terça-feira, 27 de dezembro de 2022
O Elevador: a maior história de amor já contada [publicidade em curta-metragem para reflexão educacional]
O vídeo acima, The Lift I The greatest love story ever told [O Elevador: A maior história de amor já contada], trata-se de publicidade dinamarquesa de 2019 para marca de calçados chamada Bianco, cuja campanha denominou-se "Saia de sua cabeça", que descobri no Tik Tok e que encontrei no canal Microfilms, do YouTube.
Segundo sinopse no YouTube: "No curta-metragem no centro da campanha, um homem e uma mulher se encontram regularmente juntos no elevador em seu prédio de trabalho. Mas enquanto seus pensamentos legendados revelam que estão profundamente atraídos um pelo outro, eles nunca dizem nada. Seu 'pensar demais' leva a um final trágico, à medida que a mulher sai da vida do homem para sempre. Se ao menos eles tivessem saído de suas cabeças."
Saindo do campo da ficção e adentrando ao da educação, pode-se dizer que existem mais coisas entre o céu e a terra, entre as intenções e ações, quando pensamos demais e pouco executamos atos imaginados. Entre a teoria e a prática existem muitas questões a ser discutidas. teoria sem prática é apenas intenção; ação sem teoria é mera intuição. O ideal é que o bom professor saiba unir ambas em prol de projetos, atividades e realizações.
Muitas vezes, ao analisar projetos, vejo boas ideias que não terão condições de serem colocadas em práticas ao perceber o público-alvo. Nem todo projeto educacional é uma receita de bolo que usando os mesmos ingredientes terá o mesmo sucesso, se não for adaptável à realidade local. Nem tudo que funciona numa escola obterá resultados satisfatórios noutra, às vezes nem sequer em turmas da mesma instituição, pois cada grupo tem sua própria idiossincrasia, seu jeito de ser e reagir.
O curta-metragem serve para um bm debate sobre essas questões com grupos de professores, pais, alunos sobre a realidade escolar, pois não há uma boa avaliação sem antes uma autoavaliação, não há uma crítica consistente sem antes uma autocrítica. Além de uma atividade de análise, interpretação e reflexão sobre a importância da linguagem verbal e da não verbal.
Também no canal Microfilms encontrei outros dois curtas bem interessantes. O primeiro [Greenies], com foco mais no humor e o valor da amizade; e o segundo [A Jornada], mais para a reflexão e motivação:
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
segunda-feira, 26 de dezembro de 2022
Sonho de Natal: bela animação para clipe e canção de Oswaldo Montenegro [e propostas de atividades interdisciplinares]
O vídeo acima, Sonho de Natal, trata-se de bela animação para clipe e canção do cantor e compositor brasileiro Oswaldo Montenegro e foi indicação da colega e amiga Josane Batalha Sobrera, de Campinas, São Paulo, Brasil.
Letra e imagens que podem servir para uma atividade que envolva interpretação textual, pela riqueza de símbolos e mensagens que contém.
Para se trabalhar com incentivo à leitura e escrita criativa não é preciso utilizar vídeos e textos longos, mas podem ser usadas fragmentos como motivadores até para a assistência e leitura de audiovisuais e texto mais amplos.
Clipes, curtas, animações, cenas de filmes, peças publicitárias etc., que constituem a maior parte do acervo digital deste blog educacional constatam isso, de como com vídeos e textos de curta duração é possível desenvolver atividades pontuais ou mais estruturadas, a partir de comentários de diversos educadores aqui no blog, por email, whats, Twitter e outras redes sociais digitais.
A atual geração é mais visual e auditiva e utilizar material audiovisual é uma forma de comunicação entre gerações; principalmente se o educador valer-se de sua bagagem sociocultural em diálogo com o conteúdo de sua disciplina, pois é possível com diversos clássicos da música popular brasileira e suas demais manifestações artísticas e culturais, promover adaptações para diversas áreas, das linguagens às humanas, da matemática às ciências naturais.
A interdisciplinaridade é um caminho, não apenas para o novo ensino médio, mas para a vida, a sociedade e o mundo, pois permite que áreas distintas encontrem sua intersecção. Exemplo disso que é possível trabalhar Poesia com matemática, na questão da métrica, do ritmo e algoritmos, inclusive na escrita da redação, como se fosse um código de programação com variáveis e constantes, com conexões e tudo mais.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
terça-feira, 6 de dezembro de 2022
Inteligência artificial e memória humana: reencontro de décadas entre um ex-soldado e sua esposa por meio da tecnologia
O vídeo acima, intitulado "Idoso se emociona ao ver foto de esposa falecida há 30 anos 'se mexer' com ajuda de aplicativo", vi primeiro no Tik Tok e depois procurei-o no YouTube. Trata-se de algo comovente e ao mesmo tempo preocupante. Comovente pois mostra um idoso, Jake Larson, veterano de guerra, que conforme indica a apresentação do referido vídeo no YouTube, "[...] ficou famoso por publicar vídeos contando histórias sobre a Segunda Guerra Mundial, com ajuda da sua neta, [que] posta vídeos regularmente na rede social. Mas 'o viral' veio depois que Papa Jake publicou um vídeo no momento em que vê uma foto que faz sua esposa falecida há 30 anos 'se mexer' por meio de um aplicativo desenvolvido para smartphones".
Preocupante, pois além da questão sentimental e justamente por conta disso, tais situações, não apenas com idosos, mas pessoas de boa fé que creem em tudo que veem nos meios digitais, torna-se passível de análise. O tal aplicativo deve ser como alguns que dão animações a fotos antigas, por meio de Inteligência Artificial, e existem outros mais sofisticados, chamados DeepFake, em que é sobreposto a face de alguma celebridade, além de sua voz, para fazer vídeos, de simples brincadeira a notícias falsas em tempos eleitorais ou não.
Tem-se visto Fake News toscas prosperarem entre idosos e pessoas crentes - além do sentido religioso -, que acreditam em tudo que recebem por email, WhatsApp, Facebook etc. Uma alfabetização digital para evitar manipulações, cada vez mais é fundamental. Sem falar também no componente emocional e o impacto que a manipulação de imagens poderá ocasionar em pessoas que confundem simulação com realidade.
Jake, inicialmente, acreditava que estava vendo a imagem da esposa se mexer, sem perceber se tratar de uma edição, de um efeito artificial.
Filmes como Ex Machina, Her, O Homem Bicentenário, AI, entre outros, já trataram de passagem sobre esse efeito "Caverna de Platão", em que as pessoas confundem as sombras como a realidade, mais que isso, há que se pensar no impacto emocional e social da Inteligência Artificial no cotidiano, com a sua cada vez maior popularização em aplicativos para smartphones. Asquestões a ética, moral e filosófica e suas implicações deverão ser debatidas e demilitadas também.
Recentemente, dois casos chamaram a atenção, envolvendo questões tecnológicas e emocionais no que tange ao uso da AI: Primeiro, do jovem que após 8 anos da morte de sua noiva ou namorada, através da AI e de suas conversas de bate papo, por meio de um algoritmo, tem conversado com "ela" com frequência, como se fosse com a pessoa que já não existe mais. o Segundo caso é de mãe em que foi criada uma realidade virtual, simulando a voz e os movimentos da filha também morta, causando uma emoção naquela mãe, como se a menina estivesse de fato à sua frente. Imaginem, então, tal situação se tornando corriqueira com a convivência de pessoas com seres autômatos. Já existem diversas séries tratando disso, como Humans e Better Than Us, Black Mirror, Além da Imaginação, etc.
Se a memória é que nos faz humanos, lutando contra o esquecimento, ser humano também é aceitar que o esquecimento faz parte da vivência humana. Entre a memória humana e a inteligência artificial, há mais coisas que possa supor nossa vã tecnologia, parafraseando William Shakespeare.
Abaixo, uma das história de guerra de Jake Larson:
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
quinta-feira, 24 de novembro de 2022
"Daqui pro mundo - Acredita e Vai": mais que peça publicitária, vídeo institucional e motivacional [um convite à imaginação]
O vídeo acima, Daqui pro mundo | Acredita & VAI!, encontrei no Tik Tok e depois localizei no YouTube e trata-se muito mais do que peça publicitária, propaganda institucional e vídeo motivacional, mas um convite á imaginação, valendo-se de muito criatividade e emoção, coisas que o gênio Edgar Allan Poe já ensinava no século 19, em seu texto "Filosofia da Composição".
Poe, no referido texto, analisava o próprio poema The Raven [O Corvo], indicando aos leitores como elaborou os versos, visando causar um efeito no leitor, a partir da emoção, do ritmo, da rima, de imagens poéticas e filosóficas geradas no imaginário de cada um, como o amor eterno e/ou impossível, a morte, a perda, a dor, o sonho, o desejo, a ilusão.
No slogan do banco, "O mundo fica pequeno pra quem acredita sempre", é logicamente uma frase motivacional, mas com toda uma simbologia. Uma pequena metáfora da vida daquele que acredita e luta por seus sonhos. O esporte é um exemplo disso, de como meninos e meninas socialemente vulneráveis, muitas vezes morando nas periferias das cidades, consegue reescrever a própria história de vida, graças ao talento nato ou o esforço, disciplina e dedicação.
Um belo material para discutir leitura de livros e de mundo e escrita criativa. E inclusive educação, além da chamada bancária, que é uma preparação para o trabalho, quando deveria ser, mais que tudo, preparatória para a vida, a cidadania, a empatia, a alteridade...
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
domingo, 20 de novembro de 2022
"Tempo para Jogar": incrível animação sobre a Copa do Mundo 2022 parodiando Toy Story com Messi, CR7 e outras estrelas do futebol
O vídeo acima "Time To Play" [Tempo para jogar], divulgado no Twitter pela conta @brfootball, foi indicação via Instagram de meu filho Allan Roig, e procurei o vídeo no YouTube para trazê-lo para este blog educacional, pois mais que uma animação incrível [parodiando outra animação, já clássica, Toy Story, adaptando-a para o mundo do futebol, em especial, a Copa do Mundo de 2022], é uma bela forma de trabalhar com o imaginário coletivo através do cinema e do esporte.
Entre a tela grande do cinema, também chamado de Sétima Arte, e as telas que reproduzirão os jogos de mais uma Copa do Mundo, há igualmente a arte que liga o esporte ao cinema.
Se pararmos para refletir, ainda há discussões entre cinema comercial e cinema de arte ou entre futebol competitivo e futebol-arte, espetáculo, fantasia e tudo mais.
A seleção brasileira de 1982 encantou gramados - os campos dos sonhos - e o mundo com seu futebol refinado, com jogadores talentosos, e, como num filme clássico, marcou gerações por não ter tido um final feliz, assim como filmes que entraram para a história por fugirem do roteiro "era uma vez...", seguindo mais para "...E o vento levou..."
Esportes, educação, arte e cultura se entrecruzam e se complementam.
Segue abaixo vídeo que é um "Tributo ao Futebol Arte", com a referida e inesquecível seleção de futebol:
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
domingo, 13 de novembro de 2022
Entrevista genial e terrivelmente atual com Duda Salabert sobre Política e Literatura: premonição ou profecia do Bruxo do Cosme Velho?
O vídeo acima, Duda Salabert diz quem é Bolsonaro, Lula e Ciro na literatura brasileira, trata-se de entrevista ao canal MyNews, cujo tema tratou das Eleições 2022 e pela genial comparação que Duda faz com a obra de Machado de Assis, torna-se terrivelmente atual, quase uma premonição ou profecia do Bruxo do Cosme Velho, e seu clássico Brás Cubas!
Recentemente trabalhei com 7 contos escolhidos de Machado de Assis com meus alunos do ensino médio e foi um projeto interessantíssimo de promover a leitura de clássicos da literatura brasileira, no formato Seminário, deixando que os próprios alunos apresentassem aos demais sua interpretação sobre os contos: A Cartomante; Missa do Galo; O Espelho; O Empréstimo; Ideias do canário; A desejada das gentes; Um caso de burro.
O Alienista, também é uma obra machadiana, atemporal, universal e terrivelmente atual; assim como Dom Casmurro e todas as demais.
Por isso tudo, considero incrível a análise política pela perspectiva literária que Duda Salabert nos oferece, unindo a obra do Bruxo do Cosme Velho ao momento político atual.
A importância de Machado de Assis já foi inclusive discutida num curta gaúcho, intitulado Olhos de Capitu, que servou de inspiração provável para o filme Yesterday da Netflix, já que a ideia é a mesma, só trocando o sumiço de Machado pelo dos Beatles. Vejam resenha/postagem sobre isso aqui no Educa Tube Brasil,. via link a seguir:
"Yesterday", eu me vi nos "Olhos de Capitu": cinema, memória, história, arte, cultura, literatura e filosofia
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
quarta-feira, 2 de novembro de 2022
Expectativa versus Realidade: cena em tela dividida do filme "500 dias com ela" que serve para reflexão sobre a vida e a arte
O vídeo acima, Expectativa VS Realidade (Cena - 500 dias com ela), como o próprio título indica, trata-se de um recorte de um filme em que as protagonistas convivem sob duas perspectivas e que a cena em questão, feita em tela dividida demonstra como tudo pode ser analisado sob ponto de vistas diversos.
professores e alunos, pais e filhos criam expectativas de vida, estudo, trabalho uns aos outros. Nem sempre algo que o professor considere relevante será captado pelo alunado, da mesma forma que um pai com seus gostos e babagem terá a mesma expectativa junto aos filhos realizadas, nem tudo que é amizade se torna amor. Pais desejam que filhos sigam suas profissões, outros querem compensar nos filhos a profissão que não pode ter e assim por diante.
Na escola literária denominada de ROMANTISMO havia uma idealização do mundo bem diversa da realidade; até mesmo no chamado REALISMO era uma visão urbana que nem sempre dava conta do real amplo, o NATURALISMO via a periferia com olhos de centro; no campo político, o ufanismo é uma paixão nacionalista, o próprio nacionalismo idealiza uma identidade em relação ao outro, o estranho, o estrangeiro. Todos, de certa forma, são estranhos uns aos outros, até que passaem a conviver e se reconhecer. temos mais em comum uns com os outros, do que diferenças.
Nem sempre a vida nos dá essa visãod e TELA DIVIDIDA entre expectativa e realidade, mas a vida é feita de visões múltiplas do real e nem sempre há aquela ideia de AMOR CORRESPONDIDO. Como nas trocas de mensagens pelos meiso eletrônicos, pode haver falha de comunicação, de interpretação, afinal, ENDENDER e COMPREENDER são dos lados de uma mesma moeda. Entender é mais relativo ao que o texto oferece e Compreender refere-se mais a bagagem sociocultural do interlocutor, daquilo que está além das palavras, do contexto mais amplo. Muitos parecem aos olhos de uns herois quando agem como vilões; outros apresentados como vilões podem ser figuras mais complexas, heroicas, simbólicas, emblemáticas.
O filme 500 DIAS COM ELA serve como entretenimento, reflexão poética e filosófica, sociológica, histórica e muito mais; podendo ser utilizado na integralidade ou em partes, como a cena acima, dentro do marcador #CINEDUAÇÃO deste blog educacional. Pode-se inclusive com uma cena, um clipe, um curta proporcionar uma atividade integrada de interpretação textual e produção textual.
Abaixo, alguns outros audivisuais em que a narrativa visual é contada em tela dividida:
Por fim, indico essa resenha cinematográfica do filme 500 DIAS COM ELA, feita pelo canal ELEGANTE, a respeito dessa questão envolvendo "o que é se apaixonar pela ideia (e não pela pessoa real)":
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
segunda-feira, 24 de outubro de 2022
Palitos de fósforos românticos: paródia visual que serve para aula integrada de Química e Física
O vídeo acima, "Palitos de fósforos românticos", encontrei primeiramente no Instagram e depois no YouTube, e trata-se de criativa e divertida paródia de cenas de cinema, de momentos românticos, adaptados para uma linguagem dinâmica, envolvendo dois prosaicos palitos de fósforo.
Um audiovisual que dá para uma aula interdisciplinar, envolvendo Química e Física, por exemplo, sobre ação e reação. O fósforo possui elemento química e ao ser aceso causa também manifestações físicas.
Cabe lembrar que o amor envolve reações químicas, físicas e biológicas, e poderá ser explicado nestas múltiplas perspectivas, além da histórica, literária, política, filosófica e social.
