domingo, 29 de março de 2020
Tudo ficará bem: canção em homenagem a quem está em quarentena e aos que estão na linha de frente de combate à pandemia
O vídeo acima Andrà Tutto Bene (Tudo ficará bem), de Cristóvam, recebi via WhatsApp e é uma bela canção para homenagear quem está em quarentena, isolamento social e os que estão na linha de frente do combate à pandemia e traz como lema: Juntos Somos Um Só, valorizando esse momento em que todos precisam ajudar uns aos outros a superar momento tão trágico para a Humanidade.
Este videoclipe é a essência desse momento que estamos vivendo, isolados uns dos outros, mas conectados via redes sociais. Um trabalho colaborativo entre Pedro Varela (diretor do vídeo) e Cristóvam (autor da música e letra, português dos Açores), que solicitaram às pessoas em quarenta, em confinamento ou isolamento social que lhes enviassem vídeos, imagens de suas casas, de sua rotina em tempos de COVID-19, e o resultado belo, singelo, poético, filosófico, social e magnífico está aí: um audiovisual para marcar esse tempo e espaço, mas para ficar também para a posteridade, para demonstrar que, como em outras distopia da sci-fi: O dia que a Terra parou; Guerra dos Mundos; O dia depois de amanhã; Ensaio sobre a cegueira; The Walking Dead; Resident Evil e outros filmes sobre epidemias e pandemias, a humanidade sobreviverá e esperamos que o processo civilizatório se transforme, desde então. Que valorizemos acima de tudo a arte, a cultura, a educação, a ciência e a tecnologia. Que fanatismos, ignorância e trevas voltem para onde nunca deveriam ter saído. Sobreviveremos pois a humanidade tem resistido a todo tipo de calamidade, embora nunca tenha passado por uma experiência como essa. De o mundo literalmente parar. Mas como diz o clipe: Juntos Somos Um Só.
O futuro da EDUCAÇÃO e da SOCIEDADE é a COLABORAÇÃO, a troca de saberes, seja sobre vírus ou outro assunto que fale à humanidade.
Além de Cristóvam, Bono Vox e a banda U2 também lançaram música com tema semelhante, vide link abaixo:
Bono, do U2, lança música em homenagem a médicos e enfermeiros italianos
#FiquemEmCasa #PoesiaTodoDia #PoesiaCantada #ArteEmTodaParte #Tmj #JuntosSomosUmSó #TudoFicaráBem
sábado, 28 de março de 2020
Cartomante: letra "premonitória" da MPB e atualíssima em Tempos de Isolamento Social e Autoritarismos: textos, contextos e pretextos!
O vídeo acima Cartomante, foi indicação de minha prima bibliotecária e trata-se de um clássico da MPB - Música Popular Brasileira, de autoria de Ivan Lins na voz inesquecível de Elis Regina, a Pimentinha, uma das maiores intérpretes do cancioneiro brasileiro.
A letra traz subentendido a luta pela liberdade de expressão em tempos ditatoriais, como é o caso do contexto de produção da referida canção: estávamos mergulhados na ditadura de 1964. A canção é de 1978 (vide mais abaixo interpretação do compositor e grande letristas Ivan Lins).
A Cartomante, ouvida nesses tempos de COVID-19 parece como um receituário de bem viver, se cuidar e cuidar dos seus em tempos de isolamento social, e pode ser utilizada como tal, desde que não nos esqueçamos das suas origens, seu texto, contexto e pretexto de escrever por linguagem figurada, simbólica, cifrada em tempos de Censura rígida.
A palavra poética tem entre suas inúmeras funções a de dizer o indizível e o proibido, quando o direito à opinião é interditado, proscrito, perseguido e censurado. A Poesia é o que mantém nossa humanidade e preserva nossa sanidade mental. E quando ela se vale da música, torna-se universal e atemporal, como no caso dessa fabulosa canção, atualíssima para a ocasião. Se fosse feita sob medida talvez não fosse tão oportuna e se torna-se panfletária. Arte é aquilo que sobrevive aos discursos de uma época, é aquilo que transcende ao seu autor.
Rico material para tratar de história e sociedade, memória e filosofia, poesia e sociologia, arte e cultura etc.
Em tempos de COVID-19, um CONVITE+2020 à reflexão poética, filosófica, artística, cultural e social.
Reaprendendo a ser Professor e Aluno em Tempos de Isolamento Social: reflexão a partir de uma peça de humor
O vídeo acima Reaprendendo a ser Professor e Aluno em Tempos de Isolamento Social, trata-se de Live que eu, José Roig, editor do blog Educa Tube Brasil e do canal de vídeos Educação 3D+, fiz no Facebook para tratar de sobre a Educação e Tecnologia na atualidade e realidade.
Algumas sugestões de como ser aluno e professor em tempos de COVID-19. Um CONVITE-2020 para reflexão a partir da assistência de um vídeo/esquete de humor do ator Diego Almeida que compartilho no link a seguir:
"Aula on line na Quarentena!!!": Peça de humor para descontrair [e refletir] em tempos de isolamento social e 11 sugestões de um professor digital
sexta-feira, 27 de março de 2020
"Aula on line na Quarentena!!!": Peça de humor para descontrair [e refletir] em tempos de isolamento social e 11 sugestões de um professor digital
O vídeo Aula on line na Quarentena!!!, é uma peça de humor do criativo e talentoso ator Diego Almeida, que por diversas vezes reproduz em seus esquetes, paródias da sala de aula e da vida de professor. E em tempos de COVID-19 e isolamento social, ele não poderia de deixar de lembrar das aulas on line que se tornaram quase febre nas redes sociais digitais.
A piada, o humor sempre é algo de real, com elementos de exagero. Ela deve ser vista como isso, um material para provocar riso, mas também para propor reflexões sobre as situações destacadas.
Como professor, além de blogueiro e formador de futuros professores, tenho discutido há anos a questão do uso das mídias e redes sociais digitais, das TIC - Tecnologias da Informação e da Comunicação e dos multimeios em geral como suporte, apoio e ferramentas de interação dentro e fora do espaço escolar formal.
Já estabeleci, nesses anos todos, diversos projetos em parceira com outros professores e alunos e estão documentados neste blog educacional e em meu canal de vídeos no You Tube: Educação 3D+.
Em diversas Lives com outros professores, tenho discutido sobre a importância de estabelecer essas trocas de saberes entre professores em si e com os alunos. Que é um momento de, diante do quadro de anormalidade, se pensar novas formas de ser professor e ser aluno. Reaprendermos a ser professores e alunos, usando as tecnologias. Muita calma nessa hora! Quem nunca usou, não conseguirá, do dia pra noite, literalmente, se tornar um professor digital. É humanamente impossível. Até mesmo quem, como eu e outros, já tem uma trajetória na EaD, sabe que é bem diferente do que estamos vivenciando, isolados em casa, tendo que lidar com o lado afetivo, pedagógico, ético, social e psicológico. Estamos trabalhando muito mais que em tempos de normalidade, pensando adaptações de conteúdo, estratégias de interação, trocas de experiências, autoavaliação e muito mais.
Mas uma coisa é certa: depois que a pandemia passar (e esperamos que não demore!), nem a escola nem a sociedade serão as mesmas. Heráclito que o diga, o célebre filósofo grego que dizia que diante de um rio nem nós nem as águas são as mesmas quando da segunda vez, pois tudo flui e tudo se transforma. A EDUCAÇÃO e a SOCIEDADE precisarão se transformar quando o isolamento cessar, tentando tirar lições de tudo isso:
1. Que as tecnologias precisam ser utilizadas de forma adequada na educação e não de forma apressada;
2. Que não basta ter máquinas, faz-se necessárias novas metodologias para novas tecnologias;
3. Que o famoso "homescholling" (escola em casa) é bonito na teoria, mas na prática não tem tanta eficácia, pois os pais e/ou responsáveis são educadores, sim, mas não professores, pois falta-lhes didática, conhecimento de causa, qualificação profissional para isso;
4. Que professor precisa ser reconhecido e acima de tudo valorizado (financeiramente, plano de carreira, cursos de formação, capacitação continuada), pois só dar máquinas não resolve a situação se não pensarmos a máquina como ferramenta de apoio e não bengala digital (como disse João Monlevale);
5. Que o aluno por si só não tem também como estudar por conta própria, sem o apoio capacitado do professor, pois jogar videogame, assistir filmes, baixar apps etc não pressupõe maturidade pra organizar tempo e espaço de estudos de forma autodidata;
6. Que por melhor seja a plataforma de ensino a distância, a AFETIVIDADE, o olhar e a presença física são insubstituíveis, usemos óculos VR, WhatsApp, Hangouts ou o que for (e essa sugestão serve para professores e pais e/ou responsáveis também [nosso mestre Jarbas Barato Novelino até destacou isso da AaD, afetividade a distância, tão necessária como a EaD;
7. Ter lideranças capacitadas e equilibradas em tempos de crise para gerenciá-las e não criar outras é fundamental, pois são essas que devem auxiliar os professores, sugerindo caminhos, possibilidades ou incentivando a colaboração com alunos e cooperação com outros professores de forma equilibrada e não meramente marqueteira pra publicar em redes sociais;
8. Que mandar material por meio digital requer tranquilidade, QUALIDADE mais do que quantidade!, pois o aluno precisa primeiro aprender a organizar seu tempo e espaço (virtual) para essas tarefas e atividades;
9. Que os alunos precisam entender que professor estar em isolamento também precisa de tempo para se organizar, ler materiais enviados e não pode estar respondendo em seguida emails e mensagens de zap zap, tipo: recebeu meu trabalho? tá tudo ok? falta algum ainda? (imagine o professor com diversas turmas e alunos saber quem fez o quê! Tudo requer tempo, planilhas, softwares etc;
10. Crie com SIMPLICIDADE, pois é ela que permite a CONTINUIDADE: pense indicar leituras do livro didático [poucas páginas inicialmente e aumentando gradualmente], que sejam leituras enriquecedoras e não apenas pra vencer conteúdos; use mapas mentais simplificados, resumindo o conteúdo por imagens, palavras-chave, frases curtas (lembrem-se que é uma geração audiovisual que pensa por imagens e sons); faça podcasts (arquivos de áudio direto do celular e compartilhe no grupo do Whats da turma (se tiver) e, POR FIM, e não por último,
11. Seja acima de tudo HUMANO, afetivo, divertido, quebre o gelo, descontraia, e, quando dominar recursos mais sofisticados como SALAS DE AULA VIRTUAIS, ai sim, entre 15 e 20 minutos, converse com seus alunos, explicando conteúdos, conceitos, ideias que já foram tratadas pelos outros materiais mas que requerem a interação, as trocas de saberes, o incentivo à participação dos alunos.
E como disse o professor MARCOS MEIER, num texto em seu blog, inspirado na experiência de outro professor: ELOGIE DO MODO CERTO. Não pela INTELIGÊNCIA (que leva ao medo e a perda desse status quando as atividades aumentam em grau de dificuldade), mas elogie pelo ESFORÇO, pela dedicação, interesse e criatividade do aluno. Traga-o para o lado certo da FORÇA! Da Educação!
“CirqueConnect”: conteúdo digital do Cirque du Soleil oferecido a quem está em isolamento social
A imagem acima é do CIRQUE DU SOLEIL, grupo canadense que incorpora elementos de dança, teatro, esportes, música e muito mais em suas apresentações pelo mundo e que em tempos de COVID-19, resolveu oferecer àqueles que se encontram em isolamentosocial por causa da pandemia, alguns de seus espetáculos de forma on line, no portal "CIRQUECONNECT", link ao final desta postagem, em que serão disponibilizadas apresentações diversas.
Segundo notícia de O DIÁRIO CARIOCA:
"(...) dia 27 de março às 15h00 (horário Local do Canadá), o “CirqueConnect” irá estrear com um especial de 60 minutos , com momentos únicos de espetáculos icônicos como: KURIOS – Cabinet of Curiosities, “O” e LUZIA , para os fãs desfrutarem até ser seguro retornarmos às salas de espectáculo. O público de todas as idades terá lugar na primeira fila, com ângulos nunca antes vistos, que só podem ser vistos em uma tela de TV.
O CirqueConnect é composto por várias ofertas multimídia como um especial de 60 minutos: Cirque Du Soleil abre o seu cofre de gravações dos espetáculos ao vivo e convida os fãs a assistirem alguns dos momentos mais icónicos de KURIOS – Cabinet of Curiosities, “O” e LUZIA ; uma experiência de realidade virtual: faça o download do aplicativo Cirque Du Soleil VR para subir ao palco e entrar no coração dos momentos mais emocionantes do Cirque Du Soleil ; Conteúdo de Séries e Tutoriais: com títulos como Cirque it Out e Color Me Cirque, o público poderá fazer os exercícios físicos como um artista do Cirque Du Soleil e aprender técnicas de maquiagem dos profissionais ; – Música: Sente e aproveite, cante com a gente ou dance com uma variedade de videoclipes e playlists dos espetáculos do Cirque Du Soleil; a programação familiar do Cirque Du Soleil inclui Luna “Petunia”, da Netflix, uma série infantil de aventura, amizade e aprendizado que se passa na terra fantástica de Amazia, e também Big Top Academy, uma série infantil original de ação, centrada num grupo extraordinário de jovens acrobatas em que um dia sonham em se tornar artistas de Circo."
CIRQUE CONNECT - CONTEÚDO DIGITAL DO CIRQUE DU SOLEIL
Bela iniciativa de compartilhar arte e cultura em tempos de coronavírus. Depois que essa pandemia passar, compartilhar conhecimento deverá ser uma iniciativa mundial, não apenas na área da saúde, mas da educação, da tecnologia, em toda parte.
segunda-feira, 23 de março de 2020
Educação em Tempos de Crise: "Live" entre o "Professor Digital" José Carlos Antonio (SP) e "O Urbanauta" José Antonio Roig (RS)
EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE: LIVE EM 22/03/2020 ENTRE O PROFESSOR DIGITAL E O URBANAUTA
Parte 1
Em 22/03/2020, domingo, dois professores que trabalham com tecnologia em seu cotidiano, José Carlos Antonio (Santa Bárbara do Oeste, SP), editor do blog Professor Digital e José Antonio Klaes Roig (Rio Grande, RS), o Urbanauta, editor do blog Educa Tube Brasil, fizeram uma Live no recurso chamado Whereby, cujo tema foi EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE.
Como tanto no Facebook como pelo YouTube não foi possível adicionar mais de um participante na mesma tela, o José paulista recomendou ao José gaúcho o recurso digital Whereby. Literalmente tivemos que aprender a usar uma nova ferramenta em tempo real para suprir uma limitação temporária.
Essa conversa inicial, a partir da experiência profissional e social de cada um, há a intenção que se torne ação continuada em EM TEMPO DE CRISE, agregando outros convidados que possam compartilhar suas práticas, anseios, angústias sobre o momento atual, sobre os desafios, as soluções através das tecnologias, refletindo sobre paradigmas e rupturas de, em tempos de COVID-19.
A conversa foi composta de duas partes (por conta da queda de sinal), e que reproduzimos acima (parte 1) e logo a seguir (parte 2):
Parte 2
domingo, 22 de março de 2020
Caverna de Platão 3.0 e o COVID-19 (Live no Facebook e reflexão compartilhada)
O vídeo acima, CAVERNA DE PLATÃO 3.0 E O COVID-19, foi o título para uma Live (Teste) no Facebook, aberta a amigos, colegas e interessados para refletir sobre Tempo e Espaço em Tempos de Coronavírus, e foi melhor que o esperado, pela interação e que compartilho aqui em meu blog educacional, por ter sido a primeira naquela rede social. E a primeira vez a gente nunca esquece ;-)
Não somos ilhas, embora pareçamos agora, como comparei a astronautas confinados em espaços diminutos, como a ISS - Estação Espacial Internacional, tendo que lidar com a lei da gravidade, em amplo sentido: falta de espaço pra se locomover a gravidade da situação, da exposição a um vírus e suas implicações sociais.
No vídeo em questão, uso minha bagagem artística e cultural para refletir sobre a importância de manter a sanidade através de atividades diversificadas no tempo e espaço limitados.
Como na Caverna de Platão 1.0, da alegoria original, e depois a 2.0, da Televisão que transformou o mundo numa aldeia global; agora temos a Caverna 3.0 e as sombras das Fakes News e da desinformação.
Uma LIVE para provocação e reflexão em tempos de pandemia. Uma forma de contribuição ao processo de autoconhecimento e aprendizagem.
sábado, 21 de março de 2020
A Menina de Plástico: belo curta-metragem escolar com temática ambiental (sustentabilidade e reciclagem)
LA NOIA DE PLÀSTIC from JAUME MARTIN on Vimeo.
O vídeo acima LA NOIA DE PLÀSTIC (A Menina de Plástico) é um belo e profundo curta-metragem indicado pelo colega e amigo Jaume Martin, professor da Escola Sant Josep Oriol, de Barcelona, Catalunha, Espanha.
O vídeo tem produção e direção dele próprio em conjunto com outros professores e alunos do ensino fundamental. Os alunos, inclusive, são responsável pela autoria da canção, além de atores. Múltiplas funções.
O curta traz a temática ambiental de uma forma criativa e original, na figura simbólica de A MENINA DE PLÁSTICO que percebe tudo ao seu redor, sendo composto desse material, da massa de alimentação às roupas, flores, copos, talheres, roupas até a água. Um sonho e ao mesmo tempo uma constatação do impacto desse material no cotidiano e da importância da reciclagem e controle.
Ao final, uma cena emblemática do retorno à Natureza, diante das águas do mar, em que A Menina de Plástico, retoma sua condição natural, encerrando com frase e mensagem: "Talvez ainda tenhamos tempo".
Um curta-metragem magistral que serve para diversas utilizações: leitura de imagens e escrita criativa (em produção textual); como proposta de reflexão em ciências ou educação ambiental, nas artes, reciclando materiais para produção de vídeo; pensar ações de sustentabilidade, enfim, onde a imaginação levar professores e alunos.
Como consta na apresentação do vídeo: "Os alunos do ensino fundamental de Sant Josep Oriol criaram uma história que mostra que nossa vida cercada por plástico não é sustentável. O uso e abuso de plástico leva a um verdadeiro pesadelo para uma garota e todos os seus colegas".
Vídeo estudantil é um ótimo recurso de conscientização, além de diálogo entre professores e alunos.
Parabéns a todos os envolvidos nessa produção!
Influência!: vídeo criativo sobre causa e consequência, ética e moral, influência e responsabilidade social
O vídeo acima, Influência!, foi indicação de meu aluno Christovam Hyattes Gaya Pereira, estudante do ensino médio de Rio Grande (RS), Brasil que encontrou a partir de tema para Redação que sugeri à turma sobre "REDES SOCIAIS DIGITAIS: Influências e Intolerância".
Um vídeo de um jovem criativo sobre influência e responsabilidade, causa e consequência, ética e moral, ação e reação.
Material audiovisual para refletir sobre as influências positivas e negativas que cada um pode receber, seja no mundo comum ou no meio digital, e promover um debate em Produção Textual.
sexta-feira, 20 de março de 2020
Carta do COVID-19 para a Humanidade: vídeo impactante para reflexão! #FiquemEmCasa
O vídeo acima, Carta do COVID-19 para a Humanidade, produção italiana, encontrada no portal Conexão Planeta, foi indicação via Facebook do amigo Fernando Luis, músico, poeta e artesão de Rio Grande (RS), Brasil e trata-se de um impactante material para promover reflexão sobre as relações da humanidade com o meio em que vive.
Ótimo vídeo nesses tempos do Coronavírus para se pensar noutro modelo civilizatório que leve em conta o meio ambiente, os seres vivos e as energias renováveis e limpas em detrimento de um sistema predatório de "O homem como Lobo do homem", da natureza sendo atingida de forma atroz e sem controle, da poluição, mudanças climáticas, aquecimento global, superpopulação, consumismo, produção excessiva de lixo, falta de reciclagem etc etc etc.
Temos na natureza energia limpa em abundância, das marés, dos ventos (eólica), solar, mas o modelo que impõem ao mundo esse descontrole é o dos combustíveis fósseis e seus derivados, dentre eles o famigerado plástico, quase onipresente em nosso cotidiano. Que o digam os lanches fast food, com mais de 10 itens de lixo decorrentes: toalhinha de papel, caixinha pro lanche, saquinho plástico pro guardanapo, embalagem pro canudo, copo plástico, brinquedinho de brinde ensacado e por aí vai. Um consumismo desenfreado que estimula as crianças a pedirem o lanche por causa do brinquedo, a comer salgadinhos (tipo chips) por causa do brinde, da publicidade nociva na infância e muito mais. As crianças se tornam consumidores compulsivos na mais tenra idade.
Essa conta no cartão de crédito mundial virá e está vindo com juros e correção monetária e quem pagará tudo isso são nosso herdeiros, que terão que arcar com um custo enorme pelo nosso descaso e omissão.
Um vídeo para uma reflexão em tempos do coronavírus sobre os sinais que a natureza vem nos dando faz tempo, mas teimamos em não ver, e agora o sinal de alerta começou a piscar intermitentemente e a sirene a tocar assustadoramente.
Ainda há tempo de mudar essa matriz (Matrix), basta ver os índices de poluição diminuindo na China e Itália por causa da pandemia que forçou a desaceleração da economia mundial. Segundo consta, em rios e lagos, antes poluídos, peixes e outros animais retornaram e as águas se tornaram mais limpas, vejam o link abaixo, de onde extraí o vídeo acima:
Cisnes e peixes voltam aos canais de Veneza, patos à Roma e golfinhos à Sardenha, com a quarentena do coronavírus na Itália
quinta-feira, 19 de março de 2020
Fique Em Casa: criativa e didática animação sobre como eliminar uma pandemia
O vídeo acima, Como eliminar uma pandemia, foi publicado no Facebook do colega e amigo Jaime Oliveira de Lemos, educador de São José do Norte (RS) Brasil e trata-se de criativa animação que, de forma didática, demonstra a importância do combate às pandemias, como a atual, intitulada Covid-19, que é mutação do coronavírus.
Trata-se de campanha virtual #QuédateEnCasa , promovida no Twitter pelo perfil @rocheleromayor.
Todo educador deve se valer de pequenas imagens, curtas-metragens, videoclipes, fragmentos de textos, cenas de filmes etc para promover uma intertextualidade entre a teoria e a prática, a arte e a educação, a realidade e o imaginário.
domingo, 15 de março de 2020
O melhor amigo não é um cão, mas um beija-flor! (educação ambiental, poesia e comunicação)
O vídeo acima, que intitulei de "O melhor amigo", descobri na rede social digital, via Facebook e trata-se de um belíssimo material para utilização na educação ambiental, na Inteligência Emocional, biologia etc e em dinâmicas de grupo para sensibilizar crianças, jovens e adultos para a importância do equilíbrio do meio ambiente, do respeito à Natureza, da boa convivência em sociedade.
Um belo convívio entre o homem e a Natureza, na Poesia Maiúscula da Vida, através de uma comunicação universal. Segundo o idoso, esse filhote de beija-flor foi-lhe apresentado pela mãe do colibri (nome também dado a espécie) e o jovem pássaro todas as manhãs vem à janela do senhor, chamá-lo, através de seu canto. Comunicação verbal (do senhor que fala com o beija-flor em, português e não-verbal do colibri que se exprime pelo canto. E falando em canção, lembrei de clássico da MPB - música popular brasileira, denominado "Codinome Beija-Flor", de autoria de Cazuza, em dueto com a cantora Simone. Uma pequena declaração de Amor.
sexta-feira, 13 de março de 2020
A evolução da Fotografia: paródia que serve pra reflexão sobre a obsolescência de certas tecnologias
br />
A imagem acima, Posição da Fotografia, refere-se a vídeo de mesmo nome (vide link abaixo) e foi indicação via Facebook do colega e amigo Fernando Luis, músico, poeta e artesão de Rio Grande (RS), Brasil.
POSIÇÃO DA FOTOGRAFIA - VÍDEO PARÓDIA
O vídeo link acima trata da evolução da fotografia, do filme às câmeras analógicas, depois as digitais até os smartphones que deixaram tudo obsoleto e peça de museu. A paródia funciona de forma magistral para quem pode acompanhar esse processo de avanço tecnológico, e até mesmo para quem já nasceu numa geração digital. O audiovisual é didático e pedagógico, podendo ser utilizado pro professores e alunos para refletirem sobre as mais variadas formas de captura de imagem e sobre a própria inovação e a transformação social que isso provocou na contemporaneidade.
Assim como a fotografia, o rádio, a televisão, o videocassete, o DVD Player, o Bluray, os consoles de videogames, a TV a cabo etc, as tecnologias sofrem transformações, tonando-se peças de museu, cada vez mais rapidamente. Saber perceber essas tendências é essencial para evitar que gigantes como Blockbusters sejam extintas por outras gigantes como a Netflix, por exemplo.
Novas tecnologias requerem novas metodologias, e a cada evolução, profissões somem e surgem outras. O Uber está aí para isso comprovar.
Perceber esses sinais são tão fundamentais, como as próprias tecnologias em si.
sábado, 7 de março de 2020
Beach Tenis: animação infantojuvenil em stop-motion para dilvugação do esporte [luz, câmera e educação]
O vídeo acima Beach Tenis é uma animação em stop-motion, feita por um jovem youtuber de 11 anos, chamado Gui_Brzao, e serve para divulgação desse esporte que ele passou a praticar neste verão.
Um pequeno exemplo de como, "com uma ideia na cabeça e uma câmera [ou celular ] na mão", como diria o grande cineasta brasileiro Glauber Rocha, é possível criar, de pequenos vídeos a materiais audiovisuais diversos, seja de divulgação esportiva, científica, literária etc.
Usar peças e bonecos Lego para criar cenário e histórias é algo bem interessante. Lembrou a oficina de Lego Poema que criei, inspirado na observação de meu filho, brincando com essas peças coloridas de montar, e da reflexão que fiz com ele, dizendo que ler e escrever é muito parecido como brincar de Lego, montando palavras com pecinhas coloridas. Oficina que levei para escolas da região sul do Rio Grande do Sul.
Luz, Câmera, Ação e Educação!
Abaixo, respectivamente, link para o canal de vídeos do Gui e para matéria sobre minha oficina de Lego Poesia:
Gui_Brzao - Canal de vídeos no YouTube
Lego Poema ou Poesia em Blocos de Montar: Oficina de Criação Literária e o Multiletramento
sexta-feira, 6 de março de 2020
Cineclube Estudantil - App com a finalidade de divulgar vídeos feitos por estudantes no Brasil
O vídeo acima APP Cineclube Estudantil - UFPel, trata-se de aplicativo produzido pelo professor Josias Pereira, docente e pesquisador da faculdade de Cinema, da Universidade Federal de Pelotas, RS Brasil.
O referido APP tem como finalidade divulgar os vídeos feito por estudantes no Brasil, possuindo atualmente em seu acervo cerca de 150 produzidos por professores e alunos entro do contexto escolar.
Tal ferramenta visa incentivar a produção de vídeos nas escolas brasileiras.
Para baixar e conhecer o referido recurso, basta clicar no link abaixo:
APP - CINECLUBE ESTUDANTIL
quarta-feira, 4 de março de 2020
"Dê um pause e vem...", publicidade sobre a importância das brincadeiras além do mundo virtual
O vídeo acima "Dê um pause e vem..." foi indicação via WhatsApp por um aluno da Pedagogia e é uma criativa campanha publicitária de telefonia sobre a importância do brincar, além do mundo digital, através da paródia de canção Fico Assim Sem Você, da dupla Claudinho e Bochecha [vídeo abaixo].
"Eu não existo longe de você", refrão da referida canção, bem poderia hoje ser a fixação que não apenas jovens e crianças têm pelo aparelho celular, smartphone, as redes e mídias sociais. Muito adulto também anda fissurado nesse brinquedo eletrônico, esquecendo de tudo ao redor.
Um belo jogo de palavras e imagens, para demonstrar que existe vida além do mundo virtual. A seguir, a versão da mesma canção pela cantora Adriana Calcanhoto em um clipe de animação: