domingo, 31 de dezembro de 2017
"O fantástico livro voador" e breve reflexão sobre a importância da leitura
O vídeo acima, cena da premiada animação Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore, foi indicação via Facebook pela colega e amiga Josane Batalha Sobreira, educadora de Campinas (SP), Brasil e faz uma bela e poética reflexão sobre a importância da leitura: "Um livro que não se lê, é um livro que morre".
Estimular a leitura, tanto de livros impressos como digitais, tornar uma biblioteca escolar em um local vivo e não mero depósito de livros, são ações educativas cada vez mais necessárias para estimular a criatividade, a criticidade, a interpretação de textos e a produção textual. Quem lê viaja sem sair do local é muito mais do que um "lugar-comum". Valer-se de cenas de filmes, animações, curtas-metragens, clipes são formas de promover mais do que uma dinâmica de grupo. Uma forma de sensibilizar o público para um tema a ser proposto e um projeto a ser trabalhado em equipe.
sexta-feira, 29 de dezembro de 2017
Dark Stories: aplicativo que mescla narrativa, solução de enigmas e diversão coletiva
A imagem acima Dark Stories é um aplicativo que meu filho (Allan, de 12 anos) indicou e que joga em seu smartphone. Trata-se de um app que mescla narrativa, resolução de enigmas e diversão coletiva.
Conforme apresentação no Google Play: "Dark Stories é um jogo fácil de jogar e divertido, mas algumas das histórias são bastante difíceis de resolver. Todas as histórias são fictícias. Para resolvê-las, os jogadores precisarão provar suas habilidades como detetives". E é recomendado que seja jogado em grupo.
COMO JOGAR
Dark Stories deve ser jogado em grupo. Uma pessoa, designada como narradora, escolhe um enigma e lê sua descrição em voz alta. Depois, o narrador lê sua solução sem dizer às outras pessoas. Os outros jogadores deverão fazer perguntas para resolver o enigma. O narrador só pode responder às perguntas usando "Sim", "Não" ou "Não é relevante". A única solução possível é aquela fornecida na parte de trás de cada carta enigma. Se a resposta ainda não for suficientemente clara, os jogadores devem seguir a interpretação do narrador do enigma.
Um bom recursos para trabalhar com interpretação e produção textual com alunos.
Para baixar e testar o aplicativo, basta clicar no link abaixo:
DARK STORIES - APP
quinta-feira, 28 de dezembro de 2017
Vida de Professor: divertido e reflexivo "Stand Up", de Diogo Almeida para além da educação
O vídeo acima Vida de Professor, foi indicação da colega Cláudia Borges, educadora de Rio Grande (RS), Brasil e trata-se de "stand up" do humorista Diogo Almeida e retrata o cotidiano escolar.
O curioso que certa fala de Diogo vem ao encontro do que falo há anos: "de que entendo os filhos (alunos) quando conheço os pais". É uma expressão que podemos chamar de "lugar-comum", já que todos que lidam com público e com a educação em especial, já tiveram essa sensação, de que os filhos são os espelhos de seus pais e/ou responsáveis, tanto positivamente como negativamente.
Uma pequena peça de humor que diz muita coisa do que acontece no ambiente escolar e que serve não apenas para reflexão, mas para pensar neste grande reality show que é a educação, que poucos conhecem a fundo - com toda a sua complexidade - e muitos palpitam.
A vida de professor não é apenas feita de metodologia e didática, mas muitas vezes fruto da resolução de problemas, que nem sempre são criados pela escola. Muitas vezes vêm da comunidade. A escola é o reflexo da sociedade. E se a sociedade desconhece a realidade escolar, se cobrar além da instrução, uma educação que também compete à própria família, há que se discutir seriamente o papel social de cada um: do aluno, do professor do gestor escolar, do gestor público, da família e da sociedade.
Um vídeo como este serve não apenas para o professor de suas histórias, mas de propor mudanças sérias nessa realidade.
Que 2018 seja um ano melhor para a Educação, sem tanto patrulhamento intromissão de figuras alheias à educação, tentando cercear o próprio desempenho da profissão.
quarta-feira, 27 de dezembro de 2017
Astronauta de sucata: curta-metragem com temática ambiental é o vencedor do Festival de Cinema Escolar de Alvorada (RS)
O vídeo acima Astronauta de Sucata foi indicação inderata do amigo Josias Pereira, professor da Faculdade de Cinema da UFPel, de Pelotas (RS) Brasil e trata-se do curta-metragem vencedor do Festival de Cinema Escola de Alvorada (RS), obtendo os seguintes prêmios: Vencedor dos prêmios de Melhor Filme, Melhor Atriz e Prêmio Sirmar Antunes de Protagonismo Negro, no 3º FECEA em Alvorada/RS.
Filme produzido pelo grupo Construindo Caminhos durante oficina de Audiovisual, ministrada por Alex Racor, no Centro Franciscano Pedro Chaves Barcellos, em Alvorada/RS. Com colaboração de todos os grupos da instituição G1, G2 e G3. Tendo como educadores responsáveis: Miguel Barreto, Osmar Moraes da Silva, Alessandra Silva e Irmã Fátima Lessa. Trabalho finalizado em Nov/2017.
Um criativo divertido e originalíssimo curta-metragem que como o próprio título indica, trabalha com os conceitos de reciclagem e de cuidado com o meio ambiente, utilizando os mais variados materiais para compor cenário, figurino e contexto.
Além do cinema é utilizada a música para passar uma mensagem universal, além da apropriada citação de São Francisco de Assis.
Um belíssimo curta-metragem que mescla gravações animações, apresentações diversas, com um resultado incrível e motivador.
Parabéns aos alunos e professores envolvidos na produção deste curta-metragem estudantil.
terça-feira, 26 de dezembro de 2017
Três plataformas de conteúdo audiovisual com potencial educativo: Afroflix, VideoCamp e LibreFlix
Descobri na rede social o Centro de Referências em Educação Integral, que selecionou três plataformas online e gratuitas que oferecem conteúdo cinematográfico com temas que dialogam com o conceito de educação integral. São filmes, documentários, séries e animações que discutem direitos humanos, educação, infância, gênero, questão racial, entre outros pontos. São eles o AfroFlix, o VideoCampo e o LibreFlix, que seguem abaixo descrições e links para visitação:
AFROFLIX
O AFROFLIX é uma plataforma colaborativa que disponibiliza conteúdos audiovisuais a partir de um critério: pelo menos uma pessoa negra assina uma área de atuação técnica/artística da produção. Criado em 2016 de forma independente, o site oferece mais de 100 títulos brasileiros, classificados em oito categorias como documentário, experimental e ficção.
O objetivo da iniciativa é chamar a atenção para as produções e fazer com que circulem pela rede. Por isso, qualquer usuário pode assistir os conteúdos e indicar novos títulos para o site, desde que sigam o critério mencionado.
O destaque da plataforma é o filme “Batalhas”, produzido pelo próprio AFROFLIX, sobre o espetáculo “Na Batalha”, que narra a história do funk por meio do passinho – dança contemporânea das favelas cariocas.
VIDEOCAMP
O VIDEOCAMP é o resultado da parceria entre Instituo Alana e produtora Maria Farinha Filmes, a plataforma funciona como uma espécie de curadora de conteúdo. O Videocamp faz a ponte entre os produtores e o público, reunindo produções audiovisuais nacionais e internacionais com viés social e provocativo, como os filmes “O começo da vida” (2016) e “Criança, a alma do negócio” (2008).
A ferramenta é gratuita e para navegar é preciso criar uma conta de acesso à plataforma. Também é possível solicitar exibições gratuitas e públicas dos filmes, mas para isso é necessário reunir o número mínimo de cinco espectadores. Além disso, o Videocamp permite ao usuário comentar e classificar as produções.
LIBREFLIX
O Libreflix é uma plataforma que reúne conteúdo audiovisual independente e de livre exibição, como os documentários “Freenet”, “Educação Proibida” e “Quem matou Eloá?”. A premissa do site é a do compartilhamento de cultura, ou seja, que conteúdos relevantes atinjam cada vez mais pessoas.
Por isso, a plataforma é aberta e colaborativa, incentivando o acesso e que os usuários adicionem filmes, séries ou documentários, com a condição de que a produção não tenha restrição de direitos autorais.
domingo, 24 de dezembro de 2017
Bloco de notas: notando e anotando as pessoas ao redor
O vídeo acima Post-it, descobri por acaso no YouTube e me encantei com o lirismo deste curta-metragem que fala de coisas tocantes. Uma moça solitária sentada em um banco de praça percebe a chegada de um rapaz e sua misteriosa caixa. Da conversa estimulada por ela, sabe-se um pouco do jovem e do conteúdo da tal caixa, com pertences do trabalho de sua mãe, dentre elas o post-it, que é o prosaico e eficiente bloco de notas com folhas adesivas que serve para autocolar lembretes em livros e outros locais.
Com a chegada de um terceiro personagem que se senta entre o casal o bloco de notas passa a ter papel fundamental, aproximando os três e fazendo que a moça e rapaz possam dialogar por meio de pequenos recados, em palavras-chave, que definem um ao outro. Daí em diante Claire e Elroy saem pelas ruas distribuindo as folhas amarelas adesivas colando nas pessoas, escrevendo antes uma pequena característica de cada um. Notando e anotando as pessoas, Claire fez Elroy mudar seu jeito de ver o mundo e encarar a vida, sendo por ele marcada ao final do vídeo com a palavra "Nosey" (intrometida). Muitas vezes pessoas se intrometem em nossa vida para mudar nossa forma de interagir com o entorno e conosco.
Uma brincadeira divertida e uma mensagem de solidariedade. De comunicação em pequenos textos quase telegráficos. Uma ideia que pode ser reproduzida em projetos em sala de aula, numa dinâmica de grupo, em alguma atividade que envolva o autoconhecimento, em um "chá de bebê", em um encontro de final de ano, tipo amigo secreto etc. Em que possamos com pequenas anotações ir qualificando alguém ou propondo um desafio de escrita coletiva, de poemas, contos, crônicas a partir da escolha de certas "palavras mágicas" que poderão ser coladas em quadros, paredes, cadernos etc.
Fica aqui registrada a ideia (e minha autoria) neste projeto literário que poderá ser feito em parceria com outros educadores e seus alunos.
Pra quem quiser conhecer um pouco da origem do post-it, recomendo clicar AQUI.
Observação: As legendas e sua tradução podem ser ativadas na barra inferior da janela do vídeo.
sábado, 23 de dezembro de 2017
Poesia em imagens: um videoclipe em forma de animação que une poesia e imaginação
O vídeo acima You Are The Reason (Você é a razão), do cantor Callum Scott, que descobri no YouTube e trata-se de um videoclipe com belíssimas animações. Um livro literalmente vivo, em que cada imagem ilustra os versos da canção.
Um vídeo que me deu algumas ideias para futuro projeto educacional, mesclando justamente música, imagem, poesia, desenho, interpretação e produção textual com alunos. Um videoclipe que proporciona unir poesia, música, HQ e imaginação.
Futuramente divulgarei o referido projeto literário aqui neste blogue educacional.
No clipe, o livro literalmente cria vida, algo que lembra cena antológica do filme As Crônicas de Nárnia: a viagem do peregrino da alvorada (vide abaixo), quando a tela na parede do quarto começa a transbordar além da imagem de uma barco no mar, inundando toda a peça e levando os jovens para o reino encantado. A literatura e o cinema são estas formas de teletransportar a imaginação para um outro mundo. E é possível incorporar o cinema e a literatura ao cotidiano escolar, dentro de uma proposta pedagógica criativa.
Enquanto isso, fica aqui a sugestão aos educadores de arte e literatura, de língua portuguesa e inglesa de pensarem projetos intertextuais, valendo-se das múltiplas formas de expressão artística em seu fazer pedagógico.
quarta-feira, 20 de dezembro de 2017
Amigo que é amigo não deixa o outro na mão e a magia da matemática
O vídeo acima Quando o teu melhor amigo não te deixa na mão encontrei na rede social Facebook da colega e amiga Tania Cristina Garibaldi Vieira, educadora de Rio Grande (RS), Brasil e é um vídeo hilário que dá para refletir sobre a aprendizagem.
Um vídeo que dialoga com 5 x 5 = Natal, que se trata de uma cena do belíssimo filme Cinema Paradiso, que já foi utilizada tempo atrás no Educa Tube Brasil, justamente para discutir sobre o aprender e o memorizar, conforme link abaixo:
Cinema e Matemática: entre o memorizar e o aprender ( 5 x 5 = Natal)
Vídeos assim e outros mais sobre matemática, cenas de filmes e filme em que professores e alunos discutem o papel da matemática podem ser utilizados em sala de aula para valorizar o potencial da disciplina, usando a brincadeira para falar de algo sério.
segunda-feira, 18 de dezembro de 2017
Star Wars Medley ao som de escaletas tocadas por dois criativos e divertidos jovens
O vídeo acima Star Wars Medley, foi indicação do colega e amigo Fernando Luis músico e poeta de Rio Grande (RS), Brasil.
Um show de criatividade e humor, já que os dois jovens encerram a apresentação com uma clássica canção dos primórdios do cinema. Música, cinema e imaginário. Arte e cultura. Múltiplas formas de expressão e de interação com as diversas gerações de fãs da série Star Wars e doutros clássicos da música e do cinema, que permitem pensar diversos projetos entre professores e alunos. Existem nas salas de aula talentos natos e outros a serem descobertos. Através da arte e da cultura é possível promover a interação e a integração do aluno ao conteúdo curricular, desde que feito de forma planejada e adequada. Que não seja apenas a arte pela arte, mas a arte-educação, a arte na educação.
domingo, 17 de dezembro de 2017
Lily e o boneco de neve: uma encantadora animação digital que incentiva o uso da imaginação
O vídeo acima Lily and the snowman I(Lily e o boneco de neve) é um curta-metragem com áudio da canção Snowman, da cantora Sia, é uma animação encantadora que conta a história de uma menina, seu boneco de neve e o carinho de sua mãe.
Mais que isso, é um grande material para valorização do imaginário infanto-juvenil através das luzes e sombras que se formam no muro da casa da menina, e das imagens formadas pelo boneco, que também é fruto da imaginação.
Uma bela mensagem que mostra mãe e filha unidas pelo mesmo imaginário. Pais e filhos, professores e alunos podem se comunicar da mesma forma valendo-se de suas memórias sentimentais, em projetos educacionais e de vida.
Ou como consta na legenda final da animação: "Arranje tempo para o que você ama" ou para quem você. Pais e professores precisam conhecer o mundo de seus alunos e filhos para poderem interagir e talvez buscando nas próprias memórias possam melhor dialogar com as novas gerações.
Seguindo o espírito natalino, indico logo abaixo um belo clipe Christmas Lights (Luzes de Natal) de uma de minhas bandas (largas) favoritas, Coldplay:
domingo, 10 de dezembro de 2017
Presentes que vêm do coração e o verdadeiro Espírito de Natal que não têm preço, só apreço!
O vídeo acima, Presentes que vêm do coração, descobri no Facebook da poet'amiga Ju Blasina, e trata-se de campanha do CDL - Centro de Diretores Lojistas da cidade do Rio Grande, no extremo sul do Rio Grande Sul, Brasil onde resido e é comovente por diversos componentes>
O ator que encarna o "Espírito de Natal", Pablo Machado dos Santos, filho de minha colega e ex-professora Surama Santos é um talentoso artista que recentemente me cativou na apresentação Natal Luz, no Asylo do Rio Grande, apresentando a encenação do Presépio Vivo, naquela instituição. Além disso, Pablo é um vencedor. Sobreviveu a um assalto em que foi alvejado e esteve em estado crítico, e agora nos brinda com lindas apresentações, vestido de palhacinho.
Na Promoção do CDL Rio Grande, Pablo, vestido de "O Espírito do Natal", entrevista no centro da cidade e em shoppings de Rio Grande, diversas pessoas que abrem um presente com uma palavra mágica: AMOR, GRATIDÃO, CORAGEM, FORÇA, FÉ e outras mais. A reação das pessoas, a emoção dos encontros já valem por si só, por resgatar em nós o humano, o verdadeiro espírito de Natal, que não tem preço, só apreço, como digo àqueles que a gente gosta e que gostam da gente.
A arte esta em toda parte e a cultura é que nos une em sociedade.
Como educador, usando da arte, cultura e tecnologia em meu fazer pedagógico, sei o quanto é importante sensibilizar o aluno para o mundo em que vivemos, do quanto é necessário dialogar com as gerações estabelecendo uma troca de experiências e de saberes. De que a verdadeira rede social começa na família, se amplia na escola e permanece na sociedade, seja de forma digital ou não.
Pequenas ações, como esta, promovem a empatia, a solidariedade, a alteridade, a interação, no verdadeiro espírito social de comunidade. Parabéns ao Pablo, ao CDL e a todos que mantém acessa a chama da solidariedade e da humanidade entre nós...
quinta-feira, 7 de dezembro de 2017
Sem palavras: comovente publicidade natalina que trata da inclusão de deficientes auditivos
O vídeo acima, que batizei de SEM PALAVRAS, conforme encontrei por acaso no YouTube, trata-se de campanha publicitária natalina (2017) de rede de lojas de vestuário que comove por trazer um assunto atualíssimo, inclusiva que foi tema da redação do Enem - Exame Nacional do Ensino Médio de 2017: a inclusão.
O comercial que parece um curta-metragem conta a história de duas meninas com dificuldade de comunicação, até que uma dela descobre o real motivo: nãos e tratava de antipatia ou falta de empatia, mas de limitação por deficiência auditiva (surdez).
Eu, José Antonio Klaes Roig (editor do blog Educa Tube Brasil), já coordenei entre 2005 e 2007 projeto de informática na educação especial, em parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional que atuava e os professores da educação especial da EEEF Barão de Cerro Largo, de Rio Grande (RS) Brasil. Na oportunidade, eu como formador no uso dos multimeios na educação, tinha como atribuição principal capacitar professores da rede pública estadual no uso das TIC e Mídias na Educação. O projeto com alunos da educação especial surgiu das tratativas do professor Nerocy Miranda Filho (coordenador do NTE à época) com a professora Jane Alano (da Escola Barão). Com a ida do prof. Nerocy para a iniciativa privada, assumi a coordenação do NTE e do projeto, readaptando-o às novas turmas, pois além de alunos deficiência mental foram incorporados alunos com deficiência auditiva, visual e portadores de altas habilidades. E o mais interessante neste projeto é que todos os envolvidos, de professores a alunos, TODOS aprendera uns com os outros. Minha formação na tecnologia precisava do conhecimento da educação especial que os professores tinham, e ambos contamos também com auxílio de monitores: alunos com deficiência auditiva e visual que nos auxiliaram no uso de softwares e programas que os mesmos utilizavam em seu cotidiano. O o mais interessante de tudo: alunos ouvintes aprenderam com relativa facilidade a Libras - Língua Brasileira de Sinais para se comunicar com os colegas surdos, mesmo que estes mesmos alunos (ouvintes) tivessem dificuldades em algumas disciplinas como matemática, por exemplo. O que fez os professores envolvidos no projeto refletir sobre a própria questão da aprendizagem que muitas vezes funciona em função do interesse despertado por alguma atividade significante.
A inclusão tem que ser pensada, não apenas como integração e interação do portador de alguma necessidade especial com a realidade dos demais, mas principalmente da interação e integração de ouvintes com os surdos de videntes com cegos etc. Conhecer o outro, sentir suas limitações é mais do que um exercício de alteridade, mas uma necessidade para que possamos TODOS pensar o próprio ato de aprender e ensinar.
Sem palavras, mas com ações é possível realizar mais coisas que com cem palavras... Quase sem palavras fico quando vejo iniciativas que promovem o respeito à cidadania, ao diferente, ao desigual propondo uma equidade de realizações...
segunda-feira, 4 de dezembro de 2017
Divertida e criativa encenação de nado sincronizado feita por alunos do 5º ano
O vídeo acima, Nado Sincronizado, encontrei no Facebook da colega e amiga Jucelene Pacheco, educadora de Rio Grande (RS) Brasil e trata-se de encenação de alunos do 5º ano no show de talentos de uma escola, que mescla bom humor, simplicidade e criatividade. Um exemplo de como é possível ser criativo usando poucos recursos, obtendo um ótimo resultado.
Coisas criativas que ocorrem nas escolas e que precisam ser documentadas e divulgadas.
Quem souber o nome da escola e a cidade, favor deixar aqui nos comentários desta postagem pois não consegui identificá-los.
sexta-feira, 1 de dezembro de 2017
O YouTube como pequena máquina do tempo através da memória audiovisual coletiva
O vídeo acima São Francisco 1906 e descobri no YouTube, que considero uma pequena máquina do tempo justamente por possibilitar que encontremos vídeos sobre todos os assuntos, principalmente material histórico como o que mostra pouco menos de 10 minutos de um passeio pelas ruas da cidade de São Francisco, nos primórdios do século XX, quando os primeiros automóveis começaram a rodar pelas cidades.
Não somente o professor de História, mas principalmente este, tem ao seu dispor um riquíssimo acervo de vídeos, documentários etc que possibilitam ilustrar suas aulas e estimular o debate sobre a história do conhecimento.
Evidentemente que não se assemelha as imagens de um Grand Thief Auto (GTA), mas para quem é pesquisador, poder simular um passeio por ruas e cidades antigas é uma sensação inestimável. Poder convidar filhos e alunos para este passeio, melhor ainda. Pensar que o próprio GTA pode ser um espaço virtual de aprendizagem em interação com vídeos históricos, melhor ainda. Basta criatividade, dinâmica e e planejamento de integração do conteúdo programático à atividade em questão.
Reunir fotografias e vídeos antigos da escola, de professores pais e alunos e editá-los como pequenos documentários e socializ-alos em blogs e em apresentações na comunidade escolar.
Contextualizar situações como bondes elétricos que existiram até algumas décadas atrás e que sumiram em prol do petróleo/gasolina e hoje retornam os carros elétricos como algo moderno, é também dialogar entre gerações e sobre conceito como o que é de fato moderno e antiquado. Do vidro que foi substituído pelo plástico. De discutir conceitos sobre educação ambiental, reciclagem de coisas e ideias.
Abaixo, outros vídeos de décadas passadas:
quarta-feira, 29 de novembro de 2017
Felicidade: animação de Steve Cutts sobre o vazio existencial preenchido pelo consumo
O vídeo acima Happiness (Felicidade) de Steve Cutts é uma impressionante e reflexiva animação "Sobre o vazio existencial sendo preenchido pelo consumo de lixo industrializado... Triste geração viciada em black fryday!". OU como disse certo alguém: de quem gasta o que não tem para comprar o que não precisa.
Uma animação que descobri por acaso no Facebook mas que é um reflexo do momento em que vivemos, todos correndo atrás de uma falsa felicidade, dos paraísos artificiais, de coisas para completar esse grande vazio, quando o TER é mais importante que o SER, de fato, feliz, com coisas simples da vida. br /> Um ótimo material para dinâmica de grupo para se pensar sobre o conceito de felicidade, além dos padrões de consumo impostos pela publicidade e os meios de comunicação.
domingo, 19 de novembro de 2017
Seu Darth: comercial que é convite ao diálogo entre as gerações e viagem à imaginação
O vídeo acima que intitulei de Seu Darth é um criativo comercial criado por empresa de jogos eletrônicos para anunciar o lançamento de Battlefront II e descobri na página do Facebook de Mob Nunes, professor e premiado produtor cinematográfico estudantil.
O comercial que na verdade é também um curta-metragem que promove um diálogo entre gerações, de professores com alunos, de pais com filhos, de mestres jedis com padawans, de gamers com cinéfilos ao contar a história de duas crianças que compartilham o amor pela série e saga Star Wars e que vão crescendo cultivando este imaginário até a adolescência, numa experiência de imersão naquele mundo de fantasia, assim como fazem os leitores diante de um livro.
O imaginário, através da arte e da cultura é uma grande forma de estabelecer uma linguagem universal com filhos, alunos, pais, outros professores e a comunidade escolar. Trabalhar com audiovisual, com cenas de filmes, vídeos diversos (comerciais curtas, animações, slides etc) é o que o editor deste blog educacional tem feito em sua prática pedagógico, sendo formador de professores no uso dos multimeios ou em projetos em parceria com educadores e seus alunos, pelo planeta Educação.
Games, cinema, tecnologia, arte, cultura são recursos tecnológicos e também pedagógicos, quando utilizados dentro de um planejamento que una a diversão com a aprendizagem. O próprio professor pode ser visto pelos alunos como um severo "Seu" Darth Vader ao mesmo tempo que os professores podem ver sua turma como uma stormtrooper, caso não exista empatia, sinergia, alteridade, interação e integração entre os meios e os fins. Os meios ou métodos educacionais utilizados pelo mestre (jedi ou não) e os fins pedagógicos, que é o objetivo principal que fazem pais matricularem seus filhos em uma escola.
Promover este diálogo entre gerações é essencial para jedis e padawans da galáxia Educação.
quinta-feira, 16 de novembro de 2017
Soar: belíssimo curta-metragem de animação para reflexão sobre a aprendizagem que acontece em toda parte
O vídeo acima SOAR, foi indicação da colega e amiga Josane Batalha Sobreira, educadora de Campinas (SP) Brasil e editora do Josobreira's Blog.
Trata-se de curta-metragem de animação digital em 3D, de Alyce Tzue, que já na primeira vez que assisti, me causou um profundo encantamento e em seguida, ao revê-lo, me aprofundou mais ainda a sensação, proporcionando-me mais reflexões a partir das cenas que se desencadeiam, e que me permitiram pensar sobre o processo de educação como um todo, não apenas o ensino formal mas a aprendizagem invisível (como diz Cristóbal Cobo), que ocorre além da sala de aula e dos muros da escola, no cotidiano extraclasse do aluno.
A história é simples e universal, mas encantadora:
Em um dia como outro qualquer - mas sempre destaco que nenhum dia, nem um só dia é como outro qualquer -, um menino solitário está no quintal de sua casa com seu pequeno avião de brinquedo tentando fazê-lo voar... sem muito sucesso. Com o manual na frente e o garoto não consegue manter seu avião de brinquedo no ar... Desanimado, tudo muda quando uma pequena mala cai literalmente em sua cabeça... e em seguida pousa sobre a mesa do quintal um avião que parece de brinquedo, mas é pilotado por um garoto em miniatura, que talvez tenha se desfeito de sua bagagem para manter seu voo...
Um garoto sonhador e um pequeno piloto se encontram por acaso, embora nada seja por acaso...
O imponderável faz com que os dois garotos, um gigante e outro diminuto se espantem um com o outro, pois aquilo desafia a lógica de cada um... O garoto em miniatura (que lembra o antigo seriado de TV Terra de Gigantes), com a hélice de seu pequeno avião com defeito vê sua esquadrilha seguir em frente pelo céu e ele ficar ali perdido. O lápis que é usado pelo ser diminuto, como uma arma de defesa, é pensado pelo garoto gigante como um meio de tentar consertar o pequeno avião. Depois de algumas tentativas, adaptando materiais à nova realidade, eis que a dupla obtém sucesso naquela empreitada em conjunto, transformando o avião em um balão aproveitando a força dos ventos.
O curta pode ser visto por educadores - sejam pais ou professores - como uma bela metáfora da aprendizagem que acontece em toda parte, unindo arte e cultura. O lápis como instrumento e arma entre as dimensões do ensinar e do aprender... Um vídeo que nos faz refletir sobre a questão do brincar, do imaginar e do sonhar de olhos abertos. De como a colaboração entre gigantes e pequenos, entre pais e filhos professores e alunos, mestres e aprendizes proporciona conhecimento a ambos. De que a teoria precisa da prática, do real se alimenta do imaginário, as grandes invenções foram antes de tudo sonhadas, imaginadas... Que inovar é transformar conceitos antigos e novas formas de entender o mundo ao redor, usando as forças da natureza e da natureza humana, iluminando a escuridão.
Muitas vezes precisamos dos outros para fazer nosso aeroplano voar, para encontrar nosso caminho seja na terra, no mar, como no ar. Que com organização, planejamento, metodologia, parceria, convergência de equipamentos e de pessoas com um objetivo em comum é possível superar as limitações voando alto e ainda por cima, sendo exemplo e sinalizando caminhos...