Aqui no acervo digital deste blog educacional consta outro vídeo que poderá servir como material complementar, sobre A QUÍMICA DO AMOR, vide link e vídeo logo a seguir:
A Química do Amor em pleno Dia dos Namorados: uma aula diferenciada e interdisciplinar
O audiovisual acima trata-se de episódio da série A Química das Coisas, dedicado à química do amor e produzido por canal português no YouTube. Conforme sinopse do vídeo: "[...] programa que desvenda a química escondida no nosso dia-a-dia, pode parecer estranho falar de Amor, quase sempre celebrado como um fenômeno espiritual, por vezes apenas físico, mas raramente visto como resultado da ação de algumas substâncias químicas sobre o cérebro. A verdade é que o 'Amor' é um complexo fenômeno neurobiológico, baseado em atividades que envolvem a ação de um número elevado de mensageiros químicos".
Outro vídeo interessante, da TV Cultura, é o que indico a seguir, em que Cientistas explicam química do amor através de comandos do cérebro:
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
domingo, 23 de outubro de 2022
Inferências e intertextualidades para Redação do ENEM: "Footloose Dance-Off!", cena antológica do seriado "The Umbrella Academy" | Netflix
O vídeo acima, Footloose Dance-Off! | The Umbrella Academy | Netflix, descobri no stories do Instagram e achei genial, pois trata-se de estabelecer os conceitos de inferência e intertextualidade, visando a redação dissertativa-argumentativa para o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio, pois envolve ambos os conceitos.
Por INFERÊNCIA, entenda-se as referências que produzimos, percebemos, interpretamos dentro de uma produção etxtual, seja ela escrita, falada, visual, etc. Já intertextualidade é o diálogo entre textos de um tempo presente que remetem [inferem] a outros textos passados, sejam eles clássicos da Antiguidade ou da própria contemporaneidade.
A partir disso, cabe estabelecer uma linha argumentativa para que tais REPERTÓRIOS façam sentido, lógica, tenham significação sociocultural num texto redacional. Por sociocultural entenda-se: bagagem artística, cultural, referencial com caráter analítico, crítico e social que se insere numa produção textual, para denfender um ponto de vista, uma ideia, uma opinião a respeito de uma tema em comum.
Na cena em questão, logo acima, um seriado criativo e atual, The Academy Umbrella, faz uma ligação direta com a canção tema do filme Footloose [de Kenny Loggins], um clássico do cinema dos anos 1980, de forma irreverente e original, num estiloso duelo coreografado entre dois grupos rivais. Tais inferências só poderão ser plenamente compreendidas a partir de uma ligação do referido [o termo atual] ao referente [algo de um passado longíquo, mediano ou recente]. Sem o estabelecimento dessas rede de relações intertextuais, o exemplo em si se perde dentro de uma argumentação falha. Há que se afrimar algo, explicar essa referência no que ela tem em si e em que dialoga com o tema proposto, além de exemplificar com uma situação prática que seja inteligível ao leitor/espectador. Simplesmente citar Platão, Sócrates ou Aristóteles num texto redacional sem demonstra no que esses pensadores têm algo em comum com o tema do enunciado, em nada favorecerá a defesa de um ponto de vista, tampouco o convencimento ou persuasão deste leitor/espectador.
Neste processo, a ideia de retextualização, ou seja, de reescrever algo a partir de um texto anterior é fundamental.
Abaixo, cena também já clássica, emblemática e antológica do filme original, a dança final [1984] e a sua adaptação para 2011, ou seja, uma outra RETEXTUALIZAÇÃO:
Abaixo, o videoclipe original de Kenny Loggins:
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
domingo, 16 de outubro de 2022
Lírios e Abelhas: bela canção inspirada no livro "Olhai os Lírios do Campo", de Erico Verissimo [arte, cultura, música e literatura]
O vídeo acima, Lírios e Abelhas, foi indicação de minha aluna do ensino médio Ana Luíza Atalla da Cruz Nunes, durante prova de Língua Portuguesa e Literatura. Não conhecia a canção indicada e fui procurar no YouTube e encontrei este belo clipe com Miro Saldanha violão e voz, Lucas Fernandes violão, percussão eletrônica, vocais sintetizados por uma pedaleira e a participação especial de Nelcy Vargas na flauta artesanal.
Conforme apresentação do referido audiovisual no YouTube, trata-se de "Música composta para o festival de Cooperativismo, daí a menção às colmeias e ao romance Olhai os Lírios do Campo (Érico Veríssimo). Essa obra literária foi escrita na década de 30 (1938), quando o mundo respirava socialismo, sistema com o qual o cooperativismo tem pontos em comum".
"Olhai os Lírios do Campo" é um dos clássicos da literatura, e um dos livros de Erico Verissimo mais vendido, sendo, inclusive, adaptado para a teledramaturgia, através de telenovela da TV Globo, exibida na rede, de janeiro a maio de 1980.
Conforme sinopse da telenovela, na Wikipedia: "Na Porto Alegre da década de 1930, o Dr. Eugênio Fontes, um médico recém-formado, é um homem dividido em quase todos os níveis do comportamento humano."
Abaixo, abertura da referida telenovela:
Na autobiografia "Solo de clarineta" [1973], Erico Verissimo conta, em uma de suas passagens, a inspiração para a história e personagens. A arte imita a vida, e vice-versa.
Um ótimo material audiovisual para tratar das relações intertextuais entre cinema, literatura e música; vida, arte e cultura; história, memória e sociedade.
Agradeço à Ana Luíza pela preciosa indicação que valoriza esta postagem e este blog educacional.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
sábado, 15 de outubro de 2022
Envelhecendo: impressionantes retratos/pinturas interativas de Sergi Cardenas
O vídeo acima, Les portraits de Sergi Cadenas évoluent selon votre angle de vue [Os retratos de Sergi Cadenas mudam de acordo com seu ângulo de visão], descobri no Instagram e procurei no YouTube, pois é material impressionante, envolvendo artes plásticas e matemática, pois a magia da transformação deve-se a criativa forma de desenhar algo levando em conta a angulação do olhar.
O pintor espanhol Sergi Cardenas promove através de sua arte uma verdadeira viagem no tempo, mostrando a evolução/envelhecimento de alguém a partir de linhas, texturas e ângulos de visão, de jovens a idosos. A
Uma bela técnica, algo muito criativo e original, principalmente aquela tela em que Marilyn Monroe se transforma em Albert Eisntein.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
quarta-feira, 12 de outubro de 2022
Flash Mob Waka Waka e a movimentação relâmpago que a educação poderá proporcionar junto com a arte e a cultura
O vídeo acima, trata-se de um flash mob que, segundo consta em sua apresentação no YouTube, "foi parte de uma campanha de arrecadação de fundos para o Quênia do Sint-Joriscollege em Eindhoven, Alemanha, em 2011", tendo como destaque a canção Waka Waka que já foi tema de Copa do Mundo, ao ser interpretada pela cantora Shakira.
De acordo com a Wikipedia: "Um flash mob é um grupo de pessoas que se reúnem repentina e instantaneamente em ambiente público, realizam uma apresentação atípica por um curto período de tempo e rapidamente se dispersam do ambiente como se nada tivesse acontecido."
Certa vez li nas redes sociais um breve estudo inglês, indicando que a maioria da população mundial é altruísta, porém, suscetível às manipulações, e os períodos eleitorais e as ondas de Fake News estão aí para comprovar que pessoas de boa fé se deixam iludir por pessoas de índole e caráter duvidosos.
No flash mob em questão, é impressionante como alguns interessante da "movimentação relâmpago" conseguem motivar o restante das pessoas que estão no local a aderir àquela coreografia e ao ritmo daquela canção envolvente. Os participantes desse tipo de experimento social são músicos, bailarinos, atores, etc, que conseguem influenciar o público ao redor. Existem diversos vídeos no YouTube com os mais variados temas, cada qual mais criativo e original que o outro, como por exemplo esse Tributo a Michael Jackson, feito em locais públicos de Bucareste, na Romênia:
Penso que a educação poderia incorporar ao seu fazer pedagógico pequenas movimentações relâmpagos pela cidade, e eu, modestamente quando faço saídas de estudos com meus alunos em locais históricos, artísticos e literários, em experiências imersivas à realidade local, sem a necessidade de óculos de Realidade Virtual, estou conectando-os aos conteúdos de Literatura, de História, em parceria com o professor da disciplina, e outras áreas do conhecimento que venham a se integrara às propostas. O bom professor é, de certa forma, um influenciador de seu alunado, de seus colegas de escola, da comunidade em que está inserido. Sua prática educaiconal é um pequeno repositório institucional que poderá inspiram outros educadores em flash mobs educativos, dentro e fora do ambiente escolar.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
domingo, 18 de setembro de 2022
Cinema Escolar em Tempos de Pandemia [alunos de escola da Catalunha fazem paródia de canção adaptada para o contexto atual]
Cinema Escolar en Temps de Pandèmia SPA from JAUME MARTIN on Vimeo.
O vídeo acima, Cinema Escolar em Tempos de Pandemia, é um vídeo escolar produzido pelos alunos do professor Jaume Martín, de Barcelona, na Catalunha, Espanha, com quem interajo vez em quando pelas redes sociais digitais, por admiração a seu trabalho pedagógico e educacional. No vídeo em questão, os alunos do 6º ano da Escola Sant Josep Oriol, dramatizam, de forma criativa, divertida e original, situações que envolvem a pandemia, através dos tempos, tendo como diretor do vídeo, o professor Jaume Martín.
De forma metalinguística, o referido vídeo discute a criação dentro da própria produção, ou seja, um filme dentro de um filme.
Por fim, alunos cantam, neste 2022, uma paródia da canção "I Want Break Free" [Eu quero me libertar], de 1984, da banda Queen, adaptando a letra ao contexto atual da pandemia. Genial. Criativo. Motivacional.
Parabéns ao professor Jaume, aos alunos da escola Sant Josep Oriol e aos demais envolvidos neste projeto audiovisual.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
sábado, 17 de setembro de 2022
Telecinese: entre a magia da comédia de Lioz Shem Tov e a pedagogia do afeto e do humor, de um bom educador
O vídeo acima, Telecinese e o Mágico da Comédia, trata-se de apresentação do humorista israelense Lioz Shem Tov ao programa America's Got Talent, de 2018, em que provoca risos na platéia e jurados ao fazer suas magias com coisas simples, cotidianas.
Lioz se apresenta como um mentalista que faz telecinese, que é "[...] o suposto fenômeno ou capacidade de uma pessoa movimentar, manipular, abalar ou exercer força sobre um sistema físico sem interação física, apenas usando a mente" [wikipédia].
O grande segredo de um bom profissional em geral e de um educador, em especial, é jamais perder o humor, para quebrar o clima tenso, de saber lidar com as coisas do dia adia de forma criativa, divertida, original.
Sempre digo que humor é uma coisa séria, pois sua linguagem promove a ironia, o sarcasmo, a crítica social de uma forma inteligente, e consequentemente, causando muitas vezes impacto na sociedade, por vias da irreverência. O humor indica os absurdos da vida, mostra nossas contradições e ao mesmo tempo, muitas vezes até aponta caminhos.
Ser humorista é de certa forma ser também um mágico, transformando algo sério em uma piada, e com a piada promovendo uma reflexão para fatos concretos. Ser professor é de certa forma se tranformar num mágico ou ilusionista, transformando informação em conhecimento, com certa pitada de ironia, criticidade e alegria em sua pedagogia.
O referido vídeoe ncontrei no Tik Tok e localizei depois n YouTube.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
quarta-feira, 31 de agosto de 2022
Aula de educação ambiental sobre os povos originários do Brasil feita por Sonia Guajajara em sessão do Senado Federal
O vídeo acima, trata-se de fala da líder indígena Sônia Guajajara, no Senado Federal brasileiro desconstruindo o discurso da senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), sobre territórios indígenas e ações do governo Bolsonaro.
Sônia, com muita clareza, objetividade e propriedade desconstrói o determinismo político de uma representante do agronegócio, demonstrando de forma direta a relação entre os indígenas e a área mais reacionária do setor ruralista. Duas visões antagônicas sobre a terra e o mundo.
Uma bela aula de educação ambiental, de contra-argumentação e de filosofia de vida, desmestificando pré-conceitos e preconceitos em relação aos povos originários brasileiros.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
domingo, 14 de agosto de 2022
O Espelho: arte, cultura e filosofia em uma apresentação reflexiva, em todos os sentidos
O vídeo acima, The Mirror [O Espelho], trata-se de uma apresentação teatral com trilha sonora de Alexandre Desplat, que trabalha com a ideia da criança interior sendo admirada pelo homem que se tornou, num belo e poético encontro, envolvendo tambem a magia da dança, da coreografia, da música, nos propondo uma reflexão em todos os sentidos: refleitr sobre a própria imagem, sobre o tempo, a vida, as transformações humanas, de o adulto ser o reflexo da criança que ainda o habita, como a imagem das Bonecas Russas [Matrioskas], em que dentro de alguém maior, há outras cópias em tamanho menor.
Um audiovisual que trata de outros tipos de conexões, além das digitais, mas de conectarmo-nos aos sonhos e ideiais que já tivemos, de procurar no passado a origem do que nos tornamos...
Por causa da iluminação, da luz circular no chão e dos pontos luminosos no fundo, como estrelas, além da própria figura do menino, remete também ao meu imaginário e memória literária do livro e filmes de O Pequeno Príncipe de Saint-Exupery.
Há diversos símbolos em cena, como: a moldura de um quadro [aquilo que nos enquadra socialmente], a prórpia figura do retrato [imagem fixa], depois o homem puxando o menino para fora daquela moldura, trazendo-o para o seu presente, para em seguida, após algums movimentos, recolocá-lo de novo no quadro. Mas o menino o puxa para o outro lado. Porém, o homem resiste. Para num movimento de câmera desaparecer a imagem do menino do passado e o espelho refletir apenas o homem do presente, numa sequência genial, póetica e filosófica, retratando a passagem do tempo, e a consciência de que vivemos através de nossas memórias, histórias.
Um criativo material para uma reflexão entre pais e filhos, professores e alunos.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
sábado, 13 de agosto de 2022
"Pole dance" criativo: dança de uma mãe de três filhos e surpreendente projeção de imagens ao fundo
O vídeo acima, America's Got Talent 2022 Kristy Sellars, mostra a incrível performance de uma mãe australiana de três filhos em um famoso programa de auditório da TV, impactando os espectadores, não apenas pela sua apresentação e dança, mas pela força das imagens que são projetadas em tamanho natural, ao fundo, no palco. Criativo, original e inovador, mesclando, cinema, música e dança.
Como educador, já sugeri que professores utlizem o datashow para reproduzir vídeos diversos, mas para criar tambpem outro vídeos, projetando imagens ao fundo, como cenários variados. Por exemplo: dramatizando contos de Machado de Assis, usando imagens de época, de algum canal no YouTube, transformando contos em curtas-metragens em sala de aula.
O que Sellars faz é promover uma intertextualidade entre a pole dance e clássicos do cinema como Cantando na Chuva, com Gene Kelly.
Uma genial cenografia e impresionante interação co os elementos de cena, e as marcações feitas durante a dança.
Recomendo que ativem as legendas e a tradução das mesmas, nos ícones no can to inferior direito da janela de exibição do YouTube.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
sexta-feira, 29 de julho de 2022
Canal "Português Digital": Como fazer uma redação do zero! Acabe com a "Síndrome da Folha em Branco"
O vídeo acima, Como fazer uma redação do zero! Acabe com a "Síndrome da Folha em Branco", do ótimo canal PORTUGUÊS DIGITAL, da professora Teresa Cristina, descobri juntamente com meu colega e amigo André Planta, professor de Matemática [Rio Grande, RS, Brasil], quando separávamos material audiovisual para Seminário de EJA - Educação de Jovens e Adultos.
Tomei a liberdade de reproduzir a seguir a sequência de etapas abordadas no referido vídeo:
1º Passo: Escolher o assunto sobre o qual quer escrever.
2º Passo: Delimitar o assunto.
3º Passo: Fixar um objetivo.
4º Passo: Fazer um levantamento de ideias.
5º Passo: Organizar o esquema de ideias.
6º Passo: Elaboração da redação.
