domingo, 2 de junho de 2019

Caverna do Dragão: quando a arte, a cultura e a publicidade dialogam com a nostalgia e a imaginação




O vídeo acima Caverna do Dragão, trata-se de uma criativa peça publicitária de empresa fabricante de automóveis e causou uma comoção nas redes sociais, ao dramatizar um possível final para o seriado animado de mesmo nome, que fez sucesso na televisão brasileira nas décadas de 80 e 90.
Uma animação que se tornou cult e que trouxe esperanças nos antigos fãs da possibilidade de um filme ou um live action com as personagens do seriado. A reconstituição foi muito fiel as crianças que na trama original tiveram que enfrentar diversos obstáculos num mundo estranho, tentando retornar para casa. Os atores lembram muito as personagens do desenho animado e são eles: Sheila (Samantha Heck Müller), Hank, Eric (Alex Paulo Lopes Conrado), Mestre dos Magos (Giovanni Venturini), Presto (Fhelipe Gomes) e Bobb (Thiago Doncev). Vejam imagem dos mesmos abaixo:



O comercial consegue capturar a essência dos principais personagens, com efeitos visuais incríveis e propondo um final alternativo, em que as crianças e jovens retornam para o mundo real, chegando num parque de diversões, deixando em aberto esse material audiovisual para alguma sequência: o policial a cavalo e seu olhar avermelhado bem que poderia ser O Vingador.
O mais interessante da publicidade, além de resgatar o imaginário infantojuvenil de uma geração que hoje é consumidora do produto oferecido, é também ser originalíssimo, ao inovar no próprio final que difere do original e cultuado seriado.
Professores podem usar de sua bagagem artística e cultural, de sua memória sentimental para dialogar com o universo imaginário de seus alunos, valendo-se de cinema, literatura, filosofia, e muito mais em seu fazer pedagógico.
Há uma HQ brasileira, em que jovem desenhista, a partir do roteiro original, desenhou o capítulo final que não chegou a ser produzido, pois a série foi cancelada antes. Vejam logo a seguir, conforme link:

VERDADEIRO FINAL CLÁSSICO DA CAVERNA DO DRAGÃO ILUSTRADO EM QUADRINHOS

Caverna do Dragão teve uma teatralização, no cinema, igualmente inspirado no jogo Dungeons & Dragons.
No YouTube encontra-se um arquivo de mais de 8 horas com todos os 26 episódios originais que foram ao ar na TV nos anos 1980, vide link abaixo:

CAVERNA DO DRAGÃO - TODOS OS EPISÓDIOS

Sobre o seriado de animação, segue a sinopse encontrada na internet:
"A série foi transmitida na televisão originalmente entre os anos de 1983 e 1986, e contava a história de 6 jovens perdidos no reino de D&D. Apesar do enorme sucesso no mundo a série foi cancelada antes da exibição do último episódio. Desde então surgiram mil e umas versões e possíveis roteiros mostrando o desfecho de toda a história, mas nenhum definitivamente retratou o ocorrido, até que recentemente foi revelado que Michael Reaves, um dos roteiristas da série havia escrito o roteiro do episódio final que não havia sido animado, este foi disponibilizado em seu blog na forma de texto.
Tudo isso mudou em 2010, quando um cartunista brasileiro Reinaldo Rocha resolveu transformar o roteiro"
.
Tal roteiro ilustrado ´mencionado e consta link nesta postagem.
Para completar esse tema, segue o vídeo "Porque nunca fizeram um filme de Caverna do Dragão?", logo a baixo, deixando aberta uma possibilidade de filmagem futura:



Nenhum comentário:

Postar um comentário