Um curta-metragem de animação que pode promover uma grande reflexão entre professores e alunos, pais e filhos, por conta dos aspectos artísticos e pedagógicos que contém.
segunda-feira, 6 de novembro de 2017
A "falsa" felicidade nas redes sociais digitais: um reflexo e uma reflexão
O vídeo acima A "falsa" felicidade nas redes sociais descobri no Facebook e é um bom material para discutir o reflexo do cotidiano a que estamos todos expostos e provocar uma reflexão sobre o mesmo. Da exposição, nem sempre fidedigna da realidade, ou do excesso de exposição nas redes sociais digitais. Da necessodade que alguns têm de estar sempre conectados e da manipulação da informação.
Mas talvez, o grande problema nem seja a exposição em si, mas a perda do contato social, além do meio digital, da falta de empatia e de interação com o semelhante em ambientes sociais, como restaurantes, casas, parques etc, todos conectados, querem mandar uma selfie a todo instante e ver o que os outros estão postando...
Existem pessoas que compartilham informações relevantes, que usam o bom humor para contagiar as pessoas que o seguem, que interagem através de chat ou no aberto mesmo com outros amigos. Pessoas que auxiliam umas às outras. br /> O objetivo da publicação deste vídeo neste blog educacional não é criticar nem censurar ninguém. Muito pelo contrário. Visa promover essa reflexão sobre os multimeios e as relações que são criadas e as possibilidades de uso, dentro de uma rede social educacional, em que os educadores podem compartilhar projetos, atividades, vídeos, fotografias, planos de aula, fazer reflexões e autocríticas, inspirando outros educadores, e promovendo trocas de saberes.
Ainda que muitos compartilhem sua "falsa" felicidade, existem outros que são felizes ao seu modo e inspiram outras pessoas com o que publicam na rede social. Nem 8 nem 80, mas um meio-termo seria o ideal.
sábado, 4 de novembro de 2017
TV Escola Crianças: aplicativo que reúne diversão, animação e conteúdo educativo disponível para download gratuito
A TV ESCOLA/MEC (Ministério da Educação do Brasil) está disponibilizando para download gratuito seu novo aplicativo TV ESCOLA CRIANÇAS, "que reúne diversão, animação e conteúdo educativo desenvolvido pela equipe de tecnologia da TV Escola" e na Google Play, para iOS e Android.
Conforme apresentação do aplicativo, pela própria TV ESCOLA, o TV ESCOLA CRIANÇAS:
"Tem desenho, animação, games, diversão e educação. Tudo junto em um só lugar.
Desenvolvido pela equipe de tecnologia da TV Escola, o aplicativo reúne toda a programação infantil da emissora, incluindo a segunda temporada de Chico na Ilha dos Jurubebas, que estreia na TV apenas em novembro. A navegabilidade é fácil, intuitiva e voltada ao público infantil, idealmente da faixa etária de 6 a 8 anos.
São produções educativas de qualidade, nacionais e estrangeiras, divertidas e que, ao mesmo tempo, inspiram e instigam a curiosidade de meninos e meninas em diversas áreas do conhecimento.
Para a diretora de Educação, Comunicação e Cultura da TV Escola, Prof. Regina de Assis, o aplicativo 'oferece um recurso a mais para pais, responsáveis e professores interagirem com suas crianças, utilizando narrativas que podem entretê-los. Estamos elaborando um tutorial em breve, para que os adultos possam valorizar, ainda mais, esta experiência com as crianças.'
Estão disponíveis no app as animações Moko na Europa, Moko nas Américas, O que são as coisas?, Território do brincar, Kiwi, Mimi e Lisa, Punky ( segunda temporada), As Chaves de Mardum, Fabulosas Coleções do Seu Gonçalo, Fado pergunta?, Chico da Ilha dos Jurubebas I e II e Aventuras do Quati.
Com apenas quatro ícones – Início, Destaques, Assistidos (uma playlist automática, montada com os vídeos já visualizados) e Controle de Som - o aplicativo tem como conceito uma dinâmica de acesso simples, favorecendo ao manuseio de crianças.
As atualizações do app serão lançadas junto às novas inclusões na grade da programação infantil da TV Escola".
domingo, 22 de outubro de 2017
Esporte, amizade e acessibilidade: futebol em 3D e em 10 D(edos), unindo o artesanal e o tecnológico
O vídeo acima Cego e Surdo Apaixonado Por Futebol “Vê” Os Jogos Com Ajuda Do Amigo, que tornou-se viral nas redes sociais, descobri via Twitter e depois o encontrei no YouTube.
Trata-se da incrível ação entre amigos, um que é torcedor do Santa Fé e outro do Millonarios de Bogotá, na Colômbia e mais que um ato de amizade e de amor ao esporte, é uma das formas de garantir a acessibilidade em uma sociedade, ainda que de forma pontual que acabou gerando manifestação mundial. Cada um faz (ou deveria fazer) parte de um todo, e a todos deveria ser garantido um tratamento igualitário, apesar das limitações. O conceito de acessibilidade a cada ano vem se ampliando e sendo incorporado ao cotidiano com pequenas e grandes ações. Algumas manuais e artesanais como as de Cezar Daza, melhor amigo de José Richard Gallego, que aos 9 anos de idade ficou surdo e aos 15, cego.
A mão de Cesar representa um time a a mão esquerda o outro e com essa metodologia e didática, os amigos que são rivais, conseguem assistir juntos um jogo de seus clubes de forma harmônica, integrada e acessível, no sentido mais amplo que este termo possa ter.
Abaixo, vídeo da Univison Deportes, com os dois amigos que são rivais quanto aos clubes que torcem, num exemplo de como o espírito desportivo e a solidariedade pode unir os diferentes, os divergentes:
Enquanto pesquisava, em busca dos vídeos acima, encontrei uma cativante reportagem do programa Esporte Espetacular, que dialoga com este tema, da acessibilidade, com a inclusão da alta tecnologia (via impressão 3D), proporcionando que a Gipulia, filha do jogador Roger, do time brasileiro Botafogo, do Rio de Janeiro (RJ), que nasceu cega, pudesse sentir (ver com as mãos) o gol de seu pai. E mais que isso: pudesse descrever o que "viu" com as mãos. Espetacular mesmo este outro vídeo comovente e cativante:
Dois exemplos de como a acessibilidade pode envolver do particular ao universal, do interno (estádio) ao externo (estúdio de TV), do artesanal ao tecnológico, do concreto ao abstrato, do singular ao plural, do recreativo ao educacional...
Não importa o meio, se algo que envolva uma tecnologia sofisticada, como a impressão 3D, ou algo mais simples e humano como a movimentação manual dos dedos da mão sobre uma prancheta que simula um pequeno campo de futebol. Gigantes são as três dimensões: da solidariedade, da acessibilidade e da amizade.
sábado, 21 de outubro de 2017
O melhor presente do mundo é estar junto: um experimento social envolvendo publicidade e sociedade
O vídeo acima O melhor presente do mundo é estar junto, trata-se de uma propaganda comercial de empresa, produzida para a Semana da Criança e que descobri, graças a alguém que compartilhou comigo em algum grupo de Whats App.
A ideia é simples e cativante: reunir em um experimento social pais e filhos para testarem um novo brinquedo. Entretanto, a espera se prolonga propositalmente ao ponto de que pais e filhos interajam enquanto são filmados sem saber.
O resultado é um vídeo comovedor, apresentado aos pais e seus filhos, como um presente que deve ser compartilhado: estar junto convivendo em harmonia brincando, se divertindo, rindo muito... Algo tão necessário em nossa sociedade cada vez mais distanciada do convívio presencial e mesmo quando estão juntos, pais e filhos ficam cada um em suas telas de smartphones, tablets videogames, TV, internet...
A verdadeira conexão, nem sempre é a digital, mas a humana... E refletir sobre esse convívio em sociedade é uma necessidade de todo educador, seja ele pai ou professor. De fato, o melhor presente é estar junto, conectado no sentido mais amplo possível.
quarta-feira, 18 de outubro de 2017
Humor e criatividade em vídeo que simula uma corrida de Fórmula 1 inusitada
O vídeo acima, recebi de um amigo pelo WhatsApp e achei interessante compartilhar nas redes sociais e depois neste blog educacional, pois considero o material muito criativo e humorado, unindo o som com o imaginário da Fórmula 1. O próprio nome do irreverente "autódromo" InterLagoas une o universal ao particular: um banhado com rãs que parecem mesmo com Ferraris McLarens e outras equipes passando zunindo pela cerca.
Incentivar a criatividade, o humor inteligente, a arte e cultura, unindo áudios e vídeos pode ser uma grande ferramenta educacional para o professor abordar seu conteúdo programático, ou ilustrar alguma atividade curricular ou extraclasse.
Só faltou o "Acelera, Ayrton!" e a musiquinha que ficou famosa nas transmissões da vitória do campeão Senna, nas manhãs de domingo pela TV.
Abaixo, um vídeo autêntico do zumbido das rãs digo, carros de Formula 1 justamente no autódromo de Interlagos 2012:
Olhos: curta-metragem de animação utilizando o movimento de esculturas cinéticas
EYES from Lucas Zanotto on Vimeo.
O vídeo acima Eyes (Olhos), descobri via Twitter, no perfil do portal Zupi, e trata-se curta-metragem animação "de Lucas Zanotto que apresenta esculturas cinéticas construídas e filmadas pelo diretor Helsinki. Cada instalação é composta por partes simples que imitam ações associadas aos olhos. Em uma das peças, esferas transparentes derramam água no chão. Em outra, duas esferas pretas balançam para frente e para trás sob um livro aberto, como se o examinassem lentamente".
Uma incrível animação que trabalha com conceitos da física e química, simulando diversas emoções humanas, como as lágrimas, usando a água ou movimento de pêndulo para os olhos, usando também o vento gerado etc.
Enfim, um vídeo que une arte e educação, ciências e tecnologia, cinema e cinética.
Por cinética, compreende-se:
"Energia cinética é um tipo de energia que está relacionada com o movimento dos corpos.
O resultado da energia cinética está intrinsecamente ligado ao valor da massa do objeto e a sua velocidade de movimento".
terça-feira, 17 de outubro de 2017
Por que o romance sobrevive: entre o vivido e o imaginado (Por Ian McEwan ao Fronteiras do Pensamento)
O vídeo acima Por que o romance sobrevive, trata-se de palestra do escritor britânico Ian McEwan, dada ao evento Fronteiras do Pensamento e descobri via colega e amigo Lindemberg Castro, educador do Ceará, Brasil.
De início, McEwan compara a ficção como uma grande cidade que representa o mundo que vivemos, nossa condição humana e o exercício da imaginação.
Para ele, há a representação real do mundo social, do vivido pelo imaginado. E, por conta disso, diante de outras formas de lazer e prazer, concorrentes e atraentes, McEwan acha surpreendente que o romance tenha sobrevivido. De fato, é uma façanha que o mundo lido tenha sobrevivido diante do mundo jogado, assistido, compartilhado (cinema, teatro, TV internet, videogame etc)...
Para McEwan, a resposta é simples: o romance se tornou uma forma de representação do outro, de como ser um outro...
Alguém poderá dizer que esse tipo de interação existe nos jogos, nos seriados de TV, no cinema etc. Porém, quem lê um livro, sabe o bem, que o poder da imaginação de cada um sempre será superior à representação de um terceiro. Um filme, um jogo, uma série, uma peça de teatro é uma representação pronta de um terceiro. Já a leitura de um romance é uma experiência única, pessoal e intransferível, por maior que seja a tecnologia. O leitor cria o cenário, o figurino, as características de cada personagem, tudo, a partir de sua imaginação e bagagem cultural, fazendo associações entre o lido e a sua memória sentimental.
Incentivar a leitura é promover o exercício da imaginação, da criatividade, da alteridade, da empatia e da boa convivência social.
segunda-feira, 16 de outubro de 2017
Spinner humano: astronauta vagando e brincando entre o "Mundo da Lua" e o da Imaginação
O vídeo acima Fidget spinner spinning in space!, descobri no Twitter e achei no YouTube e trata-se de divertida e criativa ideia do astronauta Randy Bresnick e outros colegas (Mark T. Vande Hei, Joseph Acaba e Paolo Nespoli), de a bordo da ISS - Estação Espacial Internacional levar e brincar com um spinner e até girando na gravidade reduzida (zero) como se fosse um spinner humano, dando cambalhotas no ar da estação espacial.
Um exemplo de como o educador (seja pai ou professor) pode ser criativo, incorporando pequenas coisas do cotidiano do filho e/ou aluno, de forma criativa e divertida. Não é preciso ir ao espaço, nem estar numa estação espacial para fazer algo especial.
Basta ter bom humor e saber adaptar algum elemento do imaginário do jovem ou do próprio imaginário no fazer pedagógico, sejam jogos, filmes, livros, esportes, músicas etc.
Os "fidget spinners" se tornaram uma mania mundial entre os jovens e este vídeo pode servir a um professor de ciências ou de física, em parceria com um de educação física e de artes a falar de coisas inter e multidisciplinares. Pois já dizia o poeta: "Tudo vale a pena, se alma não é pequena".
Um spinner indo onde nenhum outro antes esteve, parafraseando o seriado Jornada nas Estrelas (Star Trek). :-)
No link abaixo, do canal de vídeos da NASA, é possível assistir a outros vídeos interessantes:
NASA Johnson (Centro Espacial)
segunda-feira, 9 de outubro de 2017
Ex-E.T. : curta de animação que é alegoria sobre a normalização e a diferença na escola e na sociedade
O vídeo acima Ex-E.T., foi indicação da colega e amiga Elis Zampieri, educadora de Curitibanos (SC), Brasil e trata-se de curta-metragem de animação em 3D, produzido pela ESMA Montpellier, em 2008. Conforme apresentação do mesmo no YouTube: "Desenho representa um perfil educacional de padronização dos Seres, bem como a reação à essa imposição. Não alienemos as nossas crianças".
A ideia é simples, criativa e bela: Num planeta nem tão tão distante assim... Uma criança, como outra qualquer, em qualquer mundo habitável, foge do lugar-comum, da mesmice, da "robotização" e da normalização que muitas vezes famílias, escola e até a sociedade tenta impor ao diferente, e ousa ser ele mesmo, se divertindo com tudo e todos. Até o dia que ocorre a famosa intervenção: e um remédio adicionado no meio de balas coloridas é ingerido pela criança que passa a agir de forma, dita normal. Passado o efeito, por causa da mesma expelir aquele conteúdo, logo tudo volta ao que era antes, dessa feita mais agitada ainda... Como último recurso, ocorre a expulsão da criança-problema, sendo ejetado ao espaço sideral, rumo a um planeta azul que gira em torno sol.
O que Ex-E.T. a animação (e alusão com certeza a nova condição da criança alienígena que na viagem se transforma em um ser humano), nos propõe é uma reflexão sobre o papel da escola e da sociedade na formação de filhos e alunos, além do problema que elas possam ter ou representar a um sistema padronizado e generalizante. E que muitas vezes é incapaz de saber lidar adequadamente com o diferente... Não apenas a criança com algum disturbio ou necessidade especial, mas aquele aluno crítico, contestador, e dinâmico...
O Educa Tube recomendo a leitora de resenha "Ex-ET: uma alegoria sobre a normalização e a medicalização da diferença" do blog Psicologia dos Psicólogos, cujo editor é Felipe Stephan Lisboa, que amplia a discussão sobre animação, além da problematização educacional. Vejam link abaixo:
Ex-ET: uma alegoria sobre a normalização e a medicalização da diferença
Dentre as curiosidades da animação, sabemos por Felipe que "quatro animadores, dentre eles Benoit Bargeton, [é] um dos responsáveis pelo processo de animação do filme Meu malvado favorito 2". O próprio Felipe comenta que: "Se fosse no planeta Terra, este ETzinho seria facilmente diagnosticado como sendo portador do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e provavelmente seria medicado com Ritalina".
Um curta-metragem de animação para uma boa reflexão sobre educação e sociedade.
domingo, 1 de outubro de 2017
Uma jornada nas estrelas pelos Planetas Educação e Imaginação
O vídeo acima foi produzido pelo Centro comercial da National-Geographic e mostra um contexto de Realidade aumentada, projetada em imenso telão para os visitantes interagirem com as imagens de astronauta, animais dinossauros etc.
Este vídeo foi uma indicação da colega e amiga Andrea Barreto, educadora do Rio de Janeiro (RJ), Brasil e editora do blog Dicas de Ciências, a partir de uma conversa online na rede social de como seria uma Star Trek Education, ou seja: uma educação do século XXI, como imaginada por pessoas como Gene Roddenberry, o criador do seriado clássico da TV, que previu entre outras coisas uma estação espacial internacional (em plena Guerra Fria), o comunicador sem fio (o atual telefone celular) e outras coisas mais. Ainda falta inventarem o teletransporte. Entretanto, enquanto isso ainda não surge, as TIC têm sido utilizadas pelos jovens nas mais variadas formas. Porém, cabe ao professor se apropriar desta realidade e aumentá-la no cotidiano escolar. Para isso, requer que a criatividade seja um dos componentes essenciais ao planejamento pedagógico.
A atual geração traz em si conceitos que os equipamento incorporaram, como: convergência, mobilidade, portabilidade interatividade intuitividade etc. Cabe ao professor valer-se deste contexto tecnológico do alunado para promover a interação pedagógica. Games, YouTube, Redes Sociais, Blogs, Realidade aumentada, Google Earth e tantos recursos que estão ai, podem ser pensados dentro de um contexto educacional, de adaptá-los para o conteúdo da disciplina.
Imaginem só uma aula integrada de Geografia e História com o Google Earth, visitando a Roma antiga, o fundo dos mares, a Lua, Marte, os países ou a própria cidade! Já participei de uma aula interativa assim, apoiando tecnologicamente dois professores, um de Geografia e outro de História e foi ótimo, pois de piloto do equipamento, logo um aluno passou a ser meu copiloto, pois conhecia mais recursos como fazer um filme, etc, o que ampliou a atividade.
Podemos pensar o YouTube como uma Máquina do Tempo, em que podemos nos teletransportar para qualquer época, graças aos milhões de vídeos disponíveis, sejam acadêmicos ou informais constantes neste imenso portal.
O blog pode se transformar num canal de comunicação com a turma, com outros educadores e com a comunidade escolar. Um pequeno espaço de EaD.
O datashow pode criar um imensa cenário para uma apresentação teatral, ou para algum projeto que envolva artes, cultura, História, Ciências etc...
Um canal de vídeo no YouTube pode ser mais que um espaço de armazenamento de vídeos, mas uma biblioteca digital do professor, da turma e da própria escola, inspirando outros alunos e professores mundo afora. Como uma estação espacial internacional.
Uma breve saída de campo pelo entorno da escola com os alunos num verdadeiro 360 graus, documentando com fotos, vídeos, anotações poderá ser uma atividade riquíssima reunindo o coletivo de professores e alunos. "Indo onde nenhum aluno e professor foram antes", com este sentido educativo e não apenas recreativo...
Enfim, basta ter criatividade, promover a convergência de ideias e pessoas, mais do que de equipamentos, para que uma grande Jornada pedagógica estelar se forma naquela turma, na escola, na própria comunidade, reunindo imagens, atividades, projetos e tudo mais.
A grande jornada da educação deverá ser sempre pela imaginação do professor e seu aluno...
domingo, 10 de setembro de 2017
TV Revolução 31 de Janeiro: uma TV Escolar feita por alunos e para alunos
O vídeo acima TV Revolução, descobri graças a indicação de Mob Nunes, no Facebook, e trata-se de iniciativa dos alunos da Escola Técnica Estadual 31 de Janeiro, da cidade de Campo Bom, Rio Grande do Sul Brasil, da criação de uma TV, "que noticia fatos e projetos da escola sendo a 'nave mãe' do Festcine31", que é o festival de vídeos estudantis da referida escola.
Uma bela iniciativa em que alunos entrevistam ex-alunos, professores e tratam de temas os mais variados dentro da escola e os disponibilizam em sua página do Facebook.
No vídeo em questão, um dos temas é a Gincana Literária na escola.
Saber utilizar as mídias e tecnologias da informação e da comunicação no ambiente escolar é o grande desafio e a grande possibilidade da educação estabelecer um canal aberto, não apenas entre professores e alunos, mas com a comunidade escolar e com outras escolas, numa rede social educacional, digital ou não.
Todo educador deverá no futuro ser de certa forma um mídia educador, valendo-se dos recursos de áudio, vídeo, internet, TV, rádio etc, adaptando-os ao seu fazer pedagógico, tendo como aliado e/ou monitor o próprio aluno. A coautoria surge ao natural, quando o projeto une simplicidade e criatividade, como a TV Revolução nos demonstra.
A grande revolução na Educação, talvez seja quando a comunidade descobrir a realidade da escola, seja através de blogs, sites, páginas em rede social, canais de vídeo no YouTube etc, tornando a educação um show de realidade, bem diferente de alguns reality show da TV.
Toda a sociedade reconhece a importância da educação, falta a devida valorização, que poderá ser atingida, quando conhecida a realidade das escolas.
Abaixo, mais um vídeo interessante, produzido pela TV Revolução 31 de Janeiro, entrevistando duas psicólogas que tratam sobre bullying no ambiente escolar, entre outros assuntos:
quinta-feira, 7 de setembro de 2017
Produção de Vídeo Estudantil: canal de comunicação para o II CBPVE
O vídeo acima é uma apresentação do canal Produção Vídeo Estudantil, organizado pelo prof. Josias Pereira da Faculdade de Cinema da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), RS, Brasil e é mais um canal de comunicação para o CBPVE - Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil, que em 2017 promoverá sua segunda edição na cidade de São Leopoldo, RS, Brasil. A primeira edição ocorreu em Pelotas e o editor do Educa Tube Brasil José Roig teve o privilégio de auxiliar na organização do mesmo.
O cinema pode ser um ótimo aliado e recurso de interação entre o professor e o aluno, criando um acervo digital para a escola.
Abaixo, link para o acervo do canal:
PRODUÇÃO VÍDEO ESTUDANTIL
Abaixo, link para os interessados em participar do II Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil. As inscrições estão abertas até 30 de setembro:
II CBPVE
Veja a seguir, o link para o blog do evento:
CBVPE - BLOG
segunda-feira, 4 de setembro de 2017
Sala Aberta: um portal educacional e uma plataforma de ensino
A imagem acima é do portal educacional SALA ABERTA,fundado e dirigido pela Talita Moretto, Especialista em uso de tecnologias na educação, que reside em Ponta Grossa, Paraná, Brasil.
Há algum tempo acompanho, pela sua página no Facebook, o trabalho e a dedicação de Talita Moretto, sempre divulgando material pedagógico e tecnológico. Há um bom tempo que venho para divulgar o Sala Aberta, ainda mais que o mesmo concorre atualmente ao Prêmio Celestin Freinet, no 5º ECOMPG – Encontro de Comunicação e Educação de Ponta Grossa, na categoria “externa” (vide link abaixo, onde é possível votar no Sala Aberta):
Sala Aberta concorre a Prêmio Celestin Freinet
Conforme apresentação no próprio portal, o "SALA ABERTA é um espaço de compartilhamento de informações, materiais e recursos, e também um ambiente de ensino voltado para a formação de profissionais da educação.
[...] objetivo é dar suporte às instituições, organizações e grupos que atuam na área educacional, oferecer formação aos professores para que consigam adequar sua metodologia de ensino ao perfil do aluno atual, e também motivar que a criatividade seja incentivada dentro das escolas.
[...] que favorecendo a elaboração e o desenvolvimento de projetos criativos e práticas inovadoras é possível formar alunos mais críticos, participativos e conscientes do seu papel na sociedade.
A proposta é 'abrir a porta', aceitar novas metodologias, novas ideias, novos conceitos, novas vozes, novas experiências que, unidas, podem contribuir na construção de redes de aprendizagem".
O Educa Tube Brasil. por tudo isso, recomenda visitação ao SALA ABERTA, no link a seguir:
SALA ABERTA - PORTAL EDUCACIONAL
Abaixo link para o canal de vídeos do Sala Aberta no You Tube, com videoaulas "discutem temas atuais, que visam promover reflexões e debates importantes acerca da educação":
SALA ABERTA NO YOU TUBE
Sala Aberta no Facebook >>> AQUI
terça-feira, 22 de agosto de 2017
Bibliobike: a biblioteca itinerante sobre uma bicicleta, unindo o útil ao agradável
O vídeo acima, Bibliobike, foi indicação da amiga Bia Ulguim, a partir de divulgação da bibliotecária Lilian Martha Fischer Schwarz, ambas de Rio Grande (RS), via rede social, e trata-se de intervenção literária com Camila Miotto, que criou uma biblioteca itinerante sobre uma bicicleta, levando livros e poesia por onde passa na cidade de Chapecó, Santa Catarina, Brasil. Além disso, Camila, por onde passa faz contações de histórias.
Unir o útil ao agradável, a leitura e a bicicleta, o amor aos livros e o incentivo a leitura, são formas de tornar o sonho uma realidade para Camila. Uma bela e criativa iniciativa que o Educa Tube Brasil socializa.
Conforme informações obtidas no site BIBLIOBIKE:
"A BiblioBike é uma biblioteca itinerante. A ideia nasceu da paixão que Camila Miotto tem por livros, bicicletas e histórias.
O projeto deseja contribuir para que o amor pelos livros modifique a rotina das praças, parques e escolas por onde a BiblioBike passa. Os livros são oferecidos para leitura no local, envolvendo as pessoas que estão aproveitando seu dia de lazer, estimulando o gosto pela leitura.
O acervo conta com mais de 250 livros infantis, de poesia, contos e crônicas, além de livros em braile e audiolivros. A curadoria dos livros foi feita pelo escritor carioca Márcio Vassallo e Camila Miotto.
Esse projeto foi selecionado pelo Edital Municipal de Fomento e Circulação de Linguagens Artísticas do Município de Chapecó 238/2015, através da Secretaria de Cultura e tem o apoio da Livraria Educativa".
sábado, 19 de agosto de 2017
Uma nova versão dos contos de fadas tradicionais, na visão de escola pública em tempo integral
O vídeo acima, Uma nova versão dos contos de fadas tradicionais, descobri ao visitar a EMEF em Tempo Integral Prof. Valdir Castro, de Rio Grande (RS), Brasil, durante o 1º Seminário Práticas Pedagógicas na Educação Integral (16 a 18/08/2017).
O vídeo em questão, também intitulado "Um passeio pelos contos de fada", trata-se de um criativo e divertido curta-metragem criado e dirigido (em junho/2017) pela graduanda Kellen Benites de Oliveira Moraes, durante projeto de extensão "Socializando a leitura: vem ler" (ILA- Instituto de Letras e Artes da FURG - Universidade Federal do Rio Grande), no sexto ano da EMEF Prof. Valdir Castro", em que os alunos reescreveram os contos de fadas, adaptando-os a sua realidade local, tendo como cenário o pátio externo da escola, para depois editá-lo e disponibilizá-lo no canal de vídeos da escola (AQUI).
Um projeto que une literatura e cinema, arte e cultura, educação e tecnologia.
Ao final do vídeo, nos créditos, aparece todo o elenco. A Branca de Neve é a professora Ana Luisa Feijó Cosme, que é minha colega (não de turma, mas...) de Doutorado em Letras (FURG).
Nesta mesma temática, recomendo também a seguir, descoberta que fiz nos vídeos correlatos do You Tube, o Conto de Fadas às Avessas: Branca de Neve, do Programa Quintal da Cultura exibido em 17/07/12:
terça-feira, 15 de agosto de 2017
Poesia todo dia: menina angolana declama belo poema
O vídeo acima, Wende' a menina angolana declama um poema, encontrei na rede social e depois no canal Angola Escola. É ótimo material apara trabalhar poesia em qualquer idade. A arte está em toda parte e precisa estar mais integrada ao cotidiano familiar e escolar. A arte e a cultura que nos dão identidade e ultrapassam as fronteiras da cidade do país, correm o mundo, como neste vídeo.
Uma geração que é audiovisual requer metodologias audiovisuais integradas ao fazer pedagógico. Múltiplas linguagens podem ser utilizadas na sala de aula e no ambiente escolar. A poesia é uma delas.
Abaixo, breve entrevista de Wende1 para a TV Angolana:
segunda-feira, 14 de agosto de 2017
Pai sendo Pai na criativa montanha russa digital com seu filho
O vídeo acima Pai sendo Pai, foi indicação de minha esposa Elisabete Brasil Roig, educadora em Rio Grande (RS) Brasil e trata-se de criativa e divertida iniciativa de um pai com sua filha
O pai vale-se de coisas simples, como um organizador (caixa de plástico para guardar coisas), para simular um carrinho de montanha russa com a filha, diante de uma TV de tela grande, passando um vídeo, provocando um falso efeito 3D, bem humorado e provavelmente inesquecível para a criança.
Como diz certa propaganda: "Não basta ser pai, tem que participar..." E saber participar da formação dos filhos é saber usar seu imaginário junto ao dos filhos, valendo-se de brincadeiras, vídeos, jogos, livros, passeios, esportes etc.
Este blog educacional têm destacado iniciativas simples mas criativas que podem ser adaptadas ao cotidiano escolar, através da utilização de coisas que são de fácil acesso, adaptando-as ao contexto da educação.
O educador do futuro deverá ser um arte educador que usa e abusa da criatividade, do bom humor e da empatia. Nem sempre é preciso usar tecnologia de ponta, como conexão de internet, Google Earth etc para fazer um pequeno passeio pelo país da Imaginação.
terça-feira, 8 de agosto de 2017
Juventude Elétrica: breve história das TIC, cinema, música, TV e games dos anos 1970 a 1990 em um videoclipe
O videoclipe acima Tomorrow (Amanhã), da banda Eletric Youth (Juventude Elétrica, tradução livre deste blog) é um ótimo material para tratar de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) Mídias, Cinema, Televisão e Games nas décadas de 1970 a 1990, através das imagens de equipamentos que já foram modernos e expressão do futuro, naquele tempo, e que hoje são em sua maioria peças de museu.
Apesar disso, muito da cultura daqueles anos ainda está presente no cotidiano, seja através do acervo digital no Google e You Tube (duas máquinas do tempo), seja na memória sentimental de pais e professores, que foram filhos e alunos naquela época e que os incorporam em seu fazer pedagógico, como o faz o editor deste blog, seja nas influências na moda, no próprio cinema, TV, games etc a cada geração que atualiza aquelas invenções e programação.
Somos todos frutos de nosso memória e sem memória não possuímos história, nem identidade. Saber preservar esse patrimonial cultural material e imaterial é fundamental.
terça-feira, 18 de julho de 2017
Castelo Rá-Tim-Bum: todos os 90 episódios do seriado da TV estão disponíveis em canal do YouTube
O vídeo acima, Tchau, não! Até amanhã!, trata-se do primeiro episódio do antigo seriado da TV Cultura, chamado Castelo Rá-Tim-Bum, que descobri via tweet da colega e amiga Christiane Angelotti, de São Paulo (SP), Brasil, editora de livros de Literatura Infantojuvenil, de Educação e Publisher no site educativo Para Educar.
Conforme dados do portal Hypeness: O Castelo Rá-Tim-Bum nasceu nos anos 1990, e "Em 2013, uma pesquisa da BBC elegeu a TV Cultura como a 2a. melhor programação de TV do mundo, tendo o Castelo Rá-Tim-Bum como um dos seus mais importantes programas".
Este episódio inicial e todos os demais, num total de 90, estão disponíveis e completos em canal de vídeos no You Tube (vide link abaixo):
CASTELO RÁ-TIM-BUM - TODOS OS EPISÓDIOS NO YOU TUBE
Trabalhar com o imaginário infantojuvenil de filhos e alunos e com a bagagem cultural de pais e professores é promover o diálogo entre as gerações.
domingo, 9 de julho de 2017
Sonhos de Van Gogh por Kurosawa: grande lição de educação ambiental em pequena cena de cinema
O vídeo acima, Sonhos de Van Gogh, encontrei na rede social e é uma cena do filme Sonhos, de Akira Kurosawa, que é de uma beleza ímpar. O cineasta japonês neste projeto, contou coma ajuda preciosa de Stephen Spielberg, Francis Ford Coppola e George Lucas, para a confecção dos efeitos visuais, que são um primor, quando há literalmente um passeio dentro das obras do gênio holandês.
Conforme apresentação do referido vídeo no You Tube: "Trecho do quinto conto do filme Sonhos, de Akira Kurosawa: Um estudante de artes descobre-se dentro do vibrante e por vezes caótico mundo dentro dos trabalhos de arte de Vincent Van Gogh durante uma visita a um museu de artes".
Mais do que destacar a chamada Sétima Arte, pude, graças a divulgação do vídeo acima, contar com a contribuição do amigo Cid Branco, ator de teatro e ativista cultural, residente em pelotas (RS), Brasil, que me destacou outra bela cena do mesmo filme, intitulada A Aldeia dos Moinhos (vide abaixo), que para ele foi a melhor aula de educação ambiental que já teve na vida, e que tenho com concordar. O diálogo entre as personagens é de uma beleza e simplicidade tocantes, que nos faz refletir sobre a vida e o mundo em que vivemos.
Conforme apresentação do vídeo acima, no You Tube, editado por Mariana Bertuzzi:
"'A Aldeia dos moinhos', conta a história de um personagem caminhando com uma mochila nas costas, e que chega a uma aldeia, um pequeno paraíso ecológico, e lá ele encontra um senhor, habitante da aldeia, cuja sabedoria é denotada através do diálogo entre eles, e a simplicidade do mesmo, que aparenta ter uma idade bastante avançada, e mesmo assim, ainda faz as suas tarefas com disposição. O ancião faz uma crítica extremamente lúcida da sociedade industrial. E nos traz uma proposta tão simples e profunda para a civilização futura. Ele fala da simplicidade, da água limpa, do ar limpo, e do amor à vida. Os habitantes daquela aldeia, cujo nome específico não tem, vivem todos com saúde até uma idade avançada, e seus funerais são felizes celebrações da vida que se completou. Durante o diálogo, o visitante pergunta sobre a eletricidade da aldeia, e o ancião responde que não tem, e deixa claro que as pessoas ficam habituadas a comodidade e acabam jogando fora o que verdadeiramente é bom e tem sentido. Como exemplo disso, o ancião fala das estrelas que se consegue enxergar durante a noite escura. Fala também das lenhas em que eles não se sentem bem em derrubar as árvores, e já se bastam com aquelas que caem por si mesma, e até mesmo do estético das vacas que também é um bom combustível. O que o ancião fala é a mais pura verdade, pois as pessoas esqueceram que na verdade, elas são apenas uma parte da natureza divina e acabam por destruir o meio ambiente, ou seja o próprio de sobrevivência. As pessoas hoje são cada vez mais egoístas, mais solitárias mesmo estando cercado de pessoas e coisas, nas quais se orgulham muito. A verdade é que não se necessita de muito para ser feliz.
Como o editor do Educa Tube Brasil sempre comenta: a simplicidade é que permite a continuidade das ações, sejam individuais ou coletivas.
domingo, 18 de junho de 2017
Biblioteca Particular de Fernando Pessoa: acervo online hospedado na Casa Fernando Pessoa
A imagem acima, é da "Biblioteca pessoal do poeta Fernando Pessoa", que antes só era possível ter acesso visitando pessoalmente a CASA FERNANDO PESSOA, em Portugal. "Agora, todo esse acervo, constituído por 1140 volumes e pela coleção de manuscritos (ensaios e poemas) deixados pelo próprio poeta nas páginas desses livros passa a estar disponível online", no link abaixo:
BIBLIOTECA PARTICULAR DE FERNANDO PESSOAL
Conforme a Revista Prosa, Verso e Arte: "Este acesso à Biblioteca Particular de Fernando Pessoa foi possível graças a uma combinação de esforços da Casa Fernando Pessoa, de uma equipe internacional de investigadores e da Fundação Vodafone Portugal que acompanhou e apoiou a iniciativa".
sábado, 17 de junho de 2017
O que é criatividade? Belo vídeo sobre a importância da arte
O vídeo acima O que é criatividade? foi indicação via Facebook do colega e amigo Gilnei Coutinho, educador de Rio Grande (RS) Brasil.
Um vídeo que com imagens exuberantes e um texto poético, promove uma sensação de conforto a todos aqueles educadores, sejam pais ou professores, que são criativos e estimulam a criatividade de seus alunos e filhos.
Vídeo que trata do processo criativo e que destaca que a arte é maior que o mundo pois é ela que dá vida aos sonhos. Com mote de Khalil Gibran, promove uma reflexão sobre o próprio papel social do educador: "- Os vossos filhos/ não são vossos filhos:/ são filhos e filhas/ do chamamento da própria Vida./ Vêm por vosso meio/ mas não de vós;/ e apesar de estarem convosco,/ não vos pertencem". Assim também acontece com a arte. Depois de criado um trabalho e já não pertence ao autor, pois se torna independente e pertence à humanidade. E a arte, de fato, nos faz mais humildades diante da própria realidade do mundo em comunicação com o real reinventado pelo artista. Tornando o particular em universal. Para o artista, inspiração e respiração são quase sinônimos mesmo.
Muito interessante o termo "psiconauta", como o cosmonauta do universo criativo, pois nos teletransportamos para mundos diversos, com suas próprias leis e histórias. E como vídeo demonstra, há que termos humildade para respeitar os deuses, pois "Existe poesia em todo momento". E eu complementaria: "Existe arte em toda parte".
Um ótimo material, não apenas para ser usado pelos professores de artes, mas de história, filosofia, sociologia etc.
quinta-feira, 15 de junho de 2017
Filosofia na Educação: curso gratuito e online da USP, dirigido a educadores
O vídeo acima, trata-se do primeiro de um total de 28, do Curso online e gratuito FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO, disponibilizado no You Tube pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a Univesp, que é vinculada à USP - Universidade de São Paulo e que descobri no Twitter da colega e amiga Christiane Angelotti, que é editora de livros de literatura Infantojuvenil, de Educação e Publisher no site educativo Para Educar, de São Paulo (SP), Brasil.
Segundo a apresentação do mesmo, o curso tem como Objetivos da disciplina: "Oferecer aos participantes informações relativas a entendimentos do que seja Filosofia e relativas à relação entre Filosofia e Educação".
Conforme o Canal do Ensino: "O método do curso de Filosofia da Educação é o de Licenciatura, sendo o professor coordenador da disciplina o prof. Marco Antônio Lorieri. O objetivo da matéria é falar sobre a Filosofia e seu relacionamento estreito com a educação, além de trazer conhecimento base para aqueles que não possuem conhecimentos profundos sobre a filosofia".
Abaixo, o lista das 28 aulas que podem ser acessados pelo You Tube, através do canal de vídeo da UNIVESP:
Aulas 1 e 2– O que entender por Filosofia part.1 e 2
Aulas 3 e 4 – Relação Filosofia e Educação part. 1 e 2
Aulas 5 e 6 – A Filosofia que pensa a Educação part. 1 e 2
Aulas 7, 8, 9 e 10 – Antropologia filosófica e Educação part. 1, 2, 3 e 4
Aulas 11, 12, 13, e 14 – Teoria do Conhecimento e Educação part. 1, 2, 3 e 4
Aula 15 – O Ethos é a morada do homem
Aula 16 – Caráter reflexivo da ética
Aula 17 – Felicidade: O outro nome do bem comum
Aula 18 – Ética no contexto escolar
Aulas 19, 20, 21 e 22 – Política e educação part. 1, 2, 3 e 4
Aulas 23, 24,25 e 26 – Estética part. 1, 2, 3 e 4
Aula 27 – Retomada articulada dos conteúdos trabalhados nas aulas de…
Aula 28 – Retomada articulada dos conteúdos trabalhados nas aulas de…
sábado, 10 de junho de 2017
A ira de Poseidon: criativa animação sobre a poluição de plástico nos oceanos
O vídeo acima A ira de Poseidon, foi indicação via Facebook pela colega e amiga Marisa Barreto Pires, educadora de Rio Grande (RS), Brasil e trata-se de criativa e divertida animação produzida pela The Animation Workshop para conscientização sobre a poluição ambiental, atingindo os oceanos. Segundo dados: "A cada ano, 10 milhões de toneladas de plástico acabam no oceano". A mudança de comportamento é fundamental, e como diz a descrição do vídeo "Se não mudarmos o nosso comportamento, podemos acabar com mais plástico do que peixe no oceano".
O mais interessante é a linguagem visual adotada pela animação, em que o deus dos mares se revolta com a poluição e devolve ao consumidor na beira da praia, um jovem, usando os gestos desta geração. A linguagem verbal como a não-verbal, os clipes, as animações, as cenas de filmes etc, podem ser bons recursos didáticos para que as imagens transmitam uma mensagem de sensibilização para um projeto, atividade, uma campanha e outras coisas mais.
The Plastic Change promove campanha para combate à poluição de plástico, no endereço abaixo, contendo diversas cenas sobre essa problemática:
http://plasticchange.org/signup-pages/signup-overview/
quarta-feira, 7 de junho de 2017
Amizade e colaboração: As soluções estão muitas vezes mais perto do que você imagina
O vídeo acima, que intitulo "As soluções estão muitas vezes mais perto do que você imagina", a partir da frase final do mesmo, foi me sugerido pelo colega e amigo Alexsandro Oliveira e trata de amizade e colaboração, que se aprende na escola, entre colegas e amigos.
Um vídeo que deixa subentendido que um dos meninos vem para a escola com o recipiente da merenda vazio, e sai de aula. Quando retorna, uma surpresa: cada um dos colegas compartilhou com ele um pouco da merenda trazida de casa.
Uma comovente mensagem de solidariedade, de desapego, de amizade e colaboração.
E de fato: as soluções para os problemas, muitas vezes estão mais próximas do que imaginamos quando compartilhamos com os outros, "nossas certezas que são provisórias e dúvidas que são permanentes", como me disse certa vez uma professora na pós-graduação.
terça-feira, 6 de junho de 2017
Horta feita com Garrafas Pet e a irrigação automática (uma ideia sustentável)
O vídeo acima Horta com Garrafas Pet, descobri na página do facebook do colega e amigo Alexsandro Oliveira, educador de Rio Grande (RS) Brasil.
Trata-se de ideia sustentável, que de forma simples e criativa, favorecem a irrigação automática de uma pequena horta que pode ser criada em qualquer parte.
Um ótimo material para discutir sustentabilidade, reciclagem, meio ambiente e educação ambiental.
segunda-feira, 29 de maio de 2017
Inclusivos: a importância da arte e da cultura para a educação e a sociedade
O vídeo Incluyentes (Inclusivo), foi indicação via Facebook da colega e amiga Marisa Barreto Pires, educadora de Rio Grande (RS), Brasil e trata-se de ótimo material para refletir sobre a importância da arte e da cultura na sociedade.
Poesia, música, teatro, literatura e todas as manifestações artísticas e culturais e constroem uma pátria com ética e estética, pois a arte e a cultura "servem justamente para isso: para sensibilizar-nos, para fazer-nos mais compreensivos e inclusivos".
Talvez por isso mesmo que regimes autoritários, normalmente tentem restringir o acesso à arte e à cultura, criminalizando os artistas em geral.
Todo educador deveria ser um arte educador, pois a arte e cultura são linguagens universais que aproximam as gerações e as nações. E a atual geração é audiovisual e vale-se da arte e da cultura em seu cotidiano.
Um ótimo material para discutir o papel da arte e da cultura na educação e na sociedade com seu papel transformador.
sexta-feira, 12 de maio de 2017
História de Amor: publicidade que parece curta-metragem alerta sobre perfis falsos na internet
O vídeo acima, Love Story (História de Amor), encontrei no Twitter do portal BluesBus e trata-se de contundente alerta sobre o preocupante perigo dos perfis falsos nas redes sociais, expondo crianças à pedofilia, ao abuso, ao bullying e muito mais.
O vídeo que já milhares de visualizações e que é uma produção de agência de publicidade para empresa de telefonia do México. Como se fosse um curta-metragem de ficção, o mesmo inicia com uma narrativa de dois adolescentes que se conhecem pelo ciberespaço e idealizam o seu par romântico, a cada troca de mensagem e da afinidade e identidade que vai se formando. Mas com uma grande surpresa ao final.
Cabe salientar que em algumas dessas situações, o final da história real é preocupante e requer que os educadores, sejam pais ou professores alertam seus filhos e alunos para essa triste realidade.
domingo, 16 de abril de 2017
Cartografia poética: o mapeamento da Europa através das mais expressivas obras de arte de cada país
A incrível imagem acima, que batizei de Cartografia poética, descobri via Twitter do jornal El País, da Espanha e trata-se de criativo mapeamento da Europa através das mais expressivas obras de arte de cada país, destacando mestres da pintura como Picasso (Espanha), Da Vinci (Itália), Monet (França), Munch (Noruega), Klimt (Áustria), Magritte (Bélgica) etc.
Uma iniciativa que pode inspirar algum projeto semelhante unindo professores de Geografia, História, Artes e outros mais, com seus alunos, para fazer algo semelhante no Brasil, não apenas na questão das artes plásticas, mas da música, do folclore, da cultura em geral, numa espécie de colagem e mapeamento artístico, histórico e cultural de cada sociedade.
Para saber mais sobre a ideia original, recomendo visita ao link da notícia no jornal, logo a seguir:
Obras de arte por países: el mapa de Europa con sus cuadros más famosos, via El País
sexta-feira, 14 de abril de 2017
Mapeando o olhar: a Geografia poética dos mapas invertidos
O vídeo acima, que batizei de Mapeamento do Olhar, descobri no Twitter de ¯\_(ツ)_/¯ e trata-se de criativa animação em forma de GIF que une os mapas da América do Sul e da África, formando uma surpreendente cabeça de T-Rex, justo no berço da vida.
Uma beça ideia que resolvi fazer upload no You Tube para poder compartilhar em meu blog educacional como forma de refletir justamente sobre a poética do olhar as coisas além do seu sentido usual, tentando inverter este olhar para perceber outras possibilidades ao redor, seja na Geografia, na História, na Arte e em toda parte.
Quando compartilhei este vídeo e a imagem acima, do mapa do continente americano no Facebook, que lembra o formato de um imenso pato... (Donald?...), o colega e amigo Paulo Medeiros, educador de Currais Novos (RN) que reside e trabalha em Blumenau (SC), Brasil (que foi também meu orientando na especialização em Mídias na Educação), e que me indicou outros mapas, como do estado de Santa Catarina (SC), que lembra a silhueta da cabeça de uma mulher de pescoço longo e a de seu estado natal, o Rio Grande do Norte (RN) que colocada de cabeça para baixo parece um enorme elefante com tromba e tudo.
Como fotógrafo amador, vivo tirando fotos oblíquas, de pontos conhecidos das cidades em que visito e muitas vezes até moradores delas não reconhecem aquelas imagens, pois foge do lugar-comum, e provoca uma poética do olhar.
Este blog educacional e seu editor propõe a partir destas imagens e GIF um projeto a outros educadores, unindo arte, cultura, história, geografia, arte e muito mais, em pesquisas na internet, em visitas ás bibliotecas e em saídas de campo procurando captar imagens invertidas de outras coisas que possuam ser associadas ao conteúdo. Desafio feito, aguardando imagens para divulgação!