A professora Teresa Cristina, de Bacabal [Maranhão, Brasil] é bem didática, criativa e direta em sua abordagem, não apenas no vídeo em questão, como no diversificado material de seu canal AQUI e também no blog AQUI, que indicamos logo a seguir, além de outros vídeos criativos, divertidos e originais na abordagem da Língua Portuguesa. Material este que serve como suporte a aulas de Língua Portuguesa e Produção Textual pela relevância do conteúdo:
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
segunda-feira, 18 de julho de 2022
As Quatro Estações: genial ilustração realista dando unidade à diversidade e sequência lógica entre as partes
O vídeo acima, "The four seasons in one tree are amazing. We are like trees; Every season has a purpose" ["As quatro estações em uma árvore são incríveis. Somos como árvores; cada estação tem um propósito", tradução livre], foi indicação via WhatsApp da minha prima Rejane Klaes, bibliotecária em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil e trata-se de uma ilustração genial que localizei no YouTube, no canal The World Lantern [A Lanterna Mundial].
De fato, a analogia entre árvores e gentes é bem pertinente, pois temos estados de espírito, emoções semelhantes às quatro estações. Assim como o clima, o ambiente, nós, humanos, somos passíveis de sofrer transformações no transcorrer do tempo, em cada fase da vida, como uma estação, cada qual com suas características.
Uma pintura que pela técnica e simplicidade de recursos, num vídeo em movimentação acelerada, vai mostrando como cada detalhe é importante na construção de uma imagem completa. Mal comparando, como na construção de um texto, há uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. A coesão se mostra pela sequência lógica entre as partes e a coerência pela unidade entre esses módulos, blocos, colunas.
Um belo material para refletir sobre arte, cultura, pintura, escrita criativa, meio ambiente e muito mais. Um bela artefato cultural para iniciar uma aula de produção textual sobre Redação para o Enem, por exemplo.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
domingo, 17 de julho de 2022
Futebol, Tik Tok e Língua Portuguesa: criativa disputa de discursos entre o sintático e o semântico na saudável provocação entre clubes esportivos
@brauneoficial #fluminense #fabio #fabiogoleiro #cruzeiro #fenomeno #copadobrasil ♬ Blade Runner 2049 - Synthwave Goose
O vídeo acima, encontrei no Tik Tok do comentarista esportivo e Tik Toker Daniel Braune e trouxe para este blog educacional, pois achei uma pequena aula sobre linguagem, língua portuguesa, análise sintática e semântica a partir de uma troca de provocações entre dois grandes clubes de futebol brasileiros [Cruzeiro, de Minas Gerais, e Fluminense, do Rio de Janeiro].
Parabenizo o Tik Toker Braune por essa percepção do jogo de linguagem, feita a partir da disputa de discursos entre os dois clubes, bem além do texto e jogo, envolvendo um contexto de rivalidade, essencial para o entendimento das palavras, expressões e imagens envolvidas neste outro confronto linguístico, dialético e intertextual.
Sem o leitor/espectador entender o contexto, o sentido sintático, ou seja, a organização das palavras a partir do que de fato dizem, em seu sentido denobativo, pode-se entender que o termo "Fenômeno", na postagem de agradecimento do Fluminense tenha a função de adjetivo, de qualificação e caracterização do sujeito, do substantivo Fábio. Entretanto, aos conhecedres dos bastidores do esporte bretão, da rivalidade entre os dois clubes e do histórico do goleiro, que atuou antes pelo clube mineiro por muitos anos, saindo de lá, a partir da chegada de Ronaldo Nazário, vulgo "O Fenômeno", essa expressão passa a ter outro sentido, aliás, o duplo sentido e um múltiplo significado [semântico], de ironia, remetendo à demissão, ou rescisão de contrato do goleiro Fábio, quando da aquisição do clube mineiro pelo ex-jogador Ronaldo.
Um pequeno vídeo e uma breve aula sobre leitura, interpretação de texto e mecanismos da língua portuguesa.
Para entender melhor essa troca de "farpas", via redes sociais digitais, vejam outra postagem do Braune, mostrando como por equívoco [culpa do estagiário?] ou brincadeira antes do clássico, primeiramente o Cruzeiro, em chamamento para o jogo, troca o escudo do adversário; fato este retribuído pelo Fluminense, também mudando o escudo do Cruzeiro, no que podemos chamar de "princípio diplomático da reciprocidade", comum entre nações e transposto para o ambiente esportivo.
@brauneoficial #cruzeiro #fluminense ♬ Witch Familiar (Classical) [Classic](143628) - dice
Por fim, agradeço ao Daniel Braune por estes dois vídeos que me proporcionaram uma boa reflexão, postagem e aula de Língua Portuguesa a meus alunos do ensino médio. Viva a Língua Portuguesa, o futebol brasileiro e a saudável rivalidade entre os clubes de futebol, vaçendo-se da criatividade, irreverência e originalidade. ;-)
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
sábado, 16 de julho de 2022
Mulher borboleta: ilusão de ótica e arte viva em toda parte [e a produção textual para a Redação do Enem]
O vídeo acima, Mulher borboleta, recebi via WhatsApp de minha prima Rejane Klaes, bibliotecária, residindo em Porto Alegre [RS], Brasil.
O vídeo em questão trata-se de arte viva e pura, além de uma ilusão de ótica, e encanta, primeiro pela engenhosidade, depois pela criativa e por fim, quando se decodifica os mecanismos de criação, pela ideia genial e ao mesmo tempo simples.
Se for pensado como um quebra-cabelas humano, realmente é de dif´cil compreensão como que o artista conseguiu que tudo se encaixasse perfeitamente e que uma mulher com o corpo pintado cada parte com um detalhe, ao ficar na posição final, desse essa impressão visual de ter de transformado, metamorfoseado em uma borboleta sobre um girassol.
Mas fazendo uma "engenharia reversa", termo que indica que é preciso desmontar algo para ver como ele foi feito, como funciona, aí as coisas de altamente compelxas se tornam simples e mais genais. Na verdade, penso eu que o processo começa justamente pelo fim. Como assim? Se eu fosse pintor [sou filho de artista plástico autodidata, chamado Zeméco] e tentasse imitar essa obra de arte faria assim: pediria que a modelo ficasse na posição final, quase fetal, e ali desenharia, pintaria no corpo dela a imagem que desejava. Simples assim. Depois, em pé, na posição humana, logicamente que ficaria um mosaico á espera de sua motagem, mas bastaria voltar a posição que é ao mesmo tempo inicial e final, e tudo se encaixaria perfeitamente. Bingo!
Assim devem ser feitos os projetos de estudo, de trabalho e de vida, num livro, numa canção. Quando se pensa no todo e já se conhece o final, fica mais fácil elaborar todas as fases da criação. Quando se pensa no tema da Redação do Enem, por exemplo, e já se esquematiza, antes mesmo da escrita, o conceito, o contexto, os argumentos, repertórios, conectivo e a proposta de intervenção, a escrita redacional se torna mais dinãmica e simples, do que querer iniciar já escrevendo sem saber como terminará a produção textual.
Fica a dica, e breve assistam no meu perfil do Tik Tok @zeroig7, uma breve reflexão sobre este vídeo e a escrita da Redação dissertativa-argumentativa para o Enem, pois escrever é também uma arte, uma arte viva, mas que precisa saber lidar com as ilusões de ótica [metáforas, simbologias, referências, alusões, menções, paráfrases, citações, intertextualidades] de forma adequada para não confundir o olhar do leitor/avaliador.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
sábado, 9 de julho de 2022
200 anos, 200 livros: trecho do livro "A Queda do Céu", lido por Daniel Munduruku [literatura, cultura e sociedade]
O vídeo acima, 200 ANOS, 200 LIVROS, trata-se de leitura feita pelo escritor indígena Daniel Munduruku, que lê trecho do livro "A Queda do Céu", de Davi Kopenawa, líder indígena e xamã yanomami que disserta sobre o risco de desabamento do mundo, descrevendo a vida na floresta.
Uma bela, poética e filosófica visão de mundo que remete, não apenas a imagens literárias, como cinematográficas [filme Avatar, de James Cameron], culturais, históricas e sociais.
Um belo audiovisual para aulas de literatura, filosofia, sociologia, geografia, enfim, para aulas integradas entre as áreas de Humanas e Linguagens.
Conhecer a literatura indígena dos povos originários, com seus mitos e lendas, é essencial, assim como ler a literatura dos povos afrodescentes, pois ambas fazem parte desse mosaico multicultural que forma a literatura brasileira, rica em folclore, mitologias, metáforas, simbologias e muito mais.
Abaixo, uma cena do filme Avatar [2009], de James Cameron, que serve como intertextualidade com "A Queda do Céu", no que se refere a seres invasores, que destroem a floresta, por conta de sua cobiça:
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
domingo, 3 de julho de 2022
A poesia visual em 3D de Jamie Harkins: perspectiva e imaginação
O vídeo acima, LA POESIA VISUAL DEL ARTE EFÍMERO DE JAMIE HARKINS | ARTE DEL MUNDO - PORTAL CREATIVO, foi indicação via WhatsApp de minha prima Rejane Klaes, bibliotecária de Porto Alegre, RS, Brasil e trata-se da incrível arte de um artista visual neozelandês que trabalha com a perspectiva 3D na areia das praias por onde passa. Segundo sinopse do referido vídeo no YouTube, Jamie Karkins disse que "Para mim, a arte é um modo de vida" e que espera que suas obras inspirem a outras epssoas para que viagem com sua imaginação e vivam a criatividade da vida.
A arte está em toda parte e pode-se ser criativo, original e autêntico com simplicidde, sem grandes recursos, usando muito da imaginação.
Saber valorizar os múltiplos talentos que existem em uma sala de aula é essencial para estabelecer uma comunicação ampla com o alunado, motivando-os, inspirando-os, destacando-os junto ao grupo e à comunidade escolar.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
sábado, 2 de julho de 2022
Divertido e criativo desfile de moda, parodiando os grandes eventos da alta costura e sua intertextualidade com a vida real
O vídeo acima, Gucci show meets the Slums! #8 😂 #fashion ©️@shermont22 TikTok, viralizou no Tik Tok e depois, pesquisando no YouTube, descobri que esse vídeo divertido e criativo tinha viralizado antes no Instagram de Shaheel Shermot Flair, que postou imagens hilárias de um desfile de modas inusitado, imitando os grandes eventos de moda pelo mundo, parodiando estilistas consagrados como Gucci, Balenciaga, Versace, Dolce & Gabbana, De la Renta etc, numa genial e impagável intertextualidade. Principalmente naquela moda-conceito, em que foge dos padrões, e parte para vestimentas alegóricas, simbólicas e irreverentes.
Mais hilário ainda foram certos comentários no vídeo do Tik Tok, só que no Twitter, parafraseando e parodiando os elogios que são publicados em grandes revistas e jornais sobre estes mestres da alta costura, como faz o perfil que adota o nome de @UrsoXorao referindo-se as obras de Shaheel: "Subversivo, estarrecedor. Balenciaga emprega conceito na contramão da vanguarda, numa tentativa real de fugir do padrão vigente da cultura da moda. O barril azul assinado pelo estilista chama atenção pela coesão da cor em contraste com o cenário do desfile - uma casa em obras (...)" E continua, mais irônico ainda: "(...) para dar sentido de reconstrução, de reforma. A moda, num contetxo geral e global, precisava justamente disso - uma reforma dinâmica e objetiva - para trazer de volta o frescor como de uma casa sem os entulhos do ostracismo e do 'old fashioned'". ;-)
Um ótimo material para trabalhar conceitos de intertextualidade, inferência, coesão e coerência, progressão textual na redação para o Enem.
Para conhecerem outras peças, obras de Shaheel Shermot, recomendo o video logo abaixo:
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
domingo, 26 de junho de 2022
✈ Dê asas aos sonhos ✈ comercial de empresa aérea turca ✈ e breve reflexão sobre o poder dos sonhos e da imaginação ✈
O vídeo acima é Comercial da Turkish Airlines, e o encontrei no Tik Tok, primeiro, depois procurando-o no YouTube para carregar para este blog educacional com uma breve reflexão.
Trata-se de uma peça publicitária da empresa aérea turca, mas também se presta a uma análise estética, poética e filosófica.
Quatro crianças, três meninos e uma menina, nas montanhas, observam o riscar do céu por um avião. As legendas estão desativadas no YouTube, portanto, é um texto verbal dependente da força das imagens, caso algum professor aqui do Brasil resolva utilizar esse material audiovisual em sua formação escolar. Apesar disso, o visual é didático e permite uma bela composição entre a visão do alto das montanhas e o risco da estrada no chão em pralelo com o risco de fumaça do avião no céu... Para um educador, remete ao risco de giz um quadro verde em uma sala de aula.
O traço faz parte da narrativa visual desse belo comercial, pois as crianças, ao desceram da mmontanha, rumo a vila em que moram, riscam traços na poeira do chão com um carrinho de mão, depois traçam uma pequena e improvisada pista com riscos e pedras em uma frase indicando o local de pouso ao piloto do avião. Dia e noite eles vêem a passagem dos aviões no ceu e seus riscos mágicos.
Numa noite, eles improvisam uma iluminação com lãmapadas ara aquela pista de pouso artesanal... e um pequeno aeroporto é criado pela imaginação infantil.
Um dia, para surpresa das crianças, eis que surge um avião entre as montanhas vindo em direção àquele sonho e sobrevoando aquela dimnuta pista. Mas para surpresa do espectador, quando as crianças sobem ao monte para ver a passagem do avião, eis que se descobre que ali atrás, bem próximo, existe de fato um grande aeroporto, real, concreto e visível.
O video se encerra com as crianças no aeroporto real vendo o piloto descer da aeronave e bater continência a eles.
Uma beça mensagem que os sonhos podem se tornar realidade, dadas as devidas proporções e com a devida passagem do tempo.
Um belíssimo material de publicidade, com uma linguagem literária e cinematográfica de um curta-metragem, para uma dinâmica de grupo e uma atividade de produção textual com alunos, para que cada um conte a sua história do seu jeito, descrevendo detalhes que somente o coletivo é capaz de perceber.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
quinta-feira, 16 de junho de 2022
A arte da reciclagem em aeroporto de Istambul: criatividade e inovação, originalidade e inspiração
O video acima, Deniz Sağdıç - Istanbul Havalimanı Airport 2022, trata-se do incírvel trabalho de arte de Deniz Sağdıç, artista turca, que produz retratos variados a partir de resídios encontrados no aeroporto de Istambul, na Turquia. Todo tipo de material é reciclado, para a composição desses imensos mosaicos de faces humanas. E o mais genial é que, como uma imagem formada por pixels, quanto mais se aproxima dos retratos, mais os detalhes demonstram a complexidade de cada composição.
Inovação e criatividade, reciclagem e reinvenção, originalidade e inspiração, é o que se vê na exposição "0" Zero Point que, segundo notícia, visa inspirar os visitantes do Aeroporto de Istambul hábitos de vida, além de parte da receita com a venda das obras ser destinada a projetos de Responsabilidade Social.
20 trabalho de Deniz fazem parte deste projeto, utilizando "materiais usados/resíduos, como caixas plásticas, sacos de lixo, cabos, botões, que foram identificados e descobertos no Centro de Gerenciamento de Resíduos do Aeroporto de Istambul".
Abaixo, endereços da artista no instagram:
https://www.instagram.com/denizsagdicart/
https://www.instagram.com/p/CdkiMe-ltLl/
Seguem também um outro vídeo com Deniz, em que ela explica sua técnica com mais detalhes. Sugiro acionar as legendas e tradução, nos ícones no canto inferior direito da tela de exibição da janela do YouTube.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
domingo, 5 de junho de 2022
Brilhante: curta-metragem de animação sobre a importância de se valorizar o talento natural de cada um
O vídeo acima, Brilhante, encontrei nos vídeos correlatos do YouTube e trata-se de criativo curta-metragem de animação que funciona como uma alegoria, metáfora da vida, em que, segundo sinopse, "Em um mundo onde lâmpadas brilham dependendo do seu estado emocional, um jovem se sente perdido com sua lâmpada apagada. Siga Brilhante em sua jornada em busca do seu brilho próprio."
Brilhante, talvez, seja aquele filho introspectivo, aquele aluno reservado, que guarda muita luz interior, precisando de um pai ou professor para incentivá-lo a mostrar esse brilho do talento natural, guardado a sete chaves.
Em minha história, tanto como educando, como educador, posso atestar o quanto professores sensíveis, interessados, motivadores, podem despertar essas luzes interiores em seus alunos, incentivando-os a brilhar por conta própria, seja nos esportes, arte, cultura, tecnologia, etc.
Todos temos um talento nato, mas muitos passam toda a vida sem saber, outros, conhecem, porém, têm receio de mostar num mundo tão competitivo, que valoriza mais o TER do que SER.
O papel social da educação, em geral, e da escola, em especial, além da socialização, é de proporcionar meios de cada aluno demonstrar suas habilidades e competências, aliadas ao currículo escolar e ao talento individual.
A pandemia permitiu que muitos percebessem o papel inclusivo, socializante, cidadão do convívio escolar.
A tecnologia por si só não mudará o mundo. Ela é uma ferramenta. Quem poderá mudar o mundo são aqueles que souberem perceber nos recursos digitais ou não, outras possibilidades de conexão do humano, masi do que do maquinário.
O mundo e a vida precisam de pessoas criativas, generosas, solidárias, inventivas, imaginativas, e não será com uma educação bancário e um ensino profissionalizante mecanizado que isso ocorrerá. O préprio ensino profissionalizante precisa ser humanizado, assim como os maquinários, em prol de uma revolução mais social do que tecnológica. As revoluções industriais, proporcionaram revoluções tecnológicas. Mas é preciso também que as tecnologias estejam a serviço do homem e não o contrário.
Brilhar é demonstrar essa conexão entre o individual e o coletivo. Esse, o grande desafio deste século XXI.
Como uma fábula contemporânea, tal animação tem como "lição de vida" que alguém quebrado, por dentro ou por fora, continua a emitir sua luz própria, e serve, quiçá, de farol a outros na mesma situação. Motivação, inspiração, automotivação, reflexão.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
domingo, 22 de maio de 2022
A metáfora da amizade e do coleguismo: tartarugas se unem para desvirar outra num exercício de empatia e alteridade
O vídeo acima, "Tartarugas se unem para desvirar outra tartaruga", foi indicação via WhatsApp pela amiga Faby Cruz, professora, supervisora e colega de projetos escolares, em Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.
Trata-se desses vídeos amadores, mostrando um flagrante inusitado, que justamente demonstra de forma didática os conceitos de empatia e alteridade, mas, além disso, de amizade e coleguismo, de como em situações adversas, pode-se contar com um trabalho em equipe para resolver problemas individuais ou coletivos. O que chamamos de inteligência coletiva, tão necessária nesses tempos pandêmicos e com ares de distopia.
Quando unimos forças e objetivos em comum, ninguém de fato fica para trás. Cada elo de um grupo é fundamental para manter o espírito de equipe. Saber perceber o amigo e/ou colega que precisa de uma ajuda para ranspor desafios é exercício de sensibilidade, de civilidade e cidadania, também.
Um pequeno audiovisual sobre uma situação corriqueira, mas que permite diversas reflexões no ambiente familiar, escolar, do trabalho e da sociedade em geral.
O futuro, não apenas da educação, mas da sociedade, é a colaboração e cooperação. Colaboração, quando requer alguém mediando outros [alunos orientados por um professor, trabalhadores orientados por um encarregado, etc]; cooperação quando todos estão no mesmo nível de conhecimento [professores, médicos, advogados etc], que podem unir forças e informações em prol de um objetivo em comum.
Material que serve para múltiplas aplicações também, como em atividades envolvendo sociologia, filosofia, geografia, história, educação ambiental, etc.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
terça-feira, 17 de maio de 2022
Esculpindo o mundo: a arte em pedra de Jon Foreman [mosaicos na praia]
O video acima, Sculpt The World - Astral Explosion, encontrei no YouTube, appos receber vídeo semelhante via Whatsapp de minha prima Rejane Klaes. Trata-se da arte em pedra [e também com areia] do escultor e criador de mosaicos gigantes Jon Foreman, aqui perfil dele no instagram: https://www.instagram.com/sculpttheworld/.
Jon diz considerar sua técnica uma terapia também, além de uma arte que envolve elementos da natureza [pedras e arreia]. E o resultado é genial, pela beleza dos masacios e formas criadas, algo que lembra os Crop Circles, aqueles misteriosos círculos nas plantações da Inglaterra, que surgem do nada, sem ainda uma explicação consistente [farsa, discos voadores etc].
Jon Foreman, que é homônimo de um cantor, é um criativo e original escultor que embeleza o meio ambiente com sua arte, esculpindo o mundo, como diz em sua série de vídeos sobre o tema e que servem como inspração, não apenas para professores de artes, como outros educadores.
Abaixo, outros vídeos com as obras do artista em questão:
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
quinta-feira, 12 de maio de 2022
SBPC vai à Escola: iniciativa da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência [canal de vídeos no YouTube]
O vídeo acima, SBPC vai à escola, descobri no Twitter Ciência Hoje e trata-se da iniciativa da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência [SBPC], através de projeto "[...] criado nos anos 80 pela Secretaria Regional da SBPC no Rio de Janeiro e ganhou o País com a presença de cientistas nas escolas, promovendo a divulgação da ciência e o intercâmbio de conhecimentos entre professores e estudantes."
Uma belíssima iniciativa de divulgação e popularização científica que, conforme apresentação do referido canal no YouTube, "[...] visa a promoção de atividades de divulgação da ciência, do estímulo à aquisição do conhecimento científico e da criatividade das crianças, adolescentes e jovens, abrangendo, ainda, atividades voltadas à formação de professores de ensino fundamental e médio."
Ainda, de acordo com sinopse, "[...] Em 2015, o 'SBPC vai à Escola' foi ampliado nacionalmente, com suporte financeiro do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e de agências financiadoras, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
De lá para cá, centenas de escolas participaram do programa, impactando milhares de estudantes e professores. São dezenas de atividades realizadas todos os anos, que levam conhecimento, inclusão, cidadania e fomentam o interesse científico de milhares de brasileiros por todos os cantos do País."
O Educa Tube Brasil recomendo visitação ao canal SBPCnet, bastando clicar no link a seguir:
SBPCnet
Conheça o site da instituição também:
SBPC - Portal
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
sábado, 7 de maio de 2022
A personalidade autoritária como base do cotidiano: sobre a importância da educação, em geral, e da filosofia, sociologia e história, em especial
O vídeo acima, A personalidade autoritária como base do cotidiano, descobri no YouTube e é um precioso material para reflexão e debate, entre outras temas, como Memória e História, mas principalmente sobre "a importância da educação em geral e da filosofia, sociologia e história em especial", pois promove um choque de realidade, através da análise da genealogia do autoritarismo, feita pelo professor Flávio Ricardo Vassoler.
Um vídeo de pouco mais de 15 minutos que permite uma atividade interdisciplinar entre as disciplinas de filosofia, sociologia, história, além de língua portuguesa, produção textual, geografia etc. Um diálogo entre as áreas de Humanas e Linguagens.
Um audiovisual muito didático e pedagógico que pode, inclusive, servir como suporte aos estudos para o Enem, justamente por abarcar diversas áreas do conhecimento em sua abordagem analítica e crítica.
Um material terrivelmente atual.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
segunda-feira, 2 de maio de 2022
"Mais armas, mais feminicídio": campanha contra as armas de fogo e em defesa da vida das mulheres
O vídeo acima, Mais armas, mais feminicídio, descobri via Linkedin de Rosi Escobar, produtora audiovisual da cidade do Rio de Janeiro, RJ, Brasil e trata-se de campanha contra as armas de fogo e em defesa da vida das mulheres expostas a violência urbana e familiar.
O audiovisual "Com apoio do AEQSE e do Coletivo Feminista 4D, esta é uma campanha realizada em parceria com a ONG CEPIA. Jacqueline Pitanguy, coordenadora, explica no texto abaixo o quanto armas de fogo em casa desrespeitam a disposição constitucional de coibir a violência intrafamiliar e oferecer apoio e proteção às vítimas da violência doméstica."
Confrme apresentação do vídeo, feita por Jacqueline PItanguy, "Pesquisa recente (DataFolha, Dezembro de 2018) indicou que 61% da população brasileira não querem esses instrumentos letais em suas casas. Essa porcentagem ultrapassa os 70% no caso das mulheres. Não se trata de paranoia: mulheres se sentem mais inseguras porque, de fato, estão mais inseguras".
Material de apoio para produção textual visando a redação para o Enem, abordando temas como violência contra a mulher, feminicídio, sociedade, cidadania, constitucionalidade, segurança pública e muito mais.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
domingo, 1 de maio de 2022
Dois pilotos [de mountain bike e de drone] simulando jogo eletrônico, tipo GTA ou Downhill Domination do Playstation, pelas ruas de Valparaíso [Chile]
O vídeo acima, A melhor filmagem de Drone FPV? (Mountain Bike Extremo), descobri primeiro no Tik Tok e depois o encontrei no YouTube e é algo genial, pois mostra a sintonia e sincronia de dois pilotos, um de bike e outro de drone, parecendo simular um jogo eletrôncio como GTA ou Downhill Domination num console, como Playstation, só que pelas ruas da cidade de Valparaíso, o Chile, e o resultado é sensacional.
A habilidade de Nicholi Rogatkin, piloto de drone, aliada a de Tomas Slavik, piloto de Mountain Bike.
Eis o futuro da educação, da sociedade e do mundo, saber mesclar habilidades e competências, buscando um objetivo em comum, numa sintonia e sincronia perfeitas, numa empatia entre o homem, as máquinas e o meio.
Vejam abaixo uma cena do jogo Downhill Domination em 4K:
Segue também outro audiovisual do jogo GTA - Grand Theft Auto, chamado de Rolê de bike na chuva com a galera. ;-)
Um audiovisual que propõe um outro tipo de "Gameficação da vida".
Um rico material para ilustrar uma proposta de projeto coletivo entre alunos e professores, entre colegas de sala de aula ou de empresa, aliando essas habilidades múltiplas e as competências coletivas, nos ITINERÁRIOS FORMATIVOS [e suas didáticas e metodologias], sejam eles do Ensino Médio ou da vida e do mundo do trabalho.
Saber unir o conhecimento prévio do aluno ao conhecimento formal da escola, eis o grande desafio do educador do século XXI, valendo-se de diversas linguagens e recursos, principalmente os tecnológicos, além dos metodológicos e didáticos. Um drone ou uma câmera de celular acoplada a uma atividade escolar, documentando a prática escolar de professores e alunos poderá ser, de uma grande aventura a um ótimo repositório institucional, documentando projetos e proposas criativas e inovadoras no ambiente educacional.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
domingo, 24 de abril de 2022
De Kafka a Tesla: esculturas anamórficas impressionantes feitas com sucata reciclada [criatividade e originalidade]
O vídeo acima, Esculturas anamórficas impressionantes, encontrei primeiro no Tik Tok, depois localizando-o no YouTube e trata-se de um criativo, genial e originalíssimo audiovisual que demonstra como sucata pode se tornar arte, através da reciclage e de um olhar diferenciado sobre peças que muitas vezes vão para o lixo. Ou seja, um lixo que se torna um luxo.
O video é a DW, a rede pública de televisão alemã e mostra o trabalho de artista tcheco Patrik Prosko que "faz retratos de grandes proporções usando materiais do cotidiano. O de Nikola Tesla, por exemplo, foi montado com peças de computador, lâmpadas e dispositivos eletrônicos."
A palavra "anamórfica" vem da geologia, e caracteriza-se por algo de complexidade progressiva. Na geologia, refere-se àquilo "que está mudando para uma forma de maior complexidade", como é o caso dos rostos que com o deslocamento da imagem, demonstram a complexida desse quase quebra-cabelas de peças para formar em determinado ângulo um retrato de alguém conhecido, uma representação humana. Uma distorção, uma ilusão de ótica, vaçendo-se de materiais vinculados à vida e obra das pessoas retratadas, o que torna as obras mais geniais ainda, pos dependem de conhecimentos matemáticos e lógicos como perspectiva, proporção, ângulos etc.
Reciclar, mais do que materiais, mas principalmente ideias é uma necessidade atemporal e universal.
Kafka e Tesla foram dois gênios da humanidade, um na literatura e outro na ciência e tecnologia. Dois rosto muito conhecidos, embora nem todos tenham a exata dimensão do que ambos representam para o pensamento ocidental. Dois "monstros sagrados" que precisam ser melhor divulgados, quanto a seus textos e contextos de criação. Dois jovens que revolucionaram a forma de ver e estar no mundo a partir de uma perspectiva inusitada, diferenciada e única.
O Processo, A Metamorfose, O Castelo, entre outros escritos de Franz Kafka, continuam terrivelmente atuais. O princípio da corrente alternada, os estudos sobre e a eletricidade, as fontes renováveis, sem falar uma enormidade de invenções que o mestre dos raios nos legou.
Um audiovisual que serve para atividades interdisiplinares envolvendo arte e tecnologia, história e filosofia, memória e produção textual, matemática e ciências etc.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
terça-feira, 12 de abril de 2022
Metaverso e a revolução digital: especialista alerta para as potencialidades e riscos dessa Caverna de Platão 5.0
O vídeo acima, Metaverso tem potencial para uma revolução digital, trata-se de Live com Walter Longo, especialista e visionário em inovação tecnológica, que, conforme apresentação do referido vídeo no YouTube, indica que "(...) assim como qualquer novidade tecnológica, o metaverso também tem seu lado sombrio e traz riscos". Para Longo, “As redes sociais criaram zumbis sociais, que estão cada vez mais preocupados com volume de likes e se tratando em clínicas e com medicamentos, mas, por outro lado, reuniu netos e avós que não se viam há anos. Toda tecnologia vem para o bem e para o mal”. Ou seja, como toda tecnologia ele tira uma geração da zona de conforto e também acomoda outra num admirável mundo novo, como previra Aldous Huxley, Geroge Orwell, Ray Bradburry, Phllip K. Dick e outros escritores de sci-fi.
Mais do que possibilidades tecnológicas e profissionais, a entrevista de Walter Longo aborda algo muito interessante para o editor deste blog e para os que acompanham esse espaço de interação, que é justamente o potencial dessa nova tecnologia para a educação. De acordo com Longo, "um professor poderá usar o metaverso para experiências imersivas, o que potencializa a capacidade de aprendizado dos alunos".
Digo que, não apenas no metaverso, mas o professor poderá fazer experiências imersivas junto á realidade local, sem a necessidade de óculos VR, bastando planejar saídas de estudos pelo entorno da escola.
Dentro dessa ampla perspectiva de imersão, o que Longo indica que é preciso "(...) criar uma conscientização coletiva de que esta novidade é uma arma poderosa, podendo ser a versão 5.0 da internet, para trazer oportunidades. Em suma, é preciso usar com sabedoria." E pensando em sabedoria, lembrei da alegoria da Caverna de Platão que se adapta muito ao metaverso, se não conduzida dentro de uma proposta bem elaborada, adequada a um propósito específico, planejada em equipe, quando envolvendo o ambiente escolar. Do contrário, poderá ter um efeito inverso ao esperado, tornando-se meramente uma Caverna de Platão 3.0, já que a 1.0 é a original, pensada pelo ilustre filosófo grego, depois já foi considerada como tal a Sétima Arte, depois a Televisão, atualmente a Internet como a conhecemos, e essa caverna 5.0 poderá ser o próprio Metaverso e uma imersão irrestrita, que sem a devida crítica, poderá ser como no filme Matrix, uma realidade paralela em que muitos precisem de uma pílula azul para poder ver a realidade fora daquele ambiente virtual.
Enfim, um material para debetes em sociologia e filosofia, além de uma fala que é propositiva e ao mesmo tempo analítica e crítica ao próprio metaverso, e que dá uma panorama para aqueles educadores que desejem adaptar sua prática escolar a essa nova tendência tecnológica que promte revolucionar a interação homem - máquinas.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
sábado, 2 de abril de 2022
A arte a partir de produtos recicláveis e o poder da imagem, da história e da memória na sociedade
O vídeo acima, Exposição Projeto Arte Reciclável, reportagem da TV Câmara de São José dos Campos, São Paulo, Brasil, encontrei no YouTube, quando procurava um outro semelhante, e é um audiovisual bem interessante, mostrando a produção de obras de arte a partir de elementos recicláveis, demostrando as possibilidades de reutilizar material que é descartado no lixo, além da questão de conscientização social.
Ótimo material para se debater o poder da imagem, da história e da memória.
Trabalho que lembra o de Vik Muniz, artista brasileiro reconhecido mundialmente, principalmente a partir de seu projeto LIXO EXTRAORDINÁRIO, vide link abaixo:
LIXO EXTRAORDINÁRIO - DOCUMENTÁRIO
É de Vik Muniz, uma bela fala sobre a importância da imagem, da história e da memória, vejam logo a seguir:
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.