segunda-feira, 18 de novembro de 2013
Espelhos e reflexos: comercial mais criativo do mundo e a pedagogia do exemplo
O vídeo acima, O comercial mais criativo do mundo, descobri por acaso no You Tube e trata-se de propaganda de conceituada água mineral europeia, mas que trabalha com imagens que me agradam: espelhos e reflexos.
Uma ideia simples de mostrar que diante do reflexo num espelho (seja o retrovisor de um carro ou o vidro espelhado de uma vitrine) todos nos tornamos crianças, mas que pode-se pensar também no sentido inverso desta questão, pois como adultos nós somos o espelho de uma criança, sejamos pais ou professores. É o que denomino de "a pedagogia do exemplo", que causa reflexos (positivos ou negativos) a médio e longo prazo na construção da identidade dos jovens.
Todo educador - pai e/ou professor - precisa ter nitidamente esta consciência (cristalina como a água) de que é espelho (muitas vezes retrovisor da sociedade) e as crianças e jovens (filhos e/ou alunos) são seus reflexos, que muitas vezes podem ficar distorcidos...
Espelhos, reflexos e reflexões...
Nenhum comentário:
Postar um comentário