida profissional às mudanças que estão em curso (e que salvo algum hecatombe ou previsão fatalista), é um processo irreversível, da cada vez maior integração dos multimeios ao cotidiano, mudando os próprios paradigmas sociais e educacionais. Reparem, no vídeo acima, entre as diversas possibilidades tecnológicas, o jornal do futuro, que poderá ser também uma unidade flexível de informação, transportando dados de um local para o outro. Incrível.
Observação: O Educa Tube agradece a colaboração de Eduardo Chaves, consultor na Educação e Tecnologia, e editor do blog Liberal Space, pela indicação da localização do vídeo acima, após contato via msn. Gracias pela inestimável colaboração.
Assistindo, dia 20/06/2010, na TV, a revista eletrônica Fantástico, da Rede Globo, Brasil, gostei demais da matéria sobre a cápsula do tempo, mostrando experiência feita por um professor de Curitiba - PR - Brasil, com seus alunos em 2000, pedindo que eles, reunidos na casa de uma das alunas, colocassem numa caixa de papelão suas expectativas para dez anos no futuro. Agora, em 2010, foi aberta a caixa e grandes surpresas para ambos. Muitos planos não se concretizaram, muitos deles tomaram novos rumos. A que queria jornalista tornou-se advogada e por ai vai. Uma das moças, nessa viagem ao túnel do tempo, lembrou emocionada da menina que foi e lamentou não ter dado mais atenção aos pais e, especial, à mãe, que se foi, e de ter dado mais importância aos Backstreet Boys (banda popular à epoca, entre os adolescentes). De fato, quando jovens, nem sempre damos importância aos conselhos de pais e professores, mas isso é normal, faz parte do que chamo de a "doce arrogância da juventude", quando acreditamos piamente que podemos fazer a diferença e mudar o mundo. Este ano, o programa Fantástico refez a experiência, agora com alunos de escola do Rio de Janeiro, coletando seus depoimentos, material diverso e expectativa para daqui mais dez anos. Aguardemos 2020 para a abertura dessa cápsula do tempo. Aproveito isso, para apresentar o interessante vídeo acima, Tecnologia en la educación, produzido pela Microsoft, projetando o futuro da própria educação, justamente para o ano 2020, a partir da expectativa de diversos pesquisadores. Vale a pena conferir, e também elaborar com seus alunos e consigo mesmo essa experiência de prever o futuro, sem esquecer de valorizar o passado e viver o presente. Pais e professores detém o que eu denomino de "A pedagogia do exemplo", que embora nem sempre seja percebida pelo filho/aluno no instante vivido, é recuperada em toda a sua intensidade, tempos depois. O importante é plantar no presente as sólidas e profundas raízes da educação para o futuro.
A imagem acima é do blog educacional e colaborativo Special Games, uma bela ideia da coleg'amiga Elisângela Zampieri Panisson, educadora de Curitibanos - SC - Brasil e editora do blog Sobre Educação. O objetivo do blog é ser "Um laboratório de aprendizagem organizado por educadores de forma colaborativa. Jogos e softwares utilizados como recursos para o desenvolvimento de habilidades afetivo-emocionais, motoras e cognitivas como as funções mentais superiores e as estruturas de pensamento, especialmente de pessoas com deficiência intelectual". A professora Elis convidou alguns de seus colegas do mundo virtual, para participar do blog, dentre eles, eu também, o que me trouxe uma grande satisfação de poder trabalhar colaborativamente em mais um blog educacional. Atualmente, o blog é composto por: Elis Zampieri, Karyne Scheffmacker, José Roig e Ivanise Meyer. Mas, os integrantes aceitam sugestões de outros jogos educacionais, que educadores e visitantes considerem interessantes para a utilização no espaço escolar. Para isso, basta indicar o link para o jogo, utilizando o espaço para comentários do blog.
Imagem acima: N'avi do filme Avatar. http://cinemacomrapadura.com.br/imagens/2009/11/avatar-new-poster-423x600.jpg
Foto: Índia pataxó, no programa Globo Ecologia, exibido em 19/06/2010.
Pandora, do filme Avatar, lembra e muito a aldeia pataxó, no Brasil. A vida da na'vi remete muito a vida da índia pataxó. Ambos, ficção e realidade se comunicam com questões atuais: meio ambiente, exploração, sustentabilidade, cultura, aculturação, preservação e defesa da terra e dos recursos natuaris, comunidades e minorias que sofreram e/ou sofrem com a violência do opressor, que tanto pode ser o colonizador de 1500 em diante, ou algum fazendeiro e/ou empresário sem essa consciência histórica e social, no sul da Bahia (ou em qualquer parte), no século XX e atualmente. Essa intertextualidade ocorreu, por acaso - embora, como repita sempre: nada é por acaso, nem mesmo o acaso -, a partir de conversa, em 18/06, com a colega, profª. Eliane Duarte Cunha, do CPA, da EEEF Barão de Cêrro Largo (Rio Grande-RS-Brasil), falando sobre cinema 3D. Ela comentou que com o filme Avatar, de James Cameron, pode-se trabalhar com diversos temas em sala de aula/vídeo com os alunos: meio ambiente, questão indígena, história, arte e cultura, etc. Concordo plenamente, tanto que no dia 19/06/2010, de manhã cedo, enquanto aguardava para proferir palestra sobre Tecnologia educacional e ambientes de aprendizagem em rede, aos professores da EMEF Frederico Ernesto Buchholz, em Rio Grande - RS - Brasil, assistia na TV o programa Globo Ecologia, a respeito da história da aldeia indígena pataxó, em Porto Seguro, sul da Bahia, Brasil, quando fiz imediatamente um link com o filme Avatar, por conta das interrelações entre cinema e realidade. Na verdade, como sempre, é a arte que imita a vida e nem sempre o contrário. O filme de James Cameron é universal, tanto que várias minorias, como palestinos, já se pintaram de azul para se dizer, de certa forma também na'vis, no que tange a opressão que sofrem, num mundo muito centrado ainda na questão da exploração dos recursos naturais e violência contra povo situados em tais locais, usando da força extrema para conseguir seus objetivos. O programa Globo Ecologia, veiculado no sábado, dia 19/06/2010, é uma belíssima produção para se trabalhar em conjunto com o filme Avatar, junto ao alunado e até a comunidade escolar em geral. O programa Globo Ecologia, mostra a luta de três índias da reserva da Jaqueira, em Porto Seguro, sul da Bahia, Brasil, para preservar a terra e a cultura dos pataxós, e da criação em 1998 da Associação Pataxó de Ecoturismo. Os turistas participam de ritual de integração dos índios como o homem branco. Da luta da aldeia, desde sempre para proteger a terra e seus habitantes e também os recursos naturais. Do resgate histórico e cultural. Unir fantasia e realidade, eis uma grande forma intertextual de passar conteúdo pedagógico, tanto por professores de história, como outros mais... A vida é intertextual, e o cinema, uma das formas de estabelecer esse diálogo universal...
Observação: Episódios do Programa Globo Ecologia podem ser acessados através do canal Futura, via seu canal virtual, o Futuratec.
"Futuratec, é serviço criado pelo canal Futura para disponibilizar gratuitamente para download boa parte de seu acervo de programas. São cerca de 700 episódios na íntegra, num formato de arquivo que pode ser gravado em disco para exibição em aparelhos de DVD, facilitando o uso educativo para grupos e turmas que nem sempre têm acesso amplo e permanente a computadores com internet.
Estão disponíveis episódios completos de séries como Passagem Para, Ética, Globo Educação, Globo Ecologia, Globo Ciência, Um Pé de Quê?, Chegados, Tempos de Escola, Dom João no Brasil e muitos outros. Estes conteúdos produzidos pelo Canal Futura podem ser ferramentas úteis para o educador."
Lá é possível buscar, baixar, gravar e compartilhar.
O vídeo acima, foi indicação da profª. Marta Voelcker (que conheci de vista durante a 9ª WCCE - julho/2009 -, em Bento Gonçalves - RS - Brasil), Presidente da Fundação Pensamento Digital, apresentado durante o Painel 3 - Aprendizagem, Empregabilidade e Cidadania, no Seminário de TI na Educação: Aprendizagem, Empregabilidade e Cidadania, ocorrido em 16/06/2010, em Porto Alegre - RS - Brasil. Uma das coisas que sempre comento com amigos e colegas, e colegas que se tornam amigos, no Planeta Educação, é que para podermos desenvolver atividades, projetos e estratégias bem sucedidas junto ao alunado, é preciso, antes de tudo, nos incluirmos no universo dessas "tribos", estabelecer um contato imediato, um diálogo que gere uma comunicação ampla e efetiva. A educação, muitas vezes, avançou profundamente na teoria, mas nem sempre consegue o devido reflexo em uma prática aliada a esse discurso. Saber o que pensa, faz, imagina o jovem, cada vez mais, vivendo no mundo digital, é o grande desafio do educador do século XXI. Tornar-se um mídia-educador como disse Pier Cesare Rivoltella (Revista Nova Escola, março, 2007). Um vídeo para provocar e refletir. Um reflexo do cotidiano escolar.
Apresentação do vídeo no You Tube:
A criança hoje fica confusa ao entrar num ambiente que remonta ao século 19 que caracteriza a estrutura educacional onde a informação é escassa, porém ordeiramente enfileirada em seus fragmentos, com os assuntos classificados em padrões e agendas. (Marshall McLuhan 1967).
A incrível e criativa apresentação acima, intitulada TBoom, assisti durante o Seminário de TI na Educação: Aprendizagem, Empregabilidade e Cidadania, ocorrido em 16/6/2010, em Porto Alegre - RS - Brasil, no lançamento do Programa Jovem Digital, pelo Estado do Rio Grande do Sul e Secretaria Estadual da Educação. Participei como integrante de Núcleo de Tecnologia Educacional Estadual, o NTE Rio Grande/18ª CRE. Um vídeo apresentado por Rubens Saldanha, Gerente de Educação da Intel Brasil, durante o Painel 1 - O Impacto da tecnologia na Educação do Século XXI, no acima citado seminário, e que serve para professores e alunos, pais e filhos refletirem sobre as variadas formas de comunicação no mundo atual. Um pouco da história das comunicações, do tempo dos pais/professores ao dos filhos/alunos.
Apresentação do documentário de 1h 33 minutos (versão espanhola), e já assistido, em sua versão em inglês, por mais de 7 milhões de pessoas:
"Estamos viviendo un periodo crucial. Los científicos nos dicen que solo tenemos 10 años para cambiar nuestros modos de vida, evitar de agotar los recursos naturales y impedir una evolución catastrófica del clima de la Tierra. Cada uno de nosotros debe participar en el esfuerzo colectivo, y es para sensibilizar al mayor número de personas que realizé la película HOME. Para que esta película sea difundida lo más ampliamente posible, tenía que ser gratuita. Un mecenas, el grupo PPR, permitió que lo sea. Europacorp que lo distribuye, se comprometió en no tener ningún beneficio porque HOME no tiene ningún interés comercial. Me gustaría que esta película se convierta en vuestra pelicula. Compártelo. Y actúa. Yann Arthus-Bertrand"
Os dois divertidos vídeos acima, indicação do prof. Reinaldo Nishikawa, conheci durante o curso de extensão "Universo Midiático no Contexto Escolar", promovido pela Unopar - Universidade Norte do Paraná. Curso este que trata do uso das mídias em geral no ambiente escolar. Para que educadores, pais, filhos e alunos avaliem se tem ou são como alguns desses personagens retratados nos referidos vídeos.
Descobri o Circuito Tela Verde, uma iniciativa dos Ministérios da Cultura e do Meio Ambiente do Brasil, através da amiga Ieda Maria Duval de Freitas, professora da rede pública estadual, educadora ambiental, Mestre em Educação Ambiental e minha colega no Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande (ProEA-PRG), em Rio Grande - RS - Brasil. Ieda me mostrou algumas mídias com os vídeos do I Circuito Tela Verde. Por indicação de seu marido José Vicente Freitas, entrei no portal do MMA e descobri o projeto Sala Verde e blog de mesmo nome (abaixo):
Iniciativas como essa precisam ser comemoradas, divulgadas e parabenizadas, de socializar essas informações de grande valia para os educadores ambientais e para toda a sociedade. Por favor, repassem essa informação. E ampliem essa rede socioambiental.
Descobri, via Twitter, o FerramentasBlog.Com, cujo editor é o Marcos Lemos. Como o próprio nome indica, o FerramentasBlog.Com traz uma série de dicas sobre como tornar o blog original e relevante. Ainda estou explorando o conteúdo, mas gostando das indicações, vídeos e demais informações disponibilizadas no blog, pelo Marcos Lemos. Sou um blogueiro educacional que devo muita de minha prática na formação de outros educadores, a partir da interação com outros blogueiros educacionais, mundo afora, e agora também via Twitter. (Quem quiser me acompanhar no microblog basta clicar AQUI.) O blog, pela facilidade de criação e uso, considero é uma das grandes ferramentas de interação que o professor e a escola possuem com seus alunos e comunidade, neste século XXI. Na minha lista de blogs educacionais existem diversos educadores que me são referência por conta de suas reflexões, atividades e outras informações que socializam aos colegas e amigos, via mundo digital, como um imenso banco de dados educaiconal á disposição de qualquer um. Diante disso, poder incrementar o blog, com uma série de recursos tecnológicos, é uma outra forma de incentivar o uso de blogs na educação.
A apresentação de slides, acima, de autoria de Cíntia Vanesa Dias, foi indicação indireta, via twitter, do coleg'amigo Robson Garcia Freire, educador e editor do blog Caldeirão de Ideias, do NTE Itaperuna - RJ. Os 7 desafios da educação, de fato, são situações que os educadores do século XXI se encontrarão e precisarão superar, com colaboração entre seus pares e alunos, procurando também produzir conteúdo próprio e não apenas reproduzindo material de terceiros. Blog, twitter, msn, celular e outros multimeios são algumas das desafiadoras possibilidades multifocais e multifuncionais que se apresentam no meio escolar, manipuladas por alunos, mais com enfoque de passatempo, quando poderiam ser apropriados pelos professores, como mais uma ferramenta de apoio a sua prática escolar. A vida é feita de desafios, e o maior deles é justamente saber bem viver em sociedade.