sábado, 19 de novembro de 2016
Como o jogo, a música e a diversão levaram a grandes invenções e inovações, por Steven Johnson
O vídeo acima How play leads to great inventions (Como o jogo levou a grandes invenções, tradução livre), que acrescento a música e a diversão em sentido geral, é um incrível, divertido e criativo material produzido pelo escritor Steven Johnson para o TED.
Conforme apresentação do vídeo no You Tube: "A necessidade é a mãe da invenção, certo? Bem, nem sempre. Steven Johnson nos mostra como algumas das ideias e tecnologias mais transformadoras, como o computador, não surgiram por necessidade, mas sim pelo prazer estranho do jogo. Compartilhe esta fascinante e ilustrada exploração da história da invenção. Você encontrará o futuro onde quer que as pessoas estejam se divertindo mais".
Jogo, diversão, música arte e cultura em geral são elementos que fazem parte do cotidiano e da história da humanidade, e por isso mesmo devem ser cada vez mais incorporadas à educação.
O Educa Tube Brasil também recomenda outra interessante palestra de Steven Johnson ao TED, intitulada "De onde vêm as boas ideias" link logo a seguir, em que ele demonstra como as ideias não são apenas fruto de inspiração, tratando do que denomina de "rede líquidas", dos cafés de Londres, que levaram a amplas conexões entre seus usuários, muitos deles, figuras ilustres que trocaram ideias entre si e geraram inovações a partir da criatividade estimulada pelo ambiente (bastando ativar as legendas, escolhendo o idioma no menu, no canto inferior direito da janela de exibição do mesmo:
DE ONDE VÊM AS IDEIAS - STEVEN JOHNSON
Johnson pesquisou esses padrões recorrentes nos ambientes que geram inovações e criatividade, pensando nas possibilidades de replicá-los noutros ambientes gerando igualmente inovações e criatividade. E ai, o editor deste blog ficou imaginando a questão espacial que envolve as escolas de como ambientes em que a arquitetura escolar é inovadora repercute por demais na criatividade dos professores e alunos ( existem diversos exemplos no blog, como as escolas de educação infantil em Reggio Emília, na Itália; o jardim de infância no Japão; a escola Raio de Sol, no Brasil etc).
Johnson fala da importância das metáforas e de linguagem que conduzem a momentos de criatividade e inovação e comenta como a sincronia com o outro se estabelece. Que grandes ideias precisam de um período longo de incubação, e que são frutos também de intuição e instinto.
Didaticamente, Johnson demonstra que os espaços de interação existem desde a antiguidade, de Aristóteles Sócrates e Platão, até os cafés londrinos. E ao observarmos as imagens, de fato parece um espaço caótico, quando na verdade está ali o devido espaço para trocas de ideias que geram conhecimento mútuo. Assim deveria, digo eu, também funcionar a escola do século XXI e algumas grandes empresas de tecnologia têm se valido de espaços transformadores para proporcionarem suas inovações.
Johnson alega que uma ideia criativa e inovadora é o resultado de uma rede de outras ideias que geram esse conhecimento, como uma rede de neurônios...
Por fim, fantástica é a história por trás do Sputnik que gerou o GPS, a partir de uma conversa em um café entre cientistas. Johnson fala em "mentes conectadas" que proporcionaram isso, e o Educa Tube Brasil ressalta a seguidamente a importância de que professores percebam que a atual geração que é audiovisual, já traz em si os conceitos que nos equipamentos eletroeletrônicos veem embutidos: mobilidade, portabilidade, intuitividade, interação e convergência.
Os dois vídeos de Johnson contemplam muitas ideias que este blog educacional sem fins lucrativos, tem destacado a cada postagem: da importância da arte, da cultura, dos jogos, da tecnologia se incorporarem ao fazer pedagógico já que fazem parte do contexto social do alunado; e de que estes conceitos dos equipamento que já existem nos jovens, sejam melhor aproveitado no ambiente escolar.
E o exemplo que Steven Johnson utiliza para demonstrar sobre essa rede de conhecimento que se cria é sobre o projeto de incubadora neonatal na África que se vale de peças sobressalentes de automóveis para seu conserto e manutenção. Assistam, pois vem ao encontro do que o Educa Tube Brasil defende: a simplicidade permite a sustentabilidade e continuidade de ações e projetos; já que inovar não é criar algo totalmente novo, mas também transformar o que já existe, dando-lhe novo significado e função.
Nenhum comentário:
Postar um comentário