segunda-feira, 11 de julho de 2016
'KasBrella': O guarda-chuva invertido (tão simples, depois que alguém reimagina a roda!)
O vídeo acima KasBrella, encontrei no Facebook da colega e amiga Solange das Graças Seno, educadora de São Paulo (SP), Brasil e trata-se de guarda-chuva invertido, ideia tão simples, depois que alguém reimagina a roda!
O genial nessa "engenharia reversa" é que seu inventor apenas inverteu o princípio do abrir e fechar e dinamizou seu uso. Reinventou o objeto a partir dele próprio!
E isso que, como educadores, muitas vezes fazemos, ressignificando as coisas, principalmente as metodologias, diante das tecnologias. É a engenharia reversa que precisamos pensar no ambiente escolar, quando transformamos a câmera de um smartphone, tanto num scanner para digitalizar imagens e textos, como usar a câmera frontal como um espelho para pentear o cabelo, retocar a maquiagem, etc. A criatividade de cada um dando outras funções, não previstas de fábrica, mas possíveis, pela simplicidade percepção de outras possibilidades.
Como este blog sempre reafirma: "Novas tecnologias requerem novas metodologias".
KasBrella, pela pesquisa que fiz na internet é um projeto de financiamento coletivo, e que já existe para a venda online. O preço unitário é baixo, mas o valor do envio pelo correio é caríssimo, por conta das taxas internacionais (vide link AQUI).
Mais que o guarda-chuva em si, esta postagem destaca justamente o conceito nele existente, de inverter a lógica de seu funcionamento sem mudar muito a estrutura do mesmo. Algo que a educação precisa pensar para se reinventar, dinamizando seus procedimentos sem ser preciso transformar tudo, apenas aquilo que requer uma nova dinâmica.
Uma postagem para provocar reflexão, debate e quem sabe, ideias reversas no ambiente escolar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário