domingo, 24 de maio de 2015
Uma mensagem especial (além do Tempo e do Espaço) e uma caligrafia espacial
O vídeo acima A Message to Space, descobri na rede social, visitando portal GeekCafé e trata-se da ideia da menina Stephanie, de 13 anos, morando no Texas (EUA), de mandar uma mensagem especial para seu pai também especial e, no caso, espacial, pois é um astronauta que está em missão fora da Terra, que durará sete meses.
Uma iniciativa individual que contou com a ação publicitária de grande montadora de automóveis para se realizar, unindo o útil ao agradável para ambos. A empresa pode se associar a um evento grandioso e a menina conseguir supreender seu pai, em missão no espaço.
Uma ideia simples e particular que se tornou grandiosa e universal justamente por essas tocas entre uma criança e uma grande empresa, proporcionando que a mensagem da filha fosse formada com a ajuda de estratégia de marketing e a oportunidade de testar novos veículos da linha Genesis (po sinal, um nome bíblico, que refere-se ao Início de tudo, à Criação, e neste caso, à criatividade). A ideia que é simples e ao mesmo tempo complexa, do ponto de vista espacial, de a empresa sul-coreana usar 11 desses carros para escrever uma mensagem que pudesse ser vista do espaço, por conta dessa grandiosa "caligrafia".
Conforme a notícia: "Depois de muita, muita preparação (que envolveu análise territorial, metereológica e coisas do tipo), os responsáveis pela ação decidiram que o melhor lugar para escrever a mensagem seria num deserto em Nevada, nos EUA. Levaram 11 carros para lá com 11 super-pilotos e colocaram o plano em prática".
O resultado pode ser visto no vídeo acima, em que o rastro dos carros entrou para o The Guiness Book Of Records, o popular Livro dos Recordes, como a mais longa imagem de rastros de pneus já feita, que combinou com o slogan da empresa: "suas histórias inspiram nosso pensamento inovador".
De fato, quem sabe, sem a ideia da menina, a empresa não teria se assossiado a essa imensa empreitada. Logicamente que os serviços de comunicação podem enviar certas mensagens, mas digamos que esta forma encontrada é mesmo inovadora e motivadora, pois levando em conta a realidade local de cada criança e escola, professores podem estimular a troca de mensagens entre alunos e professores de outras turmas, dentro da escola, por meio convencional e depois tentar trocar mensagens com alunos da cidade, doutras cidades, mundo afora, usando desde o correio tradicional e cartas escritas com papel e caneta, até mensagens enviadas por telefones celulares (SMS), ou outros comunicadores como Messenger, Skype etc. Meios parecidos, mas a criatividade poderá ser o diferencial.
Tentar estabelecer parceria entre a comunidade escolar, entre entidades públicas e/ou privadas para ações simples que tornem-se universais é o desafio da educação e da própria sociedade neste século XXI. O particular (a necessidade de uma filha falar com o pai afastado, pelos mais variados motivos, seja astronauta ou não) e o universal, que poderá ser a forma de comunicação, podem incentivar a outras pessoas estabelecerem outros tipos de parcerias e iniciativas inovadoras.
O uso de uma música clássica, para o vídeo em questão, remete logicamente ao clássico da ficção científica 2001 - Uma Odisseia no Espaço, escrito por Arthur C. Clarke e dirigido por Stanley Kubrick, conforme vídeo abaixo, com a cena inicial do filme e antológica do cinema, que editada para fins pedagógicos é intitulada de "Tecnologia - Quem, Onde, Como, Pra Quê", em que mostra o lado positivo e negativo dos artefatos tecnológicos:
Mal comparando, de certa forma, a arte ruprestre foi uma mensagem no tempo e no espaço, que os homens das cavernas deixaram para nós... E o que distinguem os seres humanos dos demais primatas, animais e seres vivos é o poder dessa comunicação.
Pensando o tema comunicação, poderia ser elaborada uma atividade interdisciplinar entre professores de história e português e seus alunos, sobre a história da comunicação )e das tecnologias da comunicação e da informação) entre as pessoas, desde os pimórdios da humanidade, da arte rupreste até o tablet. Que tal? Fica a sugestão.
Não importa a distância entre pais e filhos, professores e alunos, educadores em geral, do ponto de vista espacial, se podemos interagir, graças às tecnologias da informação e da comunicação. Não importa a dimensão dos desafios se podemos contar com o trabalho em equipe (como os 11 pilotos dos automóveis) e estrutura (GPS, planejamento, organização).
O que importa é saber se comunicar no tempo e no espaço, seja o tradicional ou o sideral. ;-)
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