quarta-feira, 3 de junho de 2020
Espacialidade e temporalidade na educação, antes e depois da pandemia: ESTUDAR em locais diferentes poderá trazer RESULTADOS diferentes
O vídeo acima, ESTUDAR em Locais Diferentes pode trazer RESULTADOS Diferentes, foi indicação do grupo do WhatsApp PROFESSORES ONLINE, e trata-se de audiovisual de Eduardo Cortez, do canal Concurseiro Oculto, como dica de aproveitar melhor tempo e espaço de estudo, mudando de cenário para favorecer a aprendizagem, pois tal situação ajuda no plano individual os níveis de retenção de informações que promovam o conhecimento.
A sugestão do Eduardo se refere mais ao estudo individual de um candidato para concurso, mas que serve também para grupos, como os alunos de uma turma, essa rotatividade de cenários para obter resultados diferentes no estudo. Ainda, de acordo com Cortez, "Estudar em diferentes locais, tais como biblioteca, casa, praia, parque, entre outros pode trazer benefícios para o estudantes", pois "Estudos comprovam que quando há uma rotatividade de locais o cérebro consegue associar melhor as informações estudadas, isso ajuda na memorização da matéria e oxigenação do cérebro".
De fato, o editor deste blog educacional é prova viva disso, quanto a importância da questão do tempo e do espaço no fazer pedagógico, antes e, principalmente, após a pandemia, quando novas metodologias e didáticas serem necessárias, pois desde 2018, desenvolve projeto de incentivo à leitura e escrita, denominado PASSAPORTE LITERÁRIO que, justamente, promove saídas de estudos com os alunos de Literatura do ensino médio em experiências imersivas sem óculos VR, mas na realidade local, como igrejas, parques, praças, livrarias, bibliotecas, cafeterias, hotéis etc que tenham vinculação às escolas literárias estudadas em sala de aula, no livro didático, em vídeos e revistas, numa pequena viagem no tempo, sem máquina alguma, apenas a imaginação e a prática escolar em 360 graus, conforme links abaixo:
Passaporte Literário: experiência imersiva na realidade local em 3D e 360 graus, no EducAção 3D+
PDF Literário: adaptação do Projeto Passaporte Literário de distribuição de livros impressos a alunos, agora no formato digital
Essa metodologia de saídas de estudos, adoto desde 2005 em meus projetos educacionais, envolvendo diversas áreas do ensino e aprendizagem como no vídeo abaixo, chamado "Metodologia 4K e os quatro ambientes de interação escolar", que favorecem a metodologia e a didática do professor do século XXI e que num tempo e espaço de pandemia ficam mais evidenciados, justamente por não ser possível a mobilidade, a questão da afetividade presencial também fica prejudica, necessitando que o professor reaprenda a ser professor em tempos e espaços de confinamento social e que podem ser evidenciados a partir da adoção de ferramentas de saídas de estudos virtuais [Google Earth, Street View, Google Maps etc]:
Nenhum comentário:
Postar um comentário