quinta-feira, 28 de novembro de 2019
E.T. e Elliot se reencontram 37 anos depois do cinema em comercial natalino reunindo gerações (cinema e educação)
O belíssimo vídeo acima A Holiday Reunion – Xfinity 2019, descobri via Facebook de Lucí Ferraz, especialista em Tecnologias Educacionais, de São Paulo (SP), Brasil.
Trata-se de incrível curta-metragem em que duas personagens icônicas do cinema, E.T. e o menino Elliot [agora adulto, casado e pai de dois filhos] se reencontram 37 anos depois o sucesso do filme que marcou uma geração, dessa feita, através de um comercial lançado em 28/11/2019, nos EUA, para celebrar o principal feriado, o Dia de Ação de Graças, quando as famílias se reúnem.
Conforme dados do portal Heróis da TV: "A peça publicitária da empresa de telecomunicações Xfinity". O filme E.T.: O Extraterrestre, de Steven Spielberg foi lançado em 1982 e só foi superado em bilheteria em 1993, 11 anos depois, por Jurassic Park, também do mesmo diretor.
O comercial faz uma síntese do filme, mostrando as principais cenas como o encontro entre o E.T. e o menino Elliot, agora no caso com os filhos do adulto Elliot, o passeio noturno de bicicleta pelos céus da cidade e muito mais.
Mais que uma Sessão Nostalgia para pais, este comercial serve como uma reflexão sobre o poder da arte e cultura sobre o imaginário ocidental. Sobre a importância de pais e filhos, professores e alunos promoverem esses encontros e reencontros de gerações, através do cinema, da literatura, da arte em geral e da educação em especial.
O educador do século XXI deve ser uma arte-educador, incorporando curtas, clipes, cenas de filmes etc em seu fazer pedagógico, favorecendo esse diálogo entre gerações.
A geração de meus pais foi cinematográfica, aprendendo muito com filmes no cinema; já a minha foi televisiva, da famosa Sessão da Tarde, dos seriados infantojuvenis , como O Sítio do Picapau Amarelo, os desenhos animados da Hanna & Barbera dos filmes e desenhos da Disney. A geração de meu filho cresceu sobre o conceito da cibercultura: internet, jogos eletrônicos, redes e mídias sociais.
Cabe ao educador do século XXI promover esse diálogo entre gerações.
Não é preciso uma bicicleta voadora para em uma saída de estudos pelo entorno da escola promover voos da imaginação.
Há uma certa tendência na publicidade de incorporar o imaginário cinematográfico e televisivo em suas produções, basta ver outra bela campanha publicitária de automóvel, no Brasil, valendo-se do sucesso do seriado de animação Caverna do Dragão, vide link abaixo:
Caverna do Dragão: quando a arte, a cultura e a publicidade dialogam com a nostalgia e a imaginação
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