sexta-feira, 3 de abril de 2020
Live: Educação, Ciências e Blogues como ambientes de ensino e aprendizagem
O vídeo acima refere-se a Live feita no Facebook, em 02/04/2020, cujo tema envolvia EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E BLOGUES COMO AMBIENTES DE APRENDIZAGEM. A conversa promovida pelo PROFESSOR DIGITAL José Carlos Antonio, de Santa Bárbara do Oeste (SP), com o apoio do URBANAUTA José Antonio Klaes Roig, de Rio Grande (RS), teve como convidada a professora Andrea Barreto, do Rio de Janeiro (RJ), editora do blog DICAS DE CIÊNCIAS.
A conversa girou em torno desses tema: educação, ciências e uso de blogues pelos professores, já que os três professores "jurássicos", são blogueiros educacionais há décadas e tendo seus blogues como fonte de referência para outros educadores e alunos.
José Carlos Antonio mantém o blog PROFESSOR DIGITAL, que tem seu conteúdo referenciado em diversos TCCs, dissertações e teses por outros educadores e pesquisadores.
José Antonio Klaes Roig é editor do blog EDUCA TUBE BRASIL que serve como repositório digital de diversos audiovisuais (clipes, curtas, documentários, slides, peças publicitárias, cenas de filmes etc) que recebem uma resenha e proposta de uso pedagógico e serve como suporte indireto a diversas educadores, que inclusive sugerem materiais para o acervo.
Andrea Barreto promove o ensino das Ciências via blog DICA DE CIÊNCIAS, que além de popularizar as Ciências de modo geral e estimular seus alunos, de modo específico, ainda vale-se do imaginário do cinema, das tecnologias e do cotidiano para produzir suas postagens, algumas delas fruto de solicitações de outros professores.
O blog, ou diário virtual, ainda é uma ótima ferramenta de interação entre professores, professores e seus alunos, escolas e comunidade. É um pequeno canal de comunicação, onde é possível armazenar a produção escolar de um professor, de sua turma, da escola, sendo de fácil acesso, utilização e custo zero. É como utilizar um e-mail, só que a mensagem pode ficar restrita (por meio de senha) a um grupo ou aberta ao mundo.
O blog, que surgiu como diário virtual de adolescentes, foi depois utilizado por diversos professores como ferramenta de produção, divulgação ou armazenamento de vídeos etc. Depois passou a ser usado por jornalistas e celebridades, até que se banalizou ao ponto de, como o YouTube, passar o termo "blogueiro", como o "youtuber", a ser mencionado de forma pejorativa por causa das polêmicas causadas por blogueiros e youtuber, nada educacionais, que difundiam Fake News, preconceitos e discriminações em busca de likes, visualizações, fidelizações e monetizações.
A maioria dos blogueiros educacionais produz e compartilha sua prática escolar sem fins lucrativos, de forma diletante mesmo. Alguns, por causa de um material diferenciado, que requer edição, pesquisa profunda e muita criatividade, acabam se destacando e se tornando verdadeiros popstars, com milhões de visualizações, com monetização e destaque nacional. É a exceção, não a regra. Mas o importante é que o blogue pode ser uma ótima ferramenta de interação, produção e divulgação de conteúdo educacional referenciado pelo próprio professor. Ou seja, um espaço de aprendizagem e também de ensino, seja em tempos de crise (COVID-19 ou não) ou em tempos de normalidade.
Na conversa acima, o blogue educacional foi um dos temas e em próximos eventos esse assunto será retomado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário