sexta-feira, 13 de agosto de 2021
Cantada no supermercado: comercial de TV para tratar de argumentação, coesão, coerência, sentidos do texto e redação do Enem
O vídeo acima, Cantada no Supermercado, trata-se de publicidade comercial que achei muito criativa e que serve a uma aula sobre Leitura, Interpretação de texto e escrita criativa, trazendo elementos de convencimento e persuasão, que fazem parte de um bom debate e de uma potima argumentação [defesa de ponto de vista, de ideias].
Quem visita este blog educacional já precebeu que seu editor, por ser escritor, poeta e professor, se vale de diversas audiovisuais em seu fazer pedagógico, de clipes e curtas, a propagandas, slides, cenas de filmes, documentários etc.
Assim, ao ver o referido comercial no YouTube, chamou-me a atenção para sua estrutura, que poderia ser adaptada para questões envolvendo, desde a leitura e interpretação de textos verbais à análise de argumentação, visando intensivo para a escrita da Redação dissertativa-argumentativa do ENEM.
Vejam só, o rapaz encontra uma moça no corredor do supermercado e tenta a famosa "cantada", valendo-se em sua aproximação com uma ilustre desconhecida de seu poder de persuasão [abordagem emotiva e discursiva], apelando para certas supostas coincidências, um tanto quanto subjetivas, abstratas, indiretas, de eles se encontrarem e reencontrarem em diversos locais.
Em contrapartida, a moça, por força de convencimento [lado racional, analítico e crítico], comprovando que tais coincidências nada mais eram que fruto do recurso de indicações do aplicativo do banco, que sugeria aqueles locais a todo cliente, ou seja, evidências práticas, concretas, objetivas, diretas, o que normalmente, nesse tipo de abordagem se faz, colocando dados estatísticos, tabelas, gráficos, citações de especialistas para comprovar sua opinião.
Toda argumentação pode se valer desses dois planos de abordagem, por persuação [e bagagem sociocultural] e/ou convencimento. Tais elementos dão coesão [sequência lógica] e coerência [unidade à fala, ao texto].
Na redação, o poder da argumentação pode ser valer de ambas as situações: seja trazendo dados concetros, objetivos, comprováveis e pensados por terceiros; seja acrescentando elementos da vivência do autor, sua bagagem de livros, filmes, músicas, etc. Ambas são aliadas à escrita criativa.
Em tempo: O uso desse comercial não é merchandising disfarçado, pois este blog é sem fins lucrativos, não possui patrocínios, faz tudo de forma diletante, e seu editor nem possui conta na referida instituição bancária. O vídeo é meramente ilustrativo para um professor de Língua Portuguesa e de Produção Textual referenciar aos seus alunos, colegas e demais visitantes deste blog educacional.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário