sábado, 23 de maio de 2015
"O sapato que cresce": Ação que ameniza falta de calçados para crianças carentes
O vídeo acima, "O sapato que cresce", descobri via Twitter no portal eCycle e trata-se de iniciativa da organização The Shoe That Grows (justamente, "O Sapato que cresce") que tem por objetivo amenizar o problema da falta de calçados por parte de crianças carentes, a partir de ideia criativa de um calçado feito com material ajustável e resistente.
Quem acompanha o Educa Tube Brasil sabe o quanto este blog e seu editor valorizam ações simples e eficientes que permitam a continuidade e a sustentabilidade, o que está presente no vídeo em questão. Algo que lembra antigo quadro de programa humorístico da TV, intitulada "Sandálias da Humildade", em que os humoristas convidavam personalidades, algumas consideradas temperamentais, a calçarem as referidas sandálias, estilo franciscano, em uma irônica, sarcástica alusão ao voto de pobreza, igualdade e fraternidade.
Conforme a notícia do portal eCycle:
"Segundo dados de 2012 do Banco Mundial, cerca de 22% da população do planeta vive com menos de US$ 1,25, ou seja, aproximadamente 1,29 bilhão de pessoas vivem abaixo da linha da pobreza.
Isso significa que, para estas pessoas que vivem na miséria, já é difícil ter o que comer todos os dias, logo, suprir outras necessidades básicas, como vestuário, moradia decente e saúde, torna-se praticamente inviável.
Pensando em todos esses obstáculos para tantos terem uma vida minimamente digna, uma organização desenvolveu um sapato que cresce, como uma forma prática de amenizar sérios problemas sociais.
Crianças crescem rápido e perdem seus sapatos com a mesma velocidade. Em países pobres, isso se torna um problema sério para a população mais carente.
O sapato é feito de material resistente e de alta qualidade, além de 'crescer' em três lugares: na frente, nas laterais e na parte de trás, fazendo com que aumente até cinco números. Os materiais utilizados são resistentes para que o calçado dure ao menos cinco anos".
Pensando não apenas na questão ambiental e social desta ideia, mas nas possibilidades educacionais desses coneitos de adaptabilidade de um espaço e tempo à realidade local, para que projetos tenham continuidade, sustentabilidade e durabilidade, além da passagem de um educador por uma turma e escola, há que se refletir justamente pela necessária utilização das "sandálias da humildade" po parte de gestores públicos e escolares, de professores e alunos, funcionários e pais, e a comunidade em geral.
O espaço escolar pode ser ajustável, tanto quanto ao tempo e espaço, se tivermos essa consciência de que projetos simples e eficientes, que permitam esses ajustes, conforme o usuário (aluno, turma, escola), propociam essa durabilidade também enquanto conceito e seus possíveis efeitos.
O Educa Tube Brasil gosta muito de exemplicar isso através da ideia de uma prosaica tomada de rede elétrica na parede de uma sala, seja de aula como de uma casa. Quando há a necessidade, tanto de primeira instalação, como de seu conserto, o bom eletricista testa primeiro as conexões de fios antes de fechar e aparafusar o espelho da tomada, pois, caso não funcione, precisará refazer tudo, perdendo considerável tempo. Ao testá-la em aberto, é possível fazer os devidos ajustes, para só então concluir o serviço.
Assim deveriam ser os bons projetos educacionais, que permitam esses testes em aberto, para as devidas adaptações, para só então serem finalizados, permitindo a continuidade.
Assim deveriam ser pensadas as tecnologias de informação e da comunicação (TIC) no ambiente escolar, passíveis de ajuste, justamente respeitando a realidade local.